terça-feira, 3 de março de 2009

Sorvete de creme de abacate


Não tenho coragem de pagar 200 contos num tênis nem 50 pilas pra tingir o cabelo, mas os quase R$ 300,00 que gastei na minha sorveteira Hamilton Beach foram um ótimo investimento, amortizado há tempo. A vantagem é que não preciso me programar pra fazer sorvetes colocando a sorveteira no freezer com antecedência. Ela já fica guardada no freezer. Quando quero usar, basta tirar de lá, jogar dentro dela qualquer mistura que eu queira congelar e em poucos minutos tenho um sorvete pra refrescar. Nestes dias de calor insuportável em São Paulo, tenho vontade de transformar em sorvete tudo o que como - do spatzle à couve refogada. Como sempre tenho a polpa de alguma fruta congelada, basta bater no liquidificador com outros ingredientes e o tempo de sorveteira é menor ainda (fiz para os amigos gaúchos um de mangaba enquanto jantávamos). Hoje, durante meu almoço, deixei batendo um creme de abacate com limão que comeria de sobremesa. E comi, só que como um sorvete cremoso que escorregou macio gelando goela abaixo.
Sorvete de creme de abacate com limão
1 abacate grande ou 250 g de polpa
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de limão-rosa
Bata tudo com o mixer, coloque na sorveteira e deixe até congelar e ficar cremoso. Ou leve ao freezer, em forminha de gelo ou numa tigela de inox - neste caso, para ficar cremoso, vá raspando e misturando de vez em quando até congelar.


Rende: 2 porções

16 comentários:

Lílian disse...

Oi Neide, sem querer abusar... (se puder responder, agradeço) qual o espaço que a sorveteira ocupa no seu freezer? Será que cabe em um congelador (daqueles que vão em cima da geladeira)?
Obrigada : )

Neide Rigo disse...

Oi, Lilian,
fui lá medir: 23 cm de lados e 15 cm de altura. No meu cabe. Só não sei se congela igual. É bom se informar antes. Se eu tiver tempo, vou testar aqui. Sei que no meu congelador (geladeira consul) cabe. bjs,n

Lílian disse...

: ) Lá eu fui com a régua testar as suas medidas e no meu também cabe. Resta então descobrir se a temperatura é compatível à exigida pela sorveteira... Aliás, sou como você: não gasto 300 reais num tênis, mas estou sonhando com uma sorveteira. hehe Obrigada, Neide!

Anônimo disse...

oi Neide!!!

Sabe que neste último sábado eu comprei abacate na feira justamente pensando num sorvete de abacates... Você leu meus pensamentos!!
O meu abacate ainda não amadureceu, mas não vej a hora de testar a minha receita, que acho que será um pouquinho diferente da tua.

Realmente ocm esse calor a vontade é transformar TUDO em sorvete!!!

Neide Rigo disse...

Oi, Pat,
de abacate eu gosto até puro. Este, trouxe do sítio, onde temos um pé carregadinho. Quero ver o seu sorvete. O meu foi mesmo só um creminho congelado.
beijos,
N

clau disse...

Nossa...tem tudo que eu mais gosto!
Divino se fazer um creme de abacate com limao...!
E vou adotar esta sua idéia de colocar na sorveteira, qdo for verao por aqui, é obvio.
A minha sorveteira é tipo a sua, mas existem umas (ca-ris-si-mas), que gelam sozinhas e com uma boa capiencia.Sao o maximo! Mas muito tipo trambolhao, assim como as boas maquinas de pao...
Entao eu penso que é melhor viver sem estas orgias de modernidade e se arranjar com a boa e eficiente moda antiga mm, rss.
Até, Neide!

Gourmandisebrasil disse...

para tentar aplacar o calor da cidade...
bjoca

Ana Canuto disse...

Eu não pinto os cabelos, mas bem que corri procurar uma foto da tal sorveteira pois já me coçou a palma da mão.
É uma redondinha com alcinha azul ?


Ai que vontade de ter uma.

Neide Rigo disse...

Ana, a sorveteira é esta mesma. Excelente aquisição (não estou ganhando nada para isto,hem).
beijos, N

Anônimo disse...

Oi, Neide.
Tudo bem? Fiquei interessado nessa tal sorveteira. É boa mesmo? Fácil de usar? Só achei no www.comprafacil.com.br, por R$ 279. É isso mesmo? Uma dúvida crucial: é possível definir a textura do sorvete, se mais cremoso, se mais denso? Muito obrigado. Abraços,
Eduardo.

Neide Rigo disse...

Eduardo, não sei lhe dizer se esta é a melhor relação custo/benefício, mas estou muito feliz com a minha. É facílima de usar e a textura do sorvete vai depender mais da receita usada, pois ela bate até a massa ficar firme. Depois pode deixar mais um tempo no freezer, se quiser mais firme. Um abraço, N

Anônimo disse...

Entendi, Neide. Última dúvida: é preciso acrescentar estabilizantes e coisas do gênero ou as receitas podem ser feitas, por exemplo, só com leite e polpa de fruta? Mais uma vez, muito obrigado! Abraços,
Eduardo.

Neide Rigo disse...

Eduardo,
vai depender do que você quer. As possibilidades são infinitas. Nos meus sorvetes eu não uso nada disto. E não me importo se eles derretem mais rapidamente ou se ficam menos cremosos.
Um abraço,
N

Anônimo disse...

Muito obrigado, Neide! Espero te mandar notícias de sorvetes caseiros em breve! Abraços,
Eduardo.

Anônimo disse...

gente socorro...tenho uma sorveteira tipo aquela fun kitchen, mas estava guardada a mto tempo e nao tenho manual, receitas nada. Faz tempo q estou tentando usa-la sem sucesso, busco receitas na net mas nunca dao certo, outro dia tentei uma receita da ice-cream.recipes (leite condemsado, leite e achocolotado) acabei bebendo como chocolate quente...srsrsrsrsrsr ninguem merc nesse calor....como é q faço pelo amor de DEUS.;....kkkkkkk
Mto obrigada

Adriana (quero manter contato mas nao quero deixar meu email exposto na net)

Ameixinha disse...

Esse eu vou testar :)