Aquele trigo que fui ver ser colhido em Holambra foi moído no moedor elétrico de pedra que ganhei dos amigos Rui e Mariângela e virou pão. De dois jeitos, um com levain e outro com fermento biológico seco, comprado em supermercado. A farinha foi moída grosseiramente porque não consegui ajustar o moinho para ficar mais fina, mas ficou do jeito que gosto, bem rústico.
Pão integral com sementes e levain
Desta vez, amassei tudo junto, na máquina de pão, ajudando eventualmente com uma colher de pau e deixando a tampa aberta - já que a quantidade de massa é maior que a capacidade da máquina. Usei o modo amassar que dura 1 hora e meia. Claro, que com levain, demora bem mais. Guie-se pela aparência da massa, que deve ficar bem aerada. E isto pode levar umas 6, 7 horas. Ou menos, se estiver muito quente a temperatura ambiente. Mas você também pode fazer tudo numa bacia, se não tiver máquina de pão.
Misturei tudo: 400 g de farinha de trigo integral moída grossa, 400 g de farinha branca, 400 g de levain reformado um dia antes, bem borbulhante, 400 ml de água, 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de sal, 4 colheres (sopa) de sementes de girassol, 4 colheres (sopa) de sementes de abóbora, 4 colheres (sopa) de linhaça dourada, 4 colheres (sopa) de linhaça marrom e 4 colheres (sopa) de nozes grosseiramente picadas, 4 colheres (sopa) de castanha de caju picada (se não quiser, não use estas sementes e o pão ficará bom do mesmo jeito), 4 colheres (sopa) de manteiga. Deixei amassar bem, esperei crescer, modelei 4 pães, molhei a superfície, rolei sobre grãos e sementes (incluí gergelim), deixei crescer novamente na forma untada e enfarinhada e assei em forno quente por uma hora.
Pão integral com sementes e passas (sem levain)
Coloque numa bacia (ou use a máquina), 1 envelope de 10 g de fermento biológico seco e despeje sobre ele 600 ml de água. Misture bem, junte 2 colheres (sopa) de mel e 1 de sal. Coloque 200 g de farinha de trigo integral moída grosseiramente e 800 g de farinha branca, aos poucos (deixe um pouco para o final). Misture bem primeiro com a colher e depois vá sovando com as mãos até formar uma massa homogênea. Acrescente 1 punhado de sementes de abóbora, 1 punhado de sementes de girassol e outro de uvas passas. Junte ainda 8 colheres (sopa) de manteiga e misture bem, incorporando tudo à massa, usando o resto de farinha que sobrou para enfarinhar as mãos. Cubra, deixe crescer, modele 4 pães, molhe a superfície e role-os sobre sementes como linhaça, sementes de girassol e abóbora, gergelim etc, deixe crescer novamente já na assadeira untada e enfarinhada, e asse em forno quente por mais ou menos uma hora ou até ficar dourado e assado, com barulho oco ao ser batido com os dedos.
Nota: estes pães integrais ficam melhores depois de frio. Se não tiver levain, comece o seu próprio. Se já tem, reforme com água e farinha um dia antes. Ou veja aqui neste post: http://come-se.blogspot.com.br/2012/09/pao-de-taro-inhame-e-beterraba-com.html
6 comentários:
Acabei de jantar e só de ver as fotos fiquei com fome de novo. Neide eu tenho feito seus pães e usado o mel. Meu marido é diabético, tem comido 1 fatia toda manhã e às vezes outra à tarde. Os exames dele não tem dado alteração, mas você acha que estou sendo insensata?
A aparência do pão é fantástica Neide...deve ficar ótimo. Ultimamente tenho tentado receitas de pão sem glúten/lactose e te confesso, não tem sido nada fácil...vou guardar essa para quando voltar a usar o trigo.
Bjuss!!!
Eu estava justamente pensando em moer um trigo inteiro que tenho aqui para fazer pão...Acho que vou usar usa receita! Um abraço
Que delicia este pão, super saudavel e nutritivo! Bjs Oslaine.
Muito interessante este moinho de pedra. Posso ser indelicado e perguntar qual a marca e onde posso encontrar isso aqui no Brasil?
Muito bom! Aonde posso comprar o moedor elétrico de pedra? Abraço
Postar um comentário