quinta-feira, 5 de março de 2009

Sorvete de caldo de cana


Fazia tempo que não ia à feira livre. Hoje fui e pretendia tomar um copo de caldo de cana bem gelado, mas assim que vi o caldo escorrendo no espremedor resolvi levar pra casa pra tomá-lo mais gelado ainda. Foi só bater com leite em pó e suco de limão rosa, só pra dar uma encorpada. E jogar na sorveteira Hamilton Beach (juro que não estou ganhando nada pela propaganda). Rodeei com caqui e nhac.
Sorvete de garapa
2 xícaras de caldo de cana (480 ml)
4 colheres (sopa) rasas de leite em pó
2 colheres (sopa) de suco de limão
Casquinha de limão, se quiser (não usei, mas da próxima vez usarei)
Bata no liquidificador o caldo de cana, o leite em pó e o suco de limão. Bata na sorveteira até ficar cremoso. Junte as casquinhas de limão, misture bem e sirva em bolas. Se preferir mais firme, deixe no freezer por cerca de 1 hora. Quem não tem sorveteira, basta colocar numa tigela de inox e levar ao freezer até ficar firme. Na hora de servir, raspe com colher e sirva como raspadinha. Ou faça picolés em formas próprias ou forminha de gelo.
Rende
: 4 porções

Hoje, as canas já são limpas e mais apresentáveis. Duram só 2 dias assim, porque, sem a casca, mofam mais rapidamente.
Seu Noboru, simpático, ainda me deu um chorinho pra tomar na hora.

18 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

[sotaque caipiRa]
Neide, caRdo de cana faz doer a cárie do dente! ;-)
Eu nunca curti muito cardo de cana, porque achava doce demais e naqueles tempos, qdo eu passava pelas carrocinhas de cardo, nao era essa tecnologia modernê de hoje, era tudo muito simples, entao sempre ali na máquina de espremer tinha as bespas e as belhas.. Me dava uma afrição danada! Mas vou te dizer que peixonei por esse sorvete! Achei tao singelo, com o caqui acompanhando... só você, só você mesma pra provocar essa transformacao nimim, amiga Neide!
[/sotaque caipiRa]

Neide Rigo disse...

Fer,
pois é, também acho o caldo muito doce. Chego a passar mal quando tomo mais que um copo (também, pra quê? rss). Mas, assim, no sorvete, o doce fica mais ameninho. Aí não tem disso, não, né?
beijos, n

Neide Rigo disse...

Fer, perfeito o sotaque caipirrra! beijo, n

Anônimo disse...

Humm que saudade das feiras de Sampa.

Janna Joaninha disse...

adoro A-D-O-R-O garapa!! esse seu sorvete deve ter fico maravilhoso...
uma vez fiz um sorvete que ia leite em pó, mas achei que o gosto ficava só do leite em pó :S

clau disse...

Ah...entao agora da para encarar tomar garapa na feira...?
Em toda a minha vida, sempre tomei aquela ali da Brasileira, na Monteiro de Mello, sò pq parecia mais confiavel e "limpinha" que as outras, rss.
Estar bem, mas bem que gelada até que disfarça o seu doce intenso.
E tb, é uma coisa que se faz esporadicamente, sem nunca esquecer de escovar bem os dentes depois!
Bjs!

Anônimo disse...

Certa vez um amigo nordestino comentou: "Descobri porque paulista gosta tanto de caldo de cana. Até o mar é cor de garapa!" (Levaram ele pra Itanhaém...).

Neide Rigo disse...

Janna, neste o caldo de cana se sobressaiu.

Clau, fazia anos que não bebia caldo de cana.

Daniel,
espero que o amigo tenha visto também os mares azuis do litoral norte.

Beijos,
n

Bj, n

Carlota e a Turmalina disse...

Vou experimentar!!!!!
Eu só consigo tomar o caldo de cana se for com limão, para quebrar um pouco o doce e no sorvete deve dar o mesmo efeito :o)
Bjos

Simone Izumi disse...

Neide,sua gênia!!
Que linda a idéia de transformar o saudoso caldo de cana em sorvete!!!
Afs, gamei!!!
bjos

Anônimo disse...

Neide,

Estava fazendo uma “pesquisa” sobre caldo-de-cana quando achei seu blog por um acidente feliz.

Achei muito sugestiva a sua receita e resolvi mostrar para minha mãe (que é fanática por caldo).
Mas aí deu-se um outro acidente feliz: o CAQUI. (Ela também é fanática por esta fruta).
1 + 1 = 2 e aí você já sabe o final da história...

Não deu outra: ela quis ver, também, seu blog!

Abraços,
Parabéns!

Mauricio e Cleuza
Rio de Janeiro - BRASIL

Anônimo disse...

óla eu sou vendedora de caldo de cana.sempre gostei muito.mas eu so conhecia o caldo puro ou com limao.e eu fui enjoando dele puro e com limao.resolvi por conta propria criar novos sabores.penscei se nao mata engorda,e fui fasendo a misturéba e deu certo,consegui 8 sabores aprovado por todos.porque eu éra a cobaia primeiro eu tomava para depois oferecer para as pessoas,os sabores sao MORANGO,MARACUJÁ,ABACAXI,LIMAO,CAJÚ,MENTA COM HORTELÃ,TAMARINDO E GENGIBRE.(fia)

Neide Rigo disse...

Maurício e Cleuza,
que bom que gostaram.

Fia, agora é só fazer tudo isto virar sorvetes, hem?

Um abraço,
N

Unknown disse...

Eu tanbem vendo caldo de cana e desculpa falar más o meu é o melhor do brasil rsrs
Brincaderinha só pra descontrair rs
Sucesso a todos me adc juliano_rano@hotmail.com
São sebastião sp litoral norte

Telma disse...

Neide, fiz o seu sorvete de caldo de cana. É maravilhoso! O primeiro teste foi com perfume de limão cravo - adorei; o segundo, com limão siciliano - sucesso! Em ambos usei raspinhas de limão tahiti e adicionei um leve perfume de cachaça da boa. E servi em cumbuquinhas de cascas de limão devidamente esvaziadas. Obrigada por partilhar. abraços, Telma

Neide Rigo disse...

Telma, que bom saber disso. Obrigada por este retorno.
Um abraço, n

Anônimo disse...

Amo caldo de cana,adoro bem geladinha misturada a limão e ou abacaxi é bom demais.

Mi disse...

CALDO DE CANA CURA DENGUE ❤