Tomate longa vida: de 03 de julho a 07 de outubro (fotos em ordem cronológica, da esquerda para direita, de cima para baixo)
Aproveito novamente o gancho da matéria de capa do Paladar de hoje, que fala de tomate, e especialmente a ótima crítica da Janaína Fidalgo que execra o tomate longa-vida híbrido. Não a encontrei on line, mas você poderá ver no site do Caderno um vídeo explicando os tipos de tomate e o texto da Lucinéia Nunes, "Não Pise no tomate".
É que em 2007, também inconformada com o tomate que não apodrece, resolvi testá-lo até o fim. Não publiquei porque não fiz teste controle e as pimentas que fui usando e repondo podem interferir na durabilidade. De qualquer forma, estão aí as fotos para mostrar que o mesmo tomate ficou de 07 de julho a 03 de outubro, chegando ao estado lastimável de degradação interna, com polpa mole mas não podre, e película incrivelmente firme e forte, com apenas um machucado cicatrizado que não chegou sequer a atrair drosófilas. Um dos tomates foi machucado por acidente, não resistiu e saiu fora da brincadeira. Mas o outro pode até ser apertado com a mão - veja foto acima - que não se rompeu. Dá medo de um tomate deste, não dá, não? Coincidentemente o papel de fundo das fotos é o caderno Paladar, só de preguiça de ficar anotando as datas.
Agora, fazendo um pouco de propaganda de uma amiga que deve ser a maior colecionadora de tomates do Brasil, lhe pergunto: quantos tipos de tomate você conhece? Cinco ou seis? É o normal. Mas o casal Veronica e Gyps, que teve por vários anos um restaurante de sopas em Berlim, agora cultiva, em Nova Petrópolis - RS, 57 tipos de tomates, além de ervas e outros legumes, de maneira sustentável, com sementes não tratadas e vendem o que produzem. Mostro aqui apenas os tipos de tomates, mas veja lá no site (www.sambalinasementes.com.br), que tem venda on line, quanta preciosidade.
Colagem feita com fotos do Sambalina Sementes. Veja informações sobre estes tomates no site www.sambalinasementes.com.br
Ah, caso alguém toque no assunto "tomate é fruta ou legume", já publiquei a resposta aqui.