terça-feira, 2 de maio de 2023

Sabão com caroço de abacate e sabão com folhas de mamão no liquidificador

 


Quem cozinha, suja louça. Quem cozinha, usa óleo. Se tem óleo e louça suja pra lavar, a gente faz sabão, oras. Já tenho aqui no blog uma receita maior com folhas de mamão  - veja aqui.  

Mas desde que descobri que posso fazer sabão no liquidificador. Não estraga o copo, muito pelo contrário, promove uma boa limpeza, isso sim, afinal é um sabão bem forte que estará ali. Se estiver usando uma soda com 96 a 99% de pureza (esta informação estará no rótulo)., a receita de liquidificador é infalível. 

É claro que você precisa de proteção (óculos, luvas, máscara,  roupa que cubra braços e pernas) e fazer isso longe de crianças, por exemplo. Ontem fiz teste para adaptar o sabão de folhas de mamão e também o de caroço de abacate -  dizem que é hidratante e deixa as mãos macias quando lava louça. De qualquer forma, faz uma pequena esfoliação e aumenta o rendimento. Já as folhas de mamão, dizem os antigos, deixa a roupa mais branca. Eu gosto também da cor. E, falar em cor, o de caroço de abacate fica bem escuro, então, use para lavar louça. E o neutro ou de folhas de mamão, deixe para lavar roupas. 

Aqui, repito a receita do sabão neutro que dei no post anterior:  E, pra fazer sabonete, basta usar um bom óleo limpo, como o de gergelim ou girassol. 

Sabão neutro 

Numa tigela de plástico, vidro ou inox, coloque 125 ml de água fria e, por cima, 125 g de soda cáustica em lascas com pureza de 96 a 99 % (encontra em casa de produtos químicos, de limpeza ou de material para construção).  Misture com uma colher sem ficar muito perto e deixe em repouso por cerca de 10 minutos para que as escamas se diluam.  Coloque no liquidificador 1 litro de óleo usado e coado e bata bem.  Desligue o aparelho e junte a soda diluída . Feche o copo e bata até ficar com consistência de vitamina de abacate - cerca de 10 minutos ou até menos. E está no ponto. Agora é só despejar em potes (pode usar caixa de tetrapack) e esperar umas 24 horas ou até endurecer. Desenforme, corte e guarde por cerca de 21 dias para curar - este período é necessário para que a soda tenha ação completa. Deixe em local fresco e ao abrigo do sol.  

Sabão com caroço de abacate 

Numa tigela de plástico, vidro ou inox, coloque 125 ml de água fria e, por cima, 125 g de soda cáustica em lascas com pureza de 96 a 99 %.  Misture com uma colher sem ficar muito perto e deixe em repouso por cerca de 10 minutos para que as escamas se diluam. Coloque no liquidificador 1 litro de óleo usado e coado e 1 caroço de abacate sem a película e picado (o meu tinha 80 g). Bata bem até o óleo ficar cremoso. Desligue o aparelho e junte a soda diluída . Feche o copo e bata até ficar com consistência de um creme liso  - cerca de 3 minutos. Agora é só despejar em potes (pode usar caixa de tetrapack) e esperar umas 24 horas ou até endurecer. Desenforme, corte em pedaços e guarde por cerca de 21 dias para curar - este período é necessário para que a soda tenha ação completa. Deixe em local fresco e ao abrigo do sol.  

Sabão com folhas de mamão 

No copo do liquidicador coloque 1 folha de mamão picada (50 g) e 150 ml de água. Bata bem e peneire sobre uma tigela de plástico, vidro ou inox. Meça 150 ml deste suco e junte 125 g de soda cáustica em lascas com pureza de 96 a 99 %.  Misture com uma colher sem ficar muito perto e deixe em repouso por cerca de 10 minutos para que as escamas se diluam. Coloque no liquidificador 1 litro de óleo usado e bata um pouco. Junte e a soda diluída no suco, feche o copo e bata até ficar com consistência cremosa como um creme de abacate   - cerca de 3 minutos. Agora é só despejar em potes (pode usar caixa de tetrapack) e esperar umas 24 horas ou até endurecer. Desenforme, corte em pedaços e guarde por cerca de 21 dias para curar - este período é necessário para que a soda tenha ação completa. Deixe em local fresco e ao abrigo do sol.


quinta-feira, 27 de abril de 2023

Sabão simples de liquidificador com três ingredientes

 


Eu costumo fazer bastante o sabão com folhas de mamão - veja aqui.  Mas, ultimamente, quando tenho livre de 5 minutinhos, faço uma receita de liquidificador infalível. É claro que você precisa de proteção (óculos, luvas, roupa que cubra braços e pernas) e fazer isso longe de crianças, por exemplo. Eu quase sempre faço isso sem proteção, mas tomo muito cuidado para não respirar o vapor da soda cáustica e evitar respingos, além de fazer quando estou sozinha, sem criança por perto. Porém, não vá por mim e se proteja, principalmente se você não tem prática. 

Numa tigela de plástico, vidro ou inox, coloque 125 ml de água fria e, por cima, 125 g de soda cáustica em lascas com pureza de 96 a 99 % (encontra em casa de produtos químicos, de limpeza ou de material para construção).  Misture com uma colher sem ficar muito perto e deixe em repouso por cerca de 10 minutos para que as escamas se diluam.  Coloque no liquidificador 1 litro de óleo usado e coado e bata bem.  Desligue o aparelho e junte a soda diluída . Feche o copo e bata até ficar com consistência de vitamina de abacate - cerca de 10  minutos. E está no ponto. Agora é só despejar em potes (pode usar caixa de tetrapack) e esperar umas 24 horas ou até endurecer. Desenforme e guarde por cerca de 21 dias para curar.  

