Eu costumo fazer bastante o sabão com folhas de mamão - veja aqui. Mas, ultimamente, quando tenho livre de 5 minutinhos, faço uma receita de liquidificador infalível. É claro que você precisa de proteção (óculos, luvas, roupa que cubra braços e pernas) e fazer isso longe de crianças, por exemplo. Eu quase sempre faço isso sem proteção, mas tomo muito cuidado para não respirar o vapor da soda cáustica e evitar respingos, além de fazer quando estou sozinha, sem criança por perto. Porém, não vá por mim e se proteja, principalmente se você não tem prática.
Numa tigela de plástico, vidro ou inox, coloque 125 ml de água fria e, por cima, 125 g de soda cáustica em lascas com pureza de 96 a 99 % (encontra em casa de produtos químicos, de limpeza ou de material para construção). Misture com uma colher sem ficar muito perto e deixe em repouso por cerca de 10 minutos para que as escamas se diluam. Coloque no liquidificador 1 litro de óleo usado e coado e bata bem. Desligue o aparelho e junte a soda diluída . Feche o copo e bata até ficar com consistência de vitamina de abacate - cerca de 10 minutos. E está no ponto. Agora é só despejar em potes (pode usar caixa de tetrapack) e esperar umas 24 horas ou até endurecer. Desenforme e guarde por cerca de 21 dias para curar.
Nos meus, gosto de colocar umas ervas - só pra fazer graça mesmo pois o perfume desaparece. Neste, apoiei alguns galhos de alecrim no fundo das forminhas de silicone.
Então é isso: 125 g de água, 125 g de soda, 1 litro de óleo.