quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Um pé de lichia


Em novembro e dezembro
A leitora Geovana pediu e aqui está: o foto do pé de lichia lá de Fartura, que neste ano carregou tanto como na penúltima safra. Ele fica no meu quintal e não no do meu pai, mas foi ele quem plantou uma mudinha já grande que levamos para lá há uns 5 anos. No ano passado não se saiu muito bem. Mas, agora, nas festas de fim de ano, o pé estava vermelho de frutos. Comemos muito, todo mundo levou um tanto pra casa e ainda sobrou para os passarinhos que encontram dificuldade em bicá-los por causa da casca coreácea. O único ato civilizado que fizemos com as frutinhas foi carregá-las inteiras, em cachos, para a mesa de Natal. Prato mesmo, nenhum. Pois o tempo todo estávamos a comê-las direto do árvore jogando as cascas ao pé da planta. Geovana pergunta se o pé é alto. Não muito. Dá pra pegar lichias quase encostadas ao chão. Vale a pena ter um pezinho desses no pomar (ah, lichia e rambutão são frutinhas asiáticas parentes da nossa pitomba e do olho-de-dragão, dos chineses).

11 comentários:

Geovana disse...

Neide, muito obrigada por compartilhar a foto e as informações que me serão muito úteis.
Por enquanto, vou me contentando com as que compro na feira perto de casa. Ai que delícia!

Um beijo,

Geovana

Anônimo disse...

Que pézão!

Na micro-varanda do meu mini-apartamento coloquei um pé (mini-mini-mini) no vaso. Este ano vou ter oito lichias (enormes) pra comer devagarinho sentindo o gostinho de cada rega e conversa que tive com elas.
Beijos!

Anônimo disse...

Ah! Esqueci!
Obrigada pelos contatos da rã, viu?
Vou essa semana ainda no Mercadão.

Obrigada, você é um amor.

Mais beijos!

Neide Rigo disse...

Amanda, que legal que tenha um pé de lichia na varanda. E até que ela foi bem generosa com você. Aproveite!
Um beijo,
n

Ana Canuto disse...

Também comemos bastante lá em Brotas, e pra falar a verdade essa danada é boa mesmo de comer, não imagino nenhum prato feito com ela, embora já tenha visto o licor da fruta.
Achei engraçado que minha filha viu um pé de urucum num terreno baldio e pensou que fossem lichias.....quando chegou perto....que decepção.

Anônimo disse...

Receita - veja no blog Panela de Cobre

Gelatina de lichia
"O resultado foi ótimo, sabor tão idêntico ao da fruta fresca que parecia estar comendo uma lichia gigante, sem caroço!"

http://paneladecobre.blogspot.com/2008/12/gelatina-de-lichia.html

Anônimo disse...

geovana eu tenho um pé de lichia, mas quando nasce uma folha, cai a outra. eu queria ter um vaso grande com um pé de lichia , mas acho que ele não vai vingar se eu trocar de lugar estou triste , porque era meu sonho colocar no alpendre e ver seus frutos aqui em são josé do rio preto é dificil encontrar essa fruta e é muito cara quando encontra

Elza disse...

Oi boa tarde plantei duas sementes de lichias e elas estão brotando gostaria de saber se a lichia vai bem em vaso, aguardo uma resposta obrigada Elza.

Anônimo disse...

Meu sonho e panhar esta fruta no pé, plantei varias mudas na semente e inclusive um dos pés esta com uns 7anos, mas o triste que ele esta plantado num lugar ruim, perto do muro aí eu acho difícil ele dar, alguém sabe me informar onde eu consigo comprar mudas de qualidade ja produzindo? Espero que possa me ajudar Marina

Anônimo disse...

Oi

ANA LUIZA VIDAL PIMENTEL SANTOS disse...

Eu ainda me lembro, quando eu estava fazendo analítica 1 teórica, você se juntou com a Gabriela Santana Andrade para ficar me humilhando por causa de IC no grupo de analítica 1 teórica, eu estava doente nesse dia, você se aproveitou da minha condição de doença para ficar me humilhando por causa de iniciação científica, isso não se faz nem com um bicho. Você é um monstro.

Eu me lembro depois na aula de analítica experimental 1, você perguntou a professora quantas aulas você poderia faltar, a professora falou que você podia ter só 4 faltas, então você faltou 4 aulas seguidas.

Eu fiquei tão surpreso quando eu descobri que você estava iniciação científica com bolsa junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:

https://www.mdpi.com/2076-3921/14/12/1403

Você não está nem aí, você só quer saber da atlética de farmácia, você aparece em todos os eventos ligados a atlética de farmácia, você fica matando aula para ir para o Cobal, você deve ter escrito esse artigo no Cobal ou na viagem para a SuperCopa em Vassouras junto a Atlética de farmácia.

Você ainda foi 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais e publicou esse resumo em anais científicos:

 

https://www.even3.com.br/anais/10bcnpxxxviresem/1274258-plakortides-and-colestane-steroids-from-the-marine-sponge-plakinastrella-microspicullifera/

 

Eu sei muito bem que você pagou outra pessoa para fazer a sua prova final de orgânica 2, quando você ainda era aluna do Roberto Carlos. Eu acho que o Roberto Carlos se esqueceu disso quando te chamou para fazer IC junto com ele.

Quer dizer eu passo em orgânica 2 sem prova final e não ganho nada, você passa em orgânica 2 com prova final, ainda por cima pagando outra pessoa para fazer a sua prova e você ganha uma bolsa de IC e publica um artigo científico.

Foi uma covardia o Roberto Carlos te ter chamado para fazer IC com ele, eu fui a todas as aulas dele, eu era super participativo durante as aulas dele, eu agia dessa forma porque eu queria se a maior nota da turma e provar que eu era mais inteligente que a Leticia de Sousa Albuquerque e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não quis me dar cola.

O Roberto Carlos nunca falou nada sobre IC quando eu fazia orgânica 2 com ele, ele só falou que ele iria ficar 6 meses em Portugal a trabalho. Depois eu descubro que ele já tinha voltado de Portugal e a ainda te chamou para você fazer IC junto com ele, você que fica matando aula para ir ao Cobal. Foi uma covardia o Roberto Carlos ter feito isso comigo.

Eu sei muito bem que é você que está cadastrando o meu número sem a minha autorização em sites de imobiliárias e de funerárias, só para o meu telefone ficar o dia inteiro tocando.

O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.

Você ainda vem me ameaçar com polícia, aqui na minha rua tem uma boca de fumo, a polícia só aparece na minha rua para buscar o arrego do traficante, aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornecesse material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

Não adianta me ameaçar, porque eu não tenho nada a perder.