segunda-feira, 16 de março de 2009

Bolinhas de kefir no azeite

Minha amiga e vizinha Veronika foi ver minha aula na Escola Wilma Kövesi, me deu carona na volta e ainda me trouxe um presentinho no outro dia - um vidrinho de chancliches de kefir no azeite. Quem não quer uma vizinha assim? Aliás, foi por causa do blog e do Kefir que nos conhecemos. Ela viu que eu tinha kefir e que morávamos perto. Ao chegar aqui nos reconhecemos dos corredores da ECA-USP - coisa de mais de 20 anos, onde nos esbarrávamos sem nunca termos conversado. Assim é a vida. Mas, voltando às bolinhas, ela simplesmente drenou o kefir já salgado durante umas 40 horas na geladeira, fez as bolinhas e colocou delicadamente no azeite que já estava num vidrinho com pimenta seca e uns galinhos de alecrim (se fizer a ordem inversa verá as bolinhas se desmancharem). Com iogurte também deve ficar bom, mas com kefir fica ácido, cremoso, delicioso, ótimo para espalhar sobre uma fatia de pão e preceder uma golada de cerveja bem gelada.
As medidas: para um litro de kefir, 1 colher (sobremesa) de sal. Tempere antes de drenar, para o sal ficar mais uniforme.
Como preparar e drenar kefir para preparar queijinhos e coalhada seca: já mostrei AQUI.
Notas
: se não tiver kefir, use iogurte; aqueles coadores de nylon são ótimos para drenar. Compre um e deixe reservado só para isto.

27 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que curioso não é mesmo? Confesso que conhecia pouco a utilização do Kefir, mas adorei essa forma de consumi-lo.
Um beijo

Anônimo disse...

Que delicia! Estou aguando...babei, literalmente! Vou tentar fazer com iogurte...

Um beijo,

Silvia Vieira

Anônimo disse...

Gostei da ideia. Se colocasse uma pimenta vermelinha junto não daria um gostinho especial?
Vou experimentar

clau disse...

Eu amo estas bolinhas no azeite temperado!
E Kefir, por aqui, eu acho como um iogurt liquido, em uma rede de supermercados,Eurospin, onde tb vende um tal de leite dito "fermentado".
Mas pelo que eu entendi, vc tem os granulos de Kefir para talhar o leite: Seria isto?...
E sò continuo me perguntando como vc arranja tempo para fazer TUDO o que faz...?!
Meu dia parece ser muito, mas muito mais curto que o seu, hihihi.
Admiravel...!!
Bjs!

Neide Rigo disse...

Rui,
deve ficar bom. É só experimentar e depois me conte.

Clau, eu tenho os grãos de kefir. Mas certamente dará certo com este comprado pronto - aqui não temos. Bem, as bolinhas foi a Veronika quem fez, mas do meu kefir eu cuido todo o dia. Não se engane. Meu dia também não dá pra nada.

beijos,
N

Neide Rigo disse...

Rui,
deve ficar bom. É só experimentar e depois me conte.

Clau, eu tenho os grãos de kefir. Mas certamente dará certo com este comprado pronto - aqui não temos. Bem, as bolinhas foi a Veronika quem fez, mas do meu kefir eu cuido todo o dia. Não se engane. Meu dia também não dá pra nada.

beijos,
N

v. paulics disse...

neide, não achei que fosse sério esse negócio de colocar as bolinhas de kefir no seu blog! o seu olhar e o seu jeito de escrever transformam as coisas, dão a elas um outro sentido. fico muito feliz de ser sua vizinha, de a vida ter dado voltas para que isto acontecesse.
beijo, veronika

Anônimo disse...

Eu queria mto uma "muda" de quefir!
será que vc me arranja uma ?
Raquel

Anônimo disse...

Oi Neide t]d bem? Gost]ei dessa idéia. O que costumo fazer é temperar essa pasta de kefir com ervas finas e azeite. Depois coloco sobre rodelas de cenoura, tomate, pepino e biscoitos para petiscar. Fica ótimo! Bjs

clau disse...

