segunda-feira, 4 de junho de 2007

RECEITAS COM KEFIR


Quem começa a cultivar kefir, aos poucos vai descobrindo outras formas de consumi-lo. As receitas são infinitas. Basta lembrar que é parecido com o iogurte e o que se faz com um pode ser feito com o outro, com diferenças muito pequenas no resultado. Aqui em casa quase nunca sobra porque consumimos no café da manhã cotidianamente. Então tenho sempre que me programar quando quero fazer alguma coisa diferente e colocar mais leite um dia antes. No calor, ainda mais porque o leite coagula em 12 horas, gosto de fazer Lassi, um refresco indiano bem refrescante, feito originalmente com iogurte – mas com kefir fica ótimo também. É kefir batido com água, açúcar, gelo e algum aroma que pode ser fruta. A versão salgada leva cominho e ambos são companhias ideais para pratos bem apimentados, pois ameniza a picância (a caseína do leite ajuda a tirar a capsaicina, substância que faz arder, dos receptores nervosos da língua). Gosto mais da versão doce, talvez porque o cardamomo seja minha especiaria preferida. Se não tiver cardamomo, bata com erva-doce, folhinha de limão, santo capim ou menta. (depois coe). Ou invente a sua versão.

Os grãozinhos de cardamomo dão um toque cítrico maravilhoso

Lassi de Kefir
1 xícara de kefir
4 vagens de cardamomo
1 colher (chá) de água de rosas (opcional)
2 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto
1 xícara de água gelada ou mais, se quiser mais fraco
6 cubos de gelo

Abra os cardamomos e tire as sementes. Coloque-as no copo do liquidificador junto com o kefir. Ligue o aparelho e bata por cerca de 1 minuto. Junte os outros ingredientes e bata bem até a mistura ficar espumosa e o gelo, bem triturado.
Sirva em seguida em copos altos. Decore como folhas de menta. Se quiser, polvilhe um pouco de canela em pó.


Kefir com frutas
Se há coisas que compensam ter em casa no freezer, são as frutas vermelhas congeladas. Hoje podemos encontrar morangos, blueberries (mirtilos), amoras, framboesas e acerolas (esqueço de alguma?). O bom é que elas vêm soltinhas. É só tirar um punhadinho de cada vez.. No café da manhã, é quase automático, a gente coloca o kefir no liquidificador junto com as frutas e bate. Não precisa de açúcar, nem de receita, é claro. Ajuste a quantidade de frutas ao seu gosto. Banana combina bastante com estas frutas e uma combinação delas deixa a bebida bem doce e aromática. Outra fruta de que gostamos é a manga. Com mamão, por causa da papaína que reage com a proteína do leite, só fica bom imediatamente depois de batido. Com o tempo a bebida fica amarga e talhada. Como o kefir é ácido, faz um delicioso creme de abacate, sem limão. E por este mesmo motivo não fica bom com frutas muito ácidas como abacaxi, kiwi, maracujá. Mas, em compensação, com ameixas pretas em calda fica divino (as frescas também, quando estão boas, mas ultimamente estão horríveis e secas). Com granola ou sucrilhos e pedaços de frutas frescas fica bem apetitoso. Banana pode faltar neste caso.

Coalhada seca


Tirar o soro do kefir transforma-o em delicioso creme que pode ser consumido salgado, como coalhada seca, ou doce, com mel ou puro, servido com geléia de frutas vermelhas. A melhor forma que encontrei de drenar o soro foi usar coador de café, de nylon ou de pano, comprado exclusivamente para isso (já adianto que coador de papel não funciona). Para a coalhada seca, deixe escorrendo até restar um creme bem denso, que começa a desgrudar das laterais. É só tirar do coador e mexer bem para uniformizar. Um fiozinho de azeite por cima, um pão árabe quentinho e nhac.

Coador de pano a gente encontra em qualquer loja de R$ 1,99 (este paguei 1,00)

Para o queijo, deixo drenar até o ponto de coalhada seca, salgo com uma pitada de sal, mexo com um garfo e amarro o coador, formando uma trouxinha e deixo escorrer por mais 8 horas (se estiver usando coador de nylon, passe para um pano de gaze dobrado, forme a trouxinha e deixe escorrer).