Nos meus, gosto de colocar umas ervas - só pra fazer graça mesmo pois o perfume desaparece.  Neste, apoiei alguns galhos de alecrim no fundo das forminhas de silicone. 


Então é isso: 125 g de água, 125 g de soda, 1 litro de óleo. 


quinta-feira, 23 de março de 2023

Pão de fruta pão


Trouxe uma fruta pão da feira de Ituberá, na Bahia e depois de uns três dias viajando chegou aqui já meio madura, macia e doce. Mesmo assim, cozinhei até a parte mais externa ficar macia e usei no pão. Devo ter cozinhado os quartos da fruta por cerca de 10 minutos. Só então descasquei, tirei o miolo e esperei esfriar antes de usar no pão. 

Segue a receita: 

Pão de fruta pão 

400 g de fruta pão cozida (pode usar verde ou meio madura) 

400 g ml de água 

400 g de fermento/ levain já reformado e borbulhante - ou use 10 g de fermento biológico granulado diluído em um pouco de água 

1 colher (sopa) de sal 

60 g ou 1/4 de xícara de azeite 

1 kg de farinha de trigo 

Bata no liquidificador a fruta pão cozida cortada em pedaços, a água, o fermento, o sal e o azeite. Se precisar, junte um pouco mais de água. Quando virar um creme, passe para uma tigela e junte a farinha. Misture bem, juntando água fria aos poucos caso seja necessário para virar uma massa densa mas ainda grudenta como a de pão de queijo. Passe para uma tigela untada com azeite ou óleo, cubra com pano úmido e a cada 15 minutos faça dobras, como se fosse embrulhar a massa.  Faça isso 4 vezes, sempre passando as dobras para o fundo para que as pontas não se abram. Por fim, cubra novamente e deixe em temperatura ambiente até dobrar de volume. `Passe a massa para uma mesa de trabalho enfarinhada, divida em 3 ou 4 porções, faça bolas, cubra com pano e espere 15 minutos.  Modele os pães e coloque em assadeiras ou formas de pão de forma. Cubra e espere crescer até recuperar o volume perdido na modelagem. Leve para assar por cerca de 40 a 50 minutos em forno pré-aquecido a 225 graus (se tiver duas resistências, ligue só a de baixo no máximo, com a grade posicionada mais perto do piso do forno) . 

Espere esfriar e fatie. 

Obs. Se quiser, antes de assar, pincele a superfície com uma mistura de gema e leite (1 gema e 2 colheres (sopa) de leite) ou use stencil e faça algum desenho com farinha. 

Obs2. Se sua fruta pão está verde e sem doçura alguma, inclua 2 colheres (sopa) rasas de açúcar na receita - isto vai ajudar a dourar sem comprometer o salgado do pão. 



terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Homus com banana verde e brotinhos de araucária

 

Os brotinhos aqui só pra fazer uma graça 

No post anterior falei da comestibilidade dos brotinhos de araucária. Veja lá.  E aqui digo como os preparei e servi a pequena porção. É difícil colher uma grande quantidade. Por isso, achei melhor usar como um destaque sobre esta pastinha feita com banana verde. 

Sei que não é um homus, mas fiz mais ou menos parecido, com a banana verde substituindo o grão de bico. E como não tinha tahini, usei manteiga de amendoim. Usei também iogurte natural e ficou muito bom. 

Como fiz: 



Pasta de banana verde 

Cozinhe bananas verdes bem verdes (de qualquer tipo) em panela de pressão. Assim que a válvula chiar, abaixe o fogo e espere 8 minutos. Espere acabar a pressão e abra a panela. Veja se as cascas estão rachadas. Se sim e se estão bem macias, estão prontas. 

Bata com mixer 3 bananas cozidas e frias, sem as cascas, junto com 1 colher de sopa eede manteiga de amendoim ou tahine, meia xícara de iogurte natural, 1 dente de alho picado, 2 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Se precisar, junte água fria até chegar na consistência de purê.  Passe para um prato de servir e sirva com uma cobertura de sementes de girassol tostadas (em um pouco de azeite). brotinhos de araucária cozidos por alguns minutos em água salgada, sementes de romã e azeite a gosto.  Sirva com pão, torradas ou como quiser. 


 

Brotos de araucária são comestíveis

 

Brotos ou ápica da araucária. É melhor colher
com tesoura a ponta e depois separar com tesoura

Sabia que os brotinhos ou ápice da araucária (o pinheiro que dá pinhão) é comestível? Segundo o Professor Valdely Kinupp, em sua tese de doutorado "Plantas Alimentícias Não Convencionais da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS" , eles são comestíveis e podem ser uma opção pra enganar a fome durante caminhadas pela mata, ou por curiosidade. Pois eu colhi um pouco no sítio pra matar a curiosidade, de um pinheiro plantado por nós. Tem que deixar só o brotinho macio, tirar todas as folhinhas pontudas. Cozinhei em água salgada e ficou bem gostoso, um sabor algo resinoso próprio dos pinheiros.
O inconveniente é que só podemos colher de plantas mais jovens quando conseguimos alcançar. Depois ficam muito altas.

Colhi assim 


Cortei com tesoura só os brotinhos e tirei as folhas 
mais duras que os envolvem. Cozinhei por poucos
minutos em água salgada 

E usei com azeite sobre um homus de banana verde -
receita no post seguinte