segunda-feira, 16 de junho de 2014

Peixes do Pará. E outros aquáticos

Ovas de gurijuba 
As coisas por ali são regidas pela água e os peixes de mar e de rio estão presentes desde o café da manhã, como pude comer logo cedo no mercado Ver-o-Peso, com farinha e açaí. Além dos fresquíssimos peixes do mercado, há ovas e produtos secos como peixe pirarucu e ainda crustáceos, como o mini camarão aviú, e a farinha de peixe seco e desfiado chamada de Piracuí.

Em 2008 já postei aqui alguns desses peixes. Você pode conferir aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2008/03/nomes-e-preos-de-peixes-amaznicos.html. E ali: http://come-se.blogspot.com.br/2008/04/peixes-amaznicos.html. Por isto, deixo aqui apenas algumas fotos.

Filhote

Gurijuba

Filhote

Pescada Amarela

Pescada branca

Pescada Gó

Piracuí 

Aviú

Camarão seco, piracuí e aviú 


Dourada 

Pirarucu 

Pitu


Pratiqueira 

Pratiqueira 

Tamuatá 


Tucunaré 



7 comentários:

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Boa noite Neide.
Mas que beleza de blog! De uma riqueza surpreendente, amei!
Parabéns!Uma boa noite,
abraços.
Mariangela

Elaine Avelino disse...

Que fotos lindas!! Amei a postagem, bem útil e rica como todo o blog. Muito obrigada por compartilhar essa e outras viagens com a gente! Abraços

Angela Escritora disse...

Eu tenho medo de peixe. Já por duas vezes a glote fechou. Uma vez foi com ova, outra com congro. Então, peixe que ainda não testei tenho medo..

BioTrajetória disse...

Onde poderia obter mais informações acerca da reprodução da gurijuba?

Anônimo disse...

Gosto muito de peixes
Gostei da postag, parabéns

Silvio Furtado disse...

Quero compra 2 mil kg de peixe seco salgado pedidos mensal silvioviaes@gmail.com

Rafaela Fonseca de Carvalho disse...

Pode avisar ao FDP da coordenação da UFRJ, que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que eu já descobri o nome completo dele.

Eu descubro tudo, assim como eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram:

 

https://pt.linkedin.com/in/rafaela-carvalho-2737592a1

 

https://www.instagram.com/rafa.rafafa/

 

Caso você não se lembre do que aconteceu:

Um funcionário público da UFRJ abusou do poder, que tinha como membro da coordenação da farmácia da UFRJ, para vazar as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que nem mora mais no Brasil, que já se formou como farmacêutica pela UFRJ, enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, ou seja, você nem sabe que eu sou.

Se a intenção deste FDP foi me calar, pode falar para ele que não funcionou. Eu vou continuar denunciando os absurdos que acontecem dentro da UFRJ.

Que vexame, um funcionário público da UFRJ abusar do poder que tem para vazar as minhas informações pessoais para os outros. Que papelão a atitude desse FDP da coordenação da farmácia que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você.

Esse FDP deveria se sentir tão envergonhado do que fez comigo que deveria pedir demissão da UFRJ e se entregar à polícia. Lugar de bandido é na cadeia, pagando pelo crime que cometeu. Só que esse FDP não vai fazer isso, ele não sente um pingo de empatia pelos outros. Eu acho que ser psicopata é pré-requisito para ser membro da coordenação da farmácia da UFRJ.

Esse FDP pode ter mais poder do que eu dentro da UFRJ, mas eu tenho mais poder que esse FDP na internet. A maior prova do meu poder no mundo virtual é que eu descobri que as minhas informações pessoais e sigilosas foram vazadas e que eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram.

O que ele fez contra mim vai ter volta.

Esse FDP não está acima do certo e errado. Esse FDP vai me pagar pelo o que ele fez comigo, esse FDP vai me pagar por ter vazado para você as minhas informações sigilosas e pessoais. Esse FDP vai me pagar nem que isso seja a última coisa que eu faça na minha vida.

Esse FDP se meteu com a pessoa errada.

Se esse FDP morasse aqui na minha rua as coisas seriam bem diferentes, em cima da minha rua tem uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas. Se esse FDP morasse aqui na minha rua, os traficantes já teriam mandado esse FDP subir até a boca de fumo, os traficantes não gostam de gente que faz as coisas para sacanear os outros, igual esse FDP fez comigo.