Desamarre o pano e consuma assim ou role sobre ervas aromáticas frescas ou secas. Para ficar parecido com queijo árabe, passo numa mistura feita com gergelim, sal, orégano e sumac (um tempero avermelhado, bem ácido). Nada mais é que o zaathar, que pode ser encontrado pronto em lojas de tempero - só que na maioria das vezes usam ácido cítrico no lugar do sumac. Aí é só comer com pão e azeite. Bom também para sanduíche ou fazer parte de saladas.


É bom dar uma ligeira socada nos ingredientes para liberar os aromas

130 comentários:

Lince disse...

Muito bem.
Viva o Kefir!

Mari disse...

Ooi Neide,
Seu blog é uma literal delícia!
Faltou explicar para os mais desinformados (para não dizer ignorantes mesmo) o que é ...o kefir..
Mesmo sem saber direito, comi com os olhos
Ah! por sinal. Acessar os "comentários" foi beleza.
Bjs

Neide Rigo disse...

Mariângela,
a explicação sobre Kefir está no post anterior. Mas, que bom que gostou. bjs, n

Anônimo disse...

Oi Neide,

sou iniciante no preparo do kefir e gostaria de saber se para "sorar" o kefir para coalhada ou queijo é preciso deixar sorando dentro da geladeira...
Obrigada


meu e-mail: ro_massoterapia@yahoo.com.br

Plínio Freitas disse...

Que legal esse blog! adorei!
Minha rpima fez a coalhada seca, e disse que realmente fica delicioso!

Só gostria de saber receitas que da p fazer com aquele soro que o kefir produz... dá pra fazer?

Laetitia

Cláudia disse...

Ah, vou ver o post anterior. Fui direto neste. Muito legal. Adoro Lassi.

bjs

ROSA GROISMAN VIDRADA EM VIDRO disse...

Olá Neide
Até agora consumi o kefir sempre coado, sem os bichinhos...com água.
Agora tenho muita quantidade e não ficou claro para mim se ao fazer a coalhada seca ou o queijo, eles ficam dentro da massa...
Obrigada
Rosa

Unknown disse...

Neide
na confecção do queijo ou coalhada, os bichinhos vão junto?
Obrigada

Unknown disse...

Neide
quero saber se os bichinhos ficam dentro do queijo ou da coalhada
Obrigada

Anônimo disse...

Neide
querosaber se ao preparar o queijo ou a coalhada, os bichinhos ficam dentro
Obrigada

Anônimo disse...

Neide
ao preparar a coalhada ou o queijo os bichinhos ficam dentro?

Neide Rigo disse...

Oi, Rosa! Não sei se vocês fez a mesma pergunta (de diferentes jeitos) em momentos diferentes, mas elas chegaram todas juntas. Por isto estou vendo todas elas só agora. Os bichinhos são usados apenas para coalhar o leite. Eles nunca entram nas preparações. Ou seja, eles não ficam na massa, mas no novo leite a ser coalhado. Um abraço, Neide (no meu post anterior, explico tudo isto)

Sandra disse...

Olá Neide,
Só hoje vi o seu poste sobre kefir. Tenho kefir à pouco tempo e gostava de saber se já utilizou o kefir em comidas quentes, como por exemplo substituindo 1 iogurte pela mesma quantidade mas de kefir em muffins, bolos ou mesmo em receitas salgadas?
Bjs

Neide Rigo disse...

Sandra,
o kefir pode ser usado, sim, no lugar do iogurte em qualquer receita. Só que quando aquecido perde os microorganismos vivos. Só isto. bjs,n

Anônimo disse...

Olá Neide,

Meu nome é Clayton Banuls, Moro na zona Norte de São Paulo, Andei pesquisando produtos probióticos e tomei conhecimento de que KEFIR é exelente para saúde.
Gostaria de saber como posso adiquiri-lo.
Caso posa me ajudar, favor retornar para clayton_banuls@yahoo.com.br

Ps: Seu blog é uma delícia, você está de parabens.

Atenciosamente.

Clayton Banuls

Liliane disse...

Olá Boa Tarde seu blog é maravilhoso!
Sobre Kefir, adorei a matéria e gostaria de saber, caso vc tenha essa informação, como e onde poderei adquirir Kefir. Moro em Guarulhos - SP.

Grata,

Liliane

Blog da Irina disse...

Neide
Costumo usar o kefir com leite, para misturar com frutas, tipo iogurte. Mas agora o meu kefir está definhando... acho que vai falecer.
Não sei tratar do bichinho, o que devo fazer para ressucitá-lo ?
Irina

Angelica Brasil disse...

