quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Muffins de pitanga



Aquelas pitangas que colhi na praça, usei-as no lugar dos mirtilos (blueberries) numa receita de muffin. Escolhi uma fórmula (New York cookbook by Molly O´Neill) que usasse iogurte, para que eu pudesse substitui-lo por o kefir que estava dando sopa na geladeira. Aí vai a receita ligeiramente adaptada.

Muffins de pitanga com kefir

Ingredientes
½ xícara de manteiga sem sal, derretida
1 xícara de açúcar
2 ovos
½ xícara kefir ou iogurte
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Raspas da casca de dois limões (um taiti e outro siciliano)
1 xícara de pitangas sem caroço polvilhadas com farinha

Modo de fazer: unte com manteiga e polvilhe com farinha 15 forminhas de muffins. Numa tigela combine a manteiga derretida fria com o açúcar, os ovos e o kefir. Misture bem. Peneire sobre esta mistura a farinha, o bicarbonato e o sal. Misture até virar uma massa homogênea. Junte a casquinha de limão e as pitangas e mexa delicadamente para incorporar. Divida a massa entre as forminhas – deixando espaço para crescer. Leve para assar em forno médio preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Rendimento: 15 muffins

Enfarinhe as pitangas sem caroços
e passe por peneira para tirar o excesso da farinha.

Obs: se preferir, use aquelas forminhas de silicone (menores - vão render mais), que não precisam untar.
Foram usadas medidas padronizadas e rasadas: 1 xícara=240 ml; 1 colher (sopa) =15 ml e 1 de chá=5 ml.

11 comentários:

Anônimo disse...

Neide, as pitangueiras do sul estão abarrotadas, o marido plantou estes tempos no jardim a pitanga gigante,conheces? Na verdade nem tão gigante assim,só pouco maior que as que conhecemos, são maravilhosas e mais "polpudas", gostei destes muffins pois gosto de tudo que tem fruta sem muita frescura,beijo!

Anônimo disse...

Porque que a pitanga é tão marginalizada ? Tudo bem que ela fica ruim muito rápido ( em supermercados) mas deveria ter uma comercialização mais efetiva ! Será que a pitanga é exclusiva do Brasil ?

Gourmandisebrasil disse...

Pitangas não são utilizadas com frequência, por que?! São tão lindas, ácidas, saborosas...eu gosto muito.
bjinho,
Nina.

Flávia disse...

Poxa, me ensina o segredo de tirar o caroço das pitangas sem destruí-las! Deve ser trabalho árduo. Outra coisa, eu adoro pitanga, mas ô fruta boa pra dar bichinho. :)
Abraço.

Neide Rigo disse...

Oi, Mariângela, não conheço esta pitanga gigante, não. Deve ser divina, não?

Eudardo, imagino que é por ser muito frágil a frutinha. Mas deveriam ao menos vender congeladas como as amoras, blueberries. Pitanga é nativa do Brasil, sim. É da mesma família (das Mirtáceas) da acerola, uvaia, jabuticaba, cereja do rio grande.

Nina, acho que são pouco usadas por causa do baixo rendimento (tem mais semente que polpa), dificuldade de se tirar a semente e por ser muito perecível. Felizmente elas dão bem em qualquer quintal.

Flavia, se você notou na minha foto elas estão bem destruídas. É só fazer um corte lateral e tirar a semente e o bichinho (pela minha experiência pitanguística, somente um bicho por fruta em 99% dos casos).

Um abraço a todos,
Neide

Anônimo disse...

Neide, que idéia bárbara a sua!!! Amo pitangas e sinto muita saudade...aqui em SP não consegui achar nem polpa nos supermercados...morei muito tempo no ES e lá eram abundantes...amo suco, picolé, geléia...batida, tudo que vai pitanga me encanta! Estou com uma receita de vinagre de pitanga engatilhada mas falta a matéria prima!
Um beijo e ótima semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Neide Rigo disse...

Oi, Verena! Eu também não acho pra vender, mas não posso ver uma pracinha... Vinagre de pitanga deve ser uma coisa de bom, não?
beijos, n

Mateus Cavalcanti Marques disse...

Verena, estou pensando em servir uma saladinha regada por um vinagrete de pitanga e nada mais justo e oportuno do que fazer esse vinagrete com vinagre de pitanga... Você pode passar a receita?

Unknown disse...

Neide, quero muito fazer esta receita, mas o que vc pode substituir pelo ovo? Não uso ovos de granja. Também farinha de trigo, nao uso mais. Nem açucar refinado. Acho que posso tentar melado de cana, farinha de trigo sarraceno que nao contem glúten, ou farinha de arroz. Vc acha que poderia usar linhaça hidratada, com aquele gel, no lugar dos ovos? Vamos tentar experimentar pra ver se dar certo.
Beijos

Kefir de Leite disse...

Estou consumindo o Kefir de Leite e estou tento ótimos benefícios para a minha saúde.

Vale muito a pena consumir esse maravilhoso probiótico.

Aves de presa y la fantabulosa emancipación de una Harley Quinn pelicula gratis disse...

se lee sencillo y se ve delicioso! me encantan tus recetas! espero que nunca dejes de publicar!