Fiquei impressionadíssima de ver em plena semana, até dez horas da noite, a praça cheia de moradores locais - e barraqueiros também do bairro. Com barracas de tudo quanto é comida de rua: pastel, cachorro quente, acarajé, tapioca e até tacacá. Não vi ninguém com cara de turista - eu mesma, branquela, de roupa comportada, tênis, um turbante na cabeça e tirando foto de tudo, passo facilmente por uma nativa. Segundo Hermano, as pessoas que estão ali moram nas ruas em volta da praça.
Carminha vende acarajé por senha |
Brasilândia hoje : a rua onde eu morava. Ao fundo, um resto de Serra da Cantareira |
Este exemplo da cidade 2000 deveria ser modelo. Praça é pra ser assim, cheia, de uso comum. A vida urbana ficaria muito mais leve, humanizada, menos estressante e mais segura. Só sei que comi um enorme acarajé, voltei pra casa do Hermano pra comer tapiocas, e dormi pensando nisto. Adorei conhecer este lado quente de Fortaleza não turística, longe do frios dos ares condicionados.
Algumas fotos com luz de toldo amarelo, rosa, de todas as cores:
Coador com pau de marmeleiro e vassourinha de fibra natural |
Limão galego maduro e verde |
Feijão de corda |
Nata no saquinho |
9 comentários:
will up in confederation cup hehe
Neide,eu moro na periferia,e posso dizer que por aqui não tem pracin ha legal porque os baderneiros sujam e depredam tudo...antes tinha por aqui um parquinho,eu levava as crianças,começou encher de mães,acho que os usuários de drogas e outros afins ficaram irritados,e em pouco tempo arrancaram os balancinhos,as mães sumiram,e agora a gente só ve os "malas",fumando e mandando no pedaço...triste,mas aqui na zona sul é assim...!
Neide, eu tinha primas que moravam no conjunto Ceará.
E essa vassoura parece-se com a que usávamos em casa que era feita de palha de carnaúba, matéria prima abundante no Ceará.
Olha Neide, eu sou um Mineiro criado no estado do Mato Grosso e moro no referido bairro,
(Cidade 2000)a pouco mais de 5 meses e já posso afirmar que:
Viver aqui é muito bom, e quanto aos problemas que você se referiu que podem ter com carros de som, eles não existem aqui.
é tudo muito agitado mas sem excessos de barulhos, embora ainda exista problemas de falta de segurança a Cidade 2000 é na minha opinião um dos bairros mais seguros em Fortaleza.
eu sempre vou a Referida pracinha comer algo tradicional da região, tipo: (vatapá,carne de sol,paçoca e o famoso baião de dois),ou tomar um delicioso açaí cremoso.
A pracinha central do bairro é um excelente programa para se fazer com a família,amigos ou só durante e nos fins de semana.
é uma pena que no brasil lugares assim são raros de se encontrar.
TERIA COMO COLOCAR O ENDEREÇO. NÃO SEI ONDE FICA. OBG!
Olá boa noite,estou a procura de uma moça aí da cidade 2000,pois o pai a procura ela e nunca viu a moça,pois o pai acha que a mãe dela se chama Inês ,ela foi embora quando engravidou,pois o pai no momento era casado,mas ela uma vez mandou uma foto da criança,se alguém quiser me ajudar,fico muito agradecida,meu telefone e (61)96689868.obs,tenho só a foto da criança,não sei nem o nome da criança que hoje já e uma mulher,moro em Brasília e espero uma resposta de alguém,o pai e louco pra rever a filha.obrigado.
Olá esqueci,meu email e esse fatimadantas.731@gmail.com,e sobre o pai que quer reencontra a filha.
Sou gringo la das europas e conheço essa praça na cidade 2000 junto da esquadra policial e do supermercado Lagoa. Desde 2006 que quando la estou nao deixo de la ir comer um espetinho ou os calzones do argentino (la na ponta da praça, vizinho ao La tissiane). Segundo alguns anciaos faz lembrar o Brasil de outros tempos. Conhecessem os gringos essa vivencia e essa atmosfera polvilhada de cheiros e sabores e iam adorar. Janta-se a baixo preço e o mais importante estamos num local aberto a todo o povo onde se convive, se leva as crianças, enfim, VIVE-SE. La sinto-me gente. ADORO. AMO DEMAIS A CIDADE 2000.
Muito bom seu blog. Grata por compartilhar...
Postar um comentário