terça-feira, 17 de maio de 2022

Vagem com amendoim

 


Vou deixar aqui só para eu mesma não esquecer. Ficou tão gostosa esta vagem que quero repetir e aperfeiçoar. O tempero, como poderá ver, é bem oriental, mas os ingredientes são os que temos por aqui. A receita original, vi aqui - se gosta de passo a passo mais explicadinho, veja lá. 

Como fiz sem medida nenhuma, vou colocar aqui mais ou menos a técnica, minhas adaptações e as quantidades aproximadas.  Em uma frigideira com tampa dourei uns dois dentes de alho picados em 1 colher (sopa) de óleo de gergelim. Juntei mais ou menos 300 g de vagens e refoguei, mexendo sempre, frigideira tampada, por uns 5 minutos ou até ficarem cozidas, mas ainda crocantes. Enquanto isso, à parte, fiz um molho: coloquei numa tigelinha  colheres (sopa) de pasta de amendoim natural, 4 colheres (sopa) de água, 1 colher (sopa) de molho de peixe (pode usar shoyu para uma versão vegetariana), 1 colher (chá) de gengibre ralado, 1/2 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre de arroz e 1 colher (chá)  de pimentas em flocos. Misturei tudo muito bem e despejei sobre as vagens já cozidas. Chacoalhei a frigideira pra cobrir toda a vagen. Deixei esquentar bem e desliguei o fogo. Se precisar, corrija o sal. Por cima, um pouco de amendoim torrado, cebolinha verde picada e pimenta dedo-de-moça picada. Simples assim. Com arroz branco ficou uma delícia.  


quinta-feira, 5 de maio de 2022

Flor de bananeira com cogumelos



Este coração é de banana são tomé, aquela roxa. Mas qualquer uma serve. Já expliquei como preparar o coração com suas flores aqui.  Basta ir desfolhando e tirando as flores. Mas, claro, você pode também fatiar o coração inteiro sem separar as flores. É que elas são especiais, tem formato interessante e absorvem o sabor dos outros ingredientes de qualquer prato com temperos marcantes. Mesmo depois de aferventadas (duas ou três vezes em água já quente com gotas de limão), ainda ficam amargas e um pouco tânicas, mas quando misturadas com outros ingredientes não percebemos nada. Ficam bem delicadas, incorporando o sabor e aumentando o volume do prato, conferindo uma textura de cogumelos ou algo assim. Por isto, desta vez, pensei em misturá-las com cogumelos, se beneficiando assim do sabor e da consistência. 

Entre as sépalas
Separadas




Para uma textura mais delicada, recomenda-se
tirar os pistilos que são como palitos de fósforo
no centro da flor - ficam mais duros quando cozidos


Flores já aferventadas 


Com cogumelos 


Como fiz:  refoguei cebolas em um pouco de manteiga e juntei cogumelos shitake fatiados.  um pouco de shimeji desmembrados e as flores de um coração.  Refoguei, mexendo sempre, em fogo alto, até o cogumelo amolecer. Juntei um pouco de cebolinha picada, shoyu e um pouco de mirim. Assim que a cebolinha murchou, apaguei o fogo e Nhac!   Com arroz branco desta vez.