Trouxe uma fruta pão da feira de Ituberá, na Bahia e depois de uns três dias viajando chegou aqui já meio madura, macia e doce. Mesmo assim, cozinhei até a parte mais externa ficar macia e usei no pão. Devo ter cozinhado os quartos da fruta por cerca de 10 minutos. Só então descasquei, tirei o miolo e esperei esfriar antes de usar no pão.
Segue a receita:
Pão de fruta pão
400 g de fruta pão cozida (pode usar verde ou meio madura)
400 g ml de água
400 g de fermento/ levain já reformado e borbulhante - ou use 10 g de fermento biológico granulado diluído em um pouco de água
1 colher (sopa) de sal
60 g ou 1/4 de xícara de azeite
1 kg de farinha de trigo
Bata no liquidificador a fruta pão cozida cortada em pedaços, a água, o fermento, o sal e o azeite. Se precisar, junte um pouco mais de água. Quando virar um creme, passe para uma tigela e junte a farinha. Misture bem, juntando água fria aos poucos caso seja necessário para virar uma massa densa mas ainda grudenta como a de pão de queijo. Passe para uma tigela untada com azeite ou óleo, cubra com pano úmido e a cada 15 minutos faça dobras, como se fosse embrulhar a massa. Faça isso 4 vezes, sempre passando as dobras para o fundo para que as pontas não se abram. Por fim, cubra novamente e deixe em temperatura ambiente até dobrar de volume. `Passe a massa para uma mesa de trabalho enfarinhada, divida em 3 ou 4 porções, faça bolas, cubra com pano e espere 15 minutos. Modele os pães e coloque em assadeiras ou formas de pão de forma. Cubra e espere crescer até recuperar o volume perdido na modelagem. Leve para assar por cerca de 40 a 50 minutos em forno pré-aquecido a 225 graus (se tiver duas resistências, ligue só a de baixo no máximo, com a grade posicionada mais perto do piso do forno) .
Espere esfriar e fatie.
Obs. Se quiser, antes de assar, pincele a superfície com uma mistura de gema e leite (1 gema e 2 colheres (sopa) de leite) ou use stencil e faça algum desenho com farinha.
Obs2. Se sua fruta pão está verde e sem doçura alguma, inclua 2 colheres (sopa) rasas de açúcar na receita - isto vai ajudar a dourar sem comprometer o salgado do pão.