To de olho nessa receita há um tempão. Deixei juntar um montão de bichinhos e fiz a coalhada. Ia fazer queijo, mas gosto taaaaaanto de coalhada seca e ficou tãããããooooo bom q deixei o queijo pra próxima.

Ficou um espetáculo!!! Vou postar depois no meu humilde e despretensioso blog com fotos e os créditos, é claro!

Ah! Vc tá linkada no meu bloguinho.

Abraços!!!

Anônimo disse...

A minha esposa começou a tomar o kafir de leite e tem sentido uma indisposição no baixo ventre.Devo levá-la ao médico?

Anônimo disse...

moro no bairro de Rocha Miranda no Rio de Janeiro e gostaria que alguem me ajudasse a encontrar o endereço ou como encontrar o kefir eu ja usei muito mas depois de muito tempo os grãos morreram e não consigo achar eu morava em Cabo Frio la era facil encontrar portanto se alguem aqui no Rio de Janeiro poder me ajudar eu agradeço.5/08/2010

Anônimo disse...

JÁ USO O KEFIR A DOIS ANOS E AFIRMO QUE ME CUROU DE PROBLEMAS INTESTINAIS E DA VISÍCULA...POSSO INDICAR A TODOS....É EXCELENTE!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Neide .... já consumo o kefir há algum tempo e tenho usado suas sugestões ... Agradeço muito p/ sua ajuda ... Aproveito p/oferecer grãos de kefir de leite a quem puder pegar comigo , em S.Paulo - Capital ... meu email é ... mazesurian@gmail.com ...
Grata , um abço , Mazé .

Neide Rigo disse...

Mazé, obrigada pela disponibilidade. Os leitores do Come-se vão agradecer mais ainda.
Um beijo, N

Mazé... disse...

Oi Neide ... será que pode-se usar os grãos em alguma receita ??? ...
Estou com uma quantidade enorme de grãos e tenho pena de desfazer deles ...Tem alguma sugestão de como aproveitá-los , além de doá-los ??? .... agradeço se puder me informar ... um abraço ... mazé .

Neide Rigo disse...

Mazé, eu costumo deixar um tanto de grãos congelados. É sempre prudente. O excedente você pode ir batendo junto no liquidificador com frutas.

Um abraço, N

Neide disse...

Olá xará, td bem? meu nome tbm é Neide!! Achei o blog super interessante e bem explicadinho, na verdade o mais explicativo que vi na net, pois como sou novata no assunto 'kefir' procurei informações em muitos sites. Bom, gostaria de tirar algumas duvidas e, caso consiga responde-las agradeco demais!!Uma delas seria: adicionei leite frio nos grãos e antes disso lavei-os com agua da torneira... será q está errado?? e mais... mexi nos grãos com uma colher para tirar o 'iogurte', há problema em machucá-los? Abraços!!!

Neide Rigo disse...

Neide, o leite deve ser mesmo sempre frio. E pode ser até gelado. Não precisa lavar os grãos a toda troca. Basta enxaguar uma vez por semana, por exemplo, com água filtrada. E o melhor é usar utensílios de madeira ou plástico para mexer com eles. De qualquer forma, é difícil destruí-los, então pode ficar tranquila que eles sobreviverão! Um abraço, N

Anônimo disse...

Gostaria de adquirir os grãos de kefir de leite.Como faço???
Maria Bernardette
e-mail:bebemello@terra.com.br

Unknown disse...

Boa Noite,

O que podemos fazer com o soro do Kefir? Por acaso conhece alguma receita com o Kefir de água e açucar mascavo.....Sabe me dizer se com caldo de cana da para fazer?

Adilson Junior

jragrouenf@gmail.com

KATY disse...

OI.
ASSISTI UMA REPORTAGEM ONDE FALOU-SE DO KEFIR ACHEI BASTANTE INTERESSANTE E GOSTARIA DE "CULTIVAR".MAS NÃO SEI ONDE ENCONTRAR.ME AJUDE!

ArtesdaRenata disse...

OI adoro o iogurte do kefir... quando estou enjoada de consumi-lo bato ele com gelatina..dissolvo a gelatina com 250 ml de água quente espero amornar e bato no liquidificador, qdo esfiar bato novamente com o iogurte e levo a geladeira... fica maravilhoso!! chamo essa sobremesa de 'espuma do prazer' , meus filhos adoram!