Ciao Neide!
Acabei de postar o Latte de Kefir que eu tinha comentado.
E se vc quizer dar uma olhadinha no modo que ele é encontrado aqui: http://promnesis.blogspot.com/2009/03/kefir.html, ok?
Bjs!

Anônimo disse...

Será que você poderia me orientar? Ganhei há uns anos uma muda de kefir, que cultivei por um tempo. Mas comecei a achar meio forte e parei. Mas guardei uma mudinha no freezer de casa. Será que ele ainda revive?
Luciana Pellegrini

clau disse...

Neide, tornando...
Um amigo me postou um comentario, depois do seu, e me avisou que fazem doaçao de granulos de kefir ai no Brasil e me passou o endereço do site, ok?
Assim, eu lhe repasso: http://www.kefir.xpg.com.br/index.htm
Bjs!

Unknown disse...

bOM DIA, TD BEM?
MEU KEFIR É DE AGUA E SÓ COLOCO AÇÚCAR MASCAVO E TOMO A AGUA, NÃO ENTENDI AS BOLINHAS, SE PUDER ME EXPLICAR, COME-SE OS GRÃOS É ISTO?
SEGUE MEU EMAIL;MARIAMELLOCONSULTORIA@YAHOO.COM.BR
ÓTIMO DOMINGO PARA VC, BJO, MARIA

regina disse...

Isso me deu agua na boca!!!
não resisti e fui pra cozinha preparas as bolinhas um luxo!!!

Anônimo disse...

NEIDE GOSTARIA DE SABER SE O IORGUTI DE KEFIR FICA BEM CREMOSO GOSTRIA DE RECEBER MUDAS DE KEFIR DE LEITE
marazei@live.com
mande sua resposta pois aguardo c ansiedade p saber

lol disse...

legal o blog de uma olhada no nosso http://kefirbrasil.com/

brendah disse...

Vc que já cultiva kefir a algum tempo pode me tirar uma dúvida?!... Como posso consumir o grão do kerfi?! Eu comecei a cultivar agora e fico pensando mais a frente se não tiver pra quem doar ...eu li que os excessos podem ser ingeridos, mas como?

brendah disse...

Vc que já cultiva kefir a algum tempo pode me tirar uma dúvida?!... Como posso consumir o grão do kerfi?! Eu comecei a cultivar agora e fico pensando mais a frente se não tiver pra quem doar ...eu li que os excessos podem ser ingeridos, mas como?

ana disse...

Oi Neide! Amo seu blog de paixÃo!! Uma.pergunta,da pra consumir estas bolinhas em até quanto tempo? Li em um blog que até 2 semanas mas mão achei mais nenhum referência, então fiquei na dúvida. Abraços e obrigada !

Unknown disse...

Amei a matéria sobre kefir. Gostaria de saber mais sobre o consumo dos granulos de kefir.
Obrigada. Bjs

Unknown disse...

Amei a matéria sobre kefir. Gostaria de saber mais sobre o consumo dos granulos de kefir.
Obrigada. Bjs

Unknown disse...

Parece muito bom!O jeito é fazer e experimentar essa delicia!

Marcia Mynssen disse...

Olá, pesquise no Facebook "doação Kefir", que você ira encontrar vários grupos de doação de Kefir e kombucha.

Marcia Mynssen disse...

Olá, se você reside na Europa, em Portugal tem um grupo de doação de Kefir pelo Facebook, segue o link: https://m.facebook.com/profile.php?id=1663023720618212

Unknown disse...

Parece delicioso,quanto tempo pode ficar no azeite e tem q ficar na geladeira.

Kefir de Leite disse...

Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

o site é esse se interessar para alguém:

kefirdeleite.com

Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

kefirdeagua.com.br

Kefir de Leite disse...

Estou consumindo o Kefir de Leite e estou tento ótimos benefícios para a minha saúde.

Vale muito a pena consumir esse maravilhoso probiótico.