quinta-feira, 19 de março de 2009

Está aberta a temporada de pesca da sardinha

Desde primeiro de março já temos novamente sardinha fresca no mercado. Nunca resisto, gosto de comprar inteiras pra limpar em casa, assim confirmo se a carne está bem firme mesmo e as tripas, íntegras. Gosto de grelhar ou fritar em bastante óleo (neste caso, melhor não economizar no óleo - quanto mais imersas, mais sequinhas resultarão; e o óleo usado você usar pra fazer sabão). Arrumei uma extensão e liguei minha wok elétrica na mesa do jardim. Coloquei umas duas xícaras de óleo e liguei na temperatura mais alta (apesar de não ser fritadeira, funciona bem como tal). Assim, dividi o cheirinho com pássaros e borboletas enquanto meus lençois continuaram cheirosos. Fumacinha lá pro céu, peixe sequinho pra cá.
Sardinhas fritas

Não tem receita: é só abrir 6 sardinha em filés, temperar com 1/2 colher (chá) de sal ou a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino, 1 dente de alho socado e 1 colher (chá) de suco de limão rosa. Tempere só na hora de fritar. Passe por farinha de trigo (coloque num saco de papel meia xícara de farinha com os peixes e chacoalhe para grudar bem). Aqueça 2 xícaras de óleo e frite duas de cada vez até dourar. Vire para dourar do outro lado. Com arroz molinho ou como tira-gosto, uma cerveja bem gelada. E nhac.

Veja também: Bolinhos de sardinha

8 comentários:

Janna Joaninha disse...

por aqui tbm comemos muita sardinha frita! adooooro :D

Anônimo disse...

Hummm
Apesar de aqui ser uma casa de alemon, temos o Junior que é português. Aprendemos com ele a comer sardinhas grelhadas. Acho uma alternativa muito saudável ao tradicional churrasco de carnes.
Adorei o bolinho.
Beijo

clau disse...

Ah...sardinha fritinha é tudo de bom!
Minha mae faz e tempera assim quase como vc,mas depois "bate" bem na farinha de fuba: fica com uma crostinha crocante que eu nem te conto! rss
Delicia...
Bjs!

Ana Canuto disse...

Oi Neide.
Também faço com fubá, acho que é porque meus avós costumavam pescar lambaris e passavam no fubá, opis era produção caseira, portanto mais fácil e barato que o trigo.
Beijos, bom final de semana.

Neide Rigo disse...

Clau, às vezes também faço com fubá e fica uma delícia. Com farinha de mandioca fininha também fica ótimo.

Ana, tenho lambari no freezer pra fazer assim também. Vou fazer com fubá de cangica que ganhei. Hummm..

Beijos, n

Mariano disse...

Cara Neide,

Adoro sardinhas, e sempre as comi fritas, assadas ou em escabeche. Você sabe me dizer se elas ficam boas grelhadas numa chapa, em forma de filé?
Obrigado,

Mariano

Neide Rigo disse...

Oi, Mariano,´
ela é muito frágil para fazer assim, mas eu já fiz em frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite e tirei com cuidado para não desmanchar. Fica uma delícia.
Um abraço, n

SINDPROFVG disse...

Show de bola, Neide
Faz uma matéria sobre ora pro nobis. É uma delícia feita com ovo mexido. E igual a bertalha.