MARCEL disse...

Boa tarde, ao pessoal que procura kefir e não acha doadores eu vendo, já tenho tradição no mercadolivre, meu e-mail é: rabaquini@hotmail.com

Jozilene disse...

Bom dia,

Comecei a cultivar o Kefir a menos de 1 mês, ganhei cerca de 1 colher de sopa e eles já estão aumentando.

Vi em um dos comentários que você congela por prevenção... como fazer isso??? Eles mão morrem???

No caso de uma viagem pode congelá-los, ou eu posso deixar na geladeira por uma semana que eles não vão morrer??

Desde já agradeço a atenção!
Jozilene

Anônimo disse...

Solange:

Maravilhaaaa!!!
Estou usando kefir 2 meses e estou notando diferenças.Ex:Tinha manchinhas brancas nas unhas das mãos,estão saindo.
Outra...fiz um delicioso bolo do kefir,ficou uma maravilhaaa!

cemore@terra.com.br disse...

Olá Neide, sou novata c Kefir e num primeiro momento foi tudo ótimo, adorei. Não sei o q houve mas parece que eles morreram. Antes faziam um produto cremoso e passaram a ficar ralo e aguado como uma água cheia de grumos. Pedi q me dessem de volta uma esponjinha e recomecei. Voltei a ter o Produto cremoso novamente. Estou com medo de perde-lo novamente e nao consigo q eles reproduzam novamente. Continuo com uma so esponja.Já procurei as razoes mas não encontrei. Moro no Maranhão e não conheço ninguém aqui q os cultive. Vc pode me ajudar. Agradeço antecipado. Se eu puder falar c vc
adoraria pois sou idosa e não sei mexer mto bem c internet. Celia

Anônimo disse...

OLA GENTE...TENHO O KEFIR AGUA...ESTOU DOANDO P QUEM QUEIRA E SO PEDIR NO MEU EMAIL kissilaejosiel@hotmail.com pois eles aumentam muito,e nao sei mais onde colocar....ja doei p toda minha familia,sem contar os beneficios que me tem feito...curei da gastrite,e serve p muitas outras doenças....tomo todo dia 01litro de kefir...entao ate mais..

Alessandra disse...

OI gente gostaria de saber se alguem pode fazer uma doaçao de kefir pra min,já procurei a em lojas de produtos naturais e naõ achei,ssou de Saõ Paulo ,zona norte,posso ir buscar pessoalmente ou arcar com as despesas de envio,desde já agradeço,meu imail.
mendesalessandra2007@ig.com.br.

Anônimo disse...

Boa tarde,
ja ouvi diversos comentarios sobre os beneficios do KEFIR. Tenho DIABETES ha 51 anos e ultimamente estou um pouco desequilibrada nas minhas glicemias. Minha irma ja utiliza o Kefir ja faz algum tempo e comentou comigo sobre os beneficios do Kefir e porque nao experimenta-lo. Moro em Blumenau, SC e nao conheco ninguem que utilize por aqui. Usufruo de produtos naturais para controle da diabete mas a insulina eu nao posso substitui-la, ainda, infelizmente. Gostaria de melhorar minhas glicemias, apesar da dieta que ja sigo e de outros remedios que tbm utilizo. A DIABETE, com o tempo, desencadeia alguns probleminhas em outros orgaos e gostaria de poder adia-los ou melhor nao deixar que me acometam.
VOCES CONHECEM E PODEM ME INDICAR ALGUEM AQUI EM BLUMENAU QUE CULTIVE KEFIR (LEITE)????? Segue meu e-mail para que a pessoa possa entrar em contato comigo: beaferra403@gmail.com Muitissimo obrigada.
Beatriz Ferrari

valeria disse...

Nao sei se vce ainda da doaçoes de kefir, caso afirmativo gostaria que vce entrasse em contato comigo,obrigado Valeria o meu email
n.valeria.ferreira@hotmail.com

LuciaMaciel disse...

Olá Neide,

Alguém pode doar grão de kefir pra mim.

mpmlucia@yahoo.com.br

Obrigada
Aguardo resposta

Angelyne disse...

Oi Neide, também estou interessado em encontrar doadores de kefir.
Por favor, me informe.
Grata,
Angelyne

Kefir Saude disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kefir Saude disse...

