Antes que ela me dissesse qual é o jeito clássico de se preparar a iguaria em Espera Feliz, não quis esperar e preparei como costumo fazer com a amarela.
Outros presentes que chegaram com a canjiquinha branca |
Quando preciso reaquecer canjiquinha neste estado lastimável, a peneira entra novamente em jogo. O que faço é passar a sobra ainda fria ou gelada pela peneira de malha grossa. E isto, além de necessário, às vezes é meu desejo e os grumos são premeditados. Assim, consigo grânulos macios e soltos que podem ser reaquecidos em panela de vapor e servidos sem urgência. Eles continuarão soltinhos como cuscuz.
Mas hoje não foi nada planejado. Eliana teve que ir embora, eu estava sem tempo preparando uma aula que vou dar amanhã e a sobrinha Flora estava estudando. Já que tinha que ir ao mercado, comprei uma lata de sardinha com molho de tomate (sim, depois de comer um peixe enlatado chinês, frito, seco-encharcado, que comprei na Liberdade com água na boca fisgada pelo rótulo, estou adorando nossas sardinhas enlatadas), aqueci e temperei com grãos de cominho moídos na hora e folhas de coentro, peneirei e esquentei no vapor a canjiquinha branca e servi com abobrinha e abóbora madura que Eliana tinha deixado prontas - apenas refogadas em cebola e alho. Com vidros embaçados, frio e chuva lá fora, um copo de Madiran que a Flora trouxe de Paris, molho Harissa que o amigo Pedro trouxe do Marrocos e muita fome de inverno, foram muitos nhacs ao redor do prato bem quente.
Para a canjiquinha cozida ficar solta como sêmola no vapor:
Cozida como arroz, quando quente ela estará assim, cremosa |
Depois de fria, é difícil desfazer os grumos |
Então é só passar por peneira grossa, forçando a passagem dos grumos como uma espátula |
Restam grãos soltinhos que nunca mais se juntarão |
E que podem ser reaquecidos no vapor. Se quiser, tempere com manteiga |
E fica assim, a canjiquinha soltinha. Aqui, com folhas de brócolis - coincidência com o prato lá em cima de alguns anos atrás |
10 comentários:
Olá Neide, entre os presentinhos que você ganhou de sua leitora de Espera Feliz está a Jatropha mulitifida que é uma planta venenosa segundo a pesquisa que fiz. Eu tenho um exemplar desta planta aqui em casa e eu ganhei de uma amiga como sendo uma planta com propriedade medicinal.
Você tem conhecimento para que serve?
Bjs
Neide, amei o post, mas eu prefiro a canjiquinha ensopada. Pode me dizer que é aquele galho com umas pontas parecidas com uma espécie de pistilos, e a folha que parece de mandioca? Abç
Izabel
Lourdes, a planta é esta jatrofa, sim, venenosa, mas também medicinal - dizem ser boa pra cicatrização. A Nilce disse que sua mãe ganhou. Também pode ser chamada de planta-coral ou bálsamo. Obrigada, Lourdes!
Izabel, a planta parece com a mandioca porque é parente - uma euforbiácea. O nome é este dito pela Lourdes, aí em cima - Jatropha multifida.
Um abraço, N
Neide querida, você nem imagina a alegria que senti ao me deparar com os ”trenzim” que te levei com muito carinho e um tantinho envergonhada. Sua dedicação, agradecimento, competência e singeleza retrata o que necessitamos para viver bem: comprometimento.
Sua fonte é inesgotável, ainda bem que bebo dela. Sinto-me cada dia melhor, isto é um luxo só!
Beijos, nilce
Nilce,
eu é que sou cheia de alegria por ter leitores como você. Presentes assim além de mimar me ensinam. Obrigada, N
Aquela quirerinha solta me fez pensar em uma adaptação para um couscous com uma tajine de frango e muita harissa.
Boa noite.
Eu nunca tinha feito canjiquinha e hj foi minha primeira vez.
Cozinhei após refogar com cebola e alho e achei meio gosmento. Resolvi então lavar usando uma peneira fina em água corrente.
Gostei muito do resultado!!!
Dourei bacon e calabresa picadinhos e juntei a canjiquinha para aquecer.
Me agradou demais e espero que goste tb.
��
Neide, se eu quebrar o milho branco de canjica consigo fazer uma canjiquinha?
Decidi substituir o arroz pela canjiquinha,
Oii,adoro canjiquinha branca!venho tentando fazer como arroz mas não consigo,ela gruda muito na panela e não seca como o arroz😞
Postar um comentário