OLÁ PESSOAL QUEM ESTIVER A PROCURA DO KEFIR EU OS TENHO PARA DOAÇÃO
TANTO O KEFIR DE LEITE COMO O KEFIR DE AGUA
SO ENVIAR E-MAIL PARA
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
NO ASSUNTO COLOCAR KEFIR DOAÇÃO
ESTOU A DISPOSIÇÃO DE TODOS
GRANDE ABRAÇO E MUITA SAUDE COM KEFIR
DILZA

Anônimo disse...

Ola Neide, tudo bem?

Lembrando aos seus seguidores e visitantes em busca de kefir, ENVIO PELOS CORREIOS, o KEFIR de Leite e de Água para todo o Brasil, mediante o pagto das despesas de embalo e postagem. Por e-mail envio o Manual do Kefir com mais de 80 paginas desenvolvido na Faculdade e com muitas dicas e Receitinhas.
Forneço um Blog com informações atualizadas e pesquisas sobre os grãos e uma comunidade no Orkut com mais de 500 Receitas chamados: Amigos do KEFIR.
Contato: Sueli / Ziza
E-mail: zizasu@ig.com.br

Anizete Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi Neide Tudo bem? Moro em Várzea Grande MT fiquei sabendo sobre o Kefir e gostaria de recebe-lo para usufruir de seus benefícios para mim e para meu filho que é PNES se tiver custos favor informar.obrigada

Anônimo disse...

oi Neide Tudo bem? meu nome é Anizete eu Moro em Várzea Grande MT fiquei sabendo sobre o Kefir e gostaria de recebe-lo para usufruir de seus benefícios para mim e para meu filho que é PNES se tiver custos favor informar.obrigada.
anizete@yahoo.com.br

Kefir Saude disse...

OLÁ NEIDE E LEITORES ,
SO LEMBRANDO AOS QUE PROCURAM PELO KEFIR
ENVIO PARA TODO BRASIL E TENHO OS 2 TIPOS, AGUA E LEITE
TAMBEM TENHO INUMERAS RECEITAS POSTADAS NAS MINHAS COMUNIDADES E EM MEU BLOG KEFIR SAUDE
SO ENVIAREM E-MAIL PARA MIM SOLICITANDO A DOAÇÃO
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
POR FAVOR COLOCAREM NO ASSUNTO KEFIR DOAÇÃO
GRATA
SAUDE A TODOS
DILZA

Nany's Doces & Salgados disse...

Tenho Kefir do leite para doação, podem me colocar na lista de Doadores?
Elaine Matos , cidade Palhoça-SC, e-mail: nanysc@hotmail.com Só faço doação pessoalmente pois não consigo ir ao correio ok

Psilocybe Cubensis disse...

Doação de Kefir, História do Kefir http://kefirbrasil.com/

Psilocybe Cubensis disse...

http://kefirbrasil.com/como-comprar-kefir/ conheça nosso blog :D

Kefir Brasil disse...

muito legal o blog, não interessa uma parceria ? Kefir Brasil

lol disse...

estou vendo outros posts, realmente sensacional seu blog Kefir

Kefir Saude disse...

RECEBAM EM MÃOS PESSOALMENTE OU PARA QUALQUER LOCALIDADE PELO CORREIO
TENHO OS 2 TIPOS DE KEFIR( ÁGUA E LEITE)
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

http://www.facebook.com/KefirSaude

Valmaq Refrigeração disse...

Ola , gostaria que vc receita , quantidade , tempo de preparo e etc .... coloca-se como faz a coalhada e o queijo

Anônimo disse...

ola bom dia , eu queria saber se quem ta fazendo tratamento contra o alcoolismo pode beber kefir de agua se puder me responder eu ficaria muito grata beijos

Unknown disse...

Olá obrigado pelas dicas
Experimentei kefir ontem pela 1vez e detestei....aquele sabor a azedo! Deixei a fermentar 24horas, será que com esses batidos vai retirar esse sabor a azedo ? Alguém tem receitas simples para um novato?
Obrigado

Kefir Saude disse...

OLÁ, PARA QUEM PROCURA PELO KEFIR DE LEITE / ÁGUA E O KOMBUCHÁ AGORA VOLTANDO ANVIAR TAMBEM O CASPIAN (CSY)
ENVIO PARA TODO BRASIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Kefir Saude disse...

OLÁ, PARA QUEM PROCURA PELO KEFIR DE LEITE / ÁGUA E O KOMBUCHÁ AGORA VOLTANDO ANVIAR TAMBEM O CASPIAN (CSY)
ENVIO PARA TODO BRASIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Kefir Saude disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dilza disse...

Ola,
para quem está procurando o kefir


Tenho
KEFIR DE LEITE.
KEFIR DE ÁGUA.
KOMBUCHÁ
CASPIAN SEA IOGURTE(matsone)
FILMJÖLK

ENVIO PARA TODAS AS REGIOES
entre em contato:

dilzaanjoevida@msn.com
dilzaanjoevida@hotmail.com
dilzaanjoevida@gmail.com

Att
Dilza

Anônimo disse...

Como adquirir ou doar grãos de kefir:
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br(external link) (Blog - Lista de doadores no Brasil e Portugal)
http://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico(external link) (Facebook - Perfil do blog KEFIR Alimento Probiótico)
fazendo_kefir-subscribe@yahoogrupos.com.br (Yahoo Grupos - Lista de doadores)
Pedido de doação no site Roxwolf

Kefir Saude disse...

Ola,
para quem está procurando o kefir
entrega de 3 a no maximo 5 dias , sem fila de espera



Tenho
KEFIR DE LEITE.
KEFIR DE ÁGUA.
KOMBUCHÁ
CASPIAN SEA IOGURTE(matsone)
FILMJÖLK

ENVIO PARA TODAS AS REGIOES
entre em contato:

dilzaanjoevida@msn.com
dilzaanjoevida@hotmail.com
dilzaanjoevida@gmail.com

minha pagina no facebook

https://www.facebook.com/KefirSaude

Att
Dilza

Anônimo disse...

Vou viajar. Como faco p meus bichinhos não morrerem? Ouvi falar q posso congelar, é verdade? E qual o procedimento?

KEFIR SAUDE disse...

Para a pessoa que pediu socorro, pois vai viajar, veja aqui:


https://www.facebook.com/KefirSaude/photos/a.134952763311678.27252.129965410477080/375423499264602/?type=1&theater


e aqui:

https://www.facebook.com/KefirSaude

Pode tirar duvias direto comigo tambem no meu e-mail

DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
DILZAANJOEVIDA@GMAIL.COM

Anaestrela disse...

como assim BICHINHOS??
estão falando das bactérias?
q bichinhos são esses?
valeu...

jerusa disse...

amo tdo por aqui!aprendo mto c vc!!!

Charito Peraza disse...

Faz um bom tempo que eu não te escrevo, mais recentemente ganhei a isca do kefir, e estou amando

Unknown disse...

Não se vende Kefir!!! Please!!!

Unknown disse...

Não se vende Kefir!!! Please!!!

Unknown disse...

Não se vende Kefir!!! Please!!!

Unknown disse...

Oi Neide, o seu blog é massa. Eu já uso essa técnica do coador e adoro. Tive um problema no estomago no início, prq tenho sensibilidade a lactose. Mas agora coado ficou tdo melhor. Eu agora estou procurando receitas p/ utilizar o meu Kefir e no seu blog as receitas estão claras e apetitosas. Adorei!!

Unknown disse...

Ah... preciso de doação de kefir de água, to seca de vontade dessas receitas maravilhosa !!! Simone, de Batatais/Sp ( perto de Ribeirão Preto ) , sibtsoli@bol.com.br ou 16 99139-6529

Aguardo !!!! Muito obrigada, blog maravilhoso !!!!

Unknown disse...

no face tem grupos

Unknown disse...

no face tem grupos

Anônimo disse...

Olá Me chamo Paula.
Ganhei o Kéfir à 3 dias eu e meu marido estamos amando...Vou querer ser doadora.(Ctba)
Beijos a todos.
Parabéns pelo blog.
Amei as receitas.....dizem que dá para fazer molho para salada né...cream cheese (é a coalhada seca?É a mesma coisa?)

Unknown disse...

Boa noite, estou adorando as receitas!!
Comecei a cultiva los fazem duas semana s e estou um pouco perdida, sem receitas!! Tem receitas de doces e pães por favor??

Unknown disse...

Boa noite, estou adorando as receitas!!
Comecei a cultiva los fazem duas semana s e estou um pouco perdida, sem receitas!! Tem receitas de doces e pães por favor??

Camila disse...

Bom dia, Neide

O que não ficou claro pra mim é: quanto tempo devo deixar o kefir no leite para que ele fique no ponto ideal para fazer a coalhada de Kefir?!

Obrigada,

Kefir Saude disse...

Camila, é de 12 até 48 horas, sendo que quanto mais tempo ele ficar fermentando mais ficará a acido e também depende muito do clima, se calor ele fermenta muito rápido. você deve ir fazendo as experiencias do tempo para saber qual paladar deseja e qual resultado no organismo ele trará, pois muitas pessoas fala que menos tempo solta o intestino e mais tempo prende, mas este fator não é regra, cada pessoa responde de maneira diferente e também tem que se ficar atenta ao inicio do consumo que tem que ser gradual, começa com 100 ml e a cada 3 dias sobe 50 ml isto é necessário para que teu organismo não tenha reação desagradável pois ele desintoxica o organismo e no inicio vc pode observar algum comportamento diferente no teu corpo nada que seja grave, mas vale apenas prestar atenção a este fato
se desejar mais informações e mesmo obter o kefir
estou aqui
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
https://www.facebook.com/KefirSaude/

jadislan disse...

Tenho Kefir de água e tenho usado com frutas, como suco e também experimentado algumas receitas para refrigerante. Vou experimentar o de leite também. Fiquei com dúvida, quando vc fala em colocar 1 xícara de kefir, são de grãos ou do liquido já coado? Também fico em dúvida sobre quanto de kefir é necessário para fermentar cada litro de leite ou de água.

Professora Railenne disse...

Tenho kefir de água
Quem tiver interesse pode me procurar pelo email: railenne.taio@yahoo.com.br

Professora Railenne disse...

Tenho kefir de água
Quem tiver interesse pode me procurar pelo email: railenne.taio@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bem-vindo para o médico Walter clínica. Você quer vender seu rim ou de outros órgãos se sim aplicar para uma venda hoje e você vai ser dada a máxima satisfação que me need.Contact via e-mail: doctorwalterclinic@gmail.com

Silvana disse...

Dilza, bom dia! Tenho notado que a ingestão de kefir de leite tem provocado uma dilatação da minha barriga além do normal. São os carbonatos da fermentação? Como evitar essa reação desagradável? Se deixo o kefir apenas 24 horas ele coalha levemente e ainda possui muita lactose. Se deixo mais tempo, a lactose diminui mas adquire mais gás. Se puder me ajudar, agradeço imensamente. Obrigada!

Silvana disse...

Dilza, bom dia! Tenho notado que a ingestão de kefir de leite tem provocado uma dilatação da minha barriga além do normal. São os carbonatos da fermentação? Como evitar essa reação desagradável? Se deixo o kefir apenas 24 horas ele coalha levemente e ainda possui muita lactose. Se deixo mais tempo, a lactose diminui mas adquire mais gás. Se puder me ajudar, agradeço imensamente. Obrigada!

Kefir Probiótico Brasil disse...

Olá amigos, eu tentei doação e não consegui de forma alguma, então encontrei uma loja online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

kefirdeleite.com

ou

tibicos.com.br

Anônimo disse...

Pode me mandar o manual
dagkoliveira@hotmail.com
Obrigada

Laura disse...

Gostaria também de ter o manual, por favor. Estou me iniciando no kefir e será uma enorme ajuda. Obrigada

mello.guga@gmail.com

Rosa disse...

Sou de guarulhos caso alguém tenha interesse tenho kefir de leite. Parra.rosa@gmail.com

Unknown disse...

Pra quem é de bh, tenho o kefir de leite pra doar...
email akaldeirah64@gmail.com

Kefir Saude disse...

Ola, quem desejar receber eu tenho e envio para todas as regiões do Brasil
basta enviar um e-mail para dilzaanjoevida@msn.com
ou entrar em contato via whats 44 991136970
Tenho o kefir para leite e KEFIR para água, O kOMBUCHA
E quem desejar fazer kefir com leite de coco é so me avisar que mando junto com o manual um guia de para leites vegetais e todo o passo á passo para fazer com leite de coco
Abraços a todos

oswaldohenrique@hotmail.com.br disse...

Kefir é excelente.

Unknown disse...

Olá, Neide! Estou usando kefir há pouco tempo. Acho meus grãos poucos. Como fazer para que eles aumentem?

Flávia Diniz disse...

Kefir é um probiotico. Igual aqueles que tem no yakult. A gente coloca eles no leite e o leite fica igual iogurte. dai coa e ciloca eles em um novo leite e assim por diante. é adquirido através de doação pois eles aumentam a quantidade a cada dia.

Flávia Diniz disse...

Eu fiz o creme cheese e ficou amargo, que será q eu errei? como evitar o amargor? grata.

Anônimo disse...

Oi Flávia estou consumindo faz uma semana e descobri que o amargo é devido ao tempo de fermentação, se fizer a de 12h não fica amargo.

Kefir Saude disse...

Ola pessoal que procura pelo kefir entrem em contato envio para todo Brasil
Kombucha, kefir de leite e kefir de água e também o levaim para massas
meu whats 44 991136970
kefirprobioticolive@gmail.com

Unknown disse...

Mas pra congelar tenho que deixá lo com leite ou só os grãos? Em plástico ou vidro?

Kefir Saude disse...

LUDIMILA ENTRA NESTA PAGINA QUE TME TODO O PASSO A PASSO DE CONGELAMENTO DO KEFIR TANTO DE LEITE COMO PARA ÁGUA
https://www.facebook.com/KefirSaude/

Anônimo disse...

GENTE É UM ABSURDO VENDER ALGO QUE É DOADO! RECEBI UMA DOAÇÃO HOJE E ASSIM QUE TIVER MUITOS VOU DOAR.

Marta Grechi disse...

Ja li que pode come-los! Pesquisa sobre isso! De vez em quando eu como uma colher ou meia deles!

Matilde disse...

Muito interessante esse artigo. Gostei muito de toda a informação adquirida nele, parabéns!Recentemente publiquei um Artigo sobre o Kefir e outros produtos probióticos se quiser dar uma olhadela.

Unknown disse...

Você precisa de um empréstimo urgente para financiar seu negócio ou para qualquer finalidade? Somos credores de empréstimos licenciados, legítimos e internacionais Oferecemos empréstimos a empresas, empresas e indivíduos a uma taxa de juros acessível de 2%, Pode ser um empréstimo a curto ou longo prazo ou mesmo se você tiver crédito ruim, Vamos processar seu empréstimo assim que recebermos sua solicitação. Somos uma instituição financeira independente. Construímos uma excelente reputação ao longo dos anos no fornecimento de vários tipos de empréstimos a milhares de nossos clientes. Oferecemos serviços de empréstimos garantidos de qualquer montante para cidadãos e não cidadãos, oferecemos empréstimos pessoais fáceis, empréstimos comerciais / comerciais, empréstimos para automóveis, financiamento de leasing / equipamento, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos para habitação, etc.para todos os cidadãos e não cidadãos. um histórico de crédito bom ou ruim. Se você está precisando de um empréstimo urgente, contate-nos agora no endereço de e-mail da nossa empresa (lindamooreloans@gmail.com). Você pode enviar-nos um e-mail com suas informações. Envie-me um e-mail hoje e você ficará feliz. WHATSAPP: +19292227999 OU EMAIL: lindamooreloans@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,
Senhora Linda Moore.
Gerente de empresa

FRED LARRY LOAN FIRM disse...

Inscreva-se agora para empréstimo rápido e acessível

Você está procurando um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, hipoteca, empréstimos de carro, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos não garantidos, capital de risco, etc. Ou você foi negado um empréstimo por um banco ou uma instituição financeira, não se preocupe, estamos aqui Para tornar seu sonho realidade, Fred Larry empresa de empréstimo é certificada e garantida, oferecemos empréstimo a indivíduos e empresa a taxa de juros acessível de 3%; variando de £ 500.000,00 a £ 500.000.000.000,00. venha e tenha seu testemunho. Para mais informações contacte-nos em (fredlarryloanfirm@gmail.com) ou (fredlarryloanfirm@hotmail.com)

Número Whatssap: +2347061892843
Skype: fredlarry12

Assinado
Gerente
Mr Fred Larry

FRED LARRY LOAN FIRM disse...

Inscreva-se agora para empréstimo rápido e acessível

Você está procurando um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, hipoteca, empréstimos de carro, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos não garantidos, capital de risco, etc. Ou você foi negado um empréstimo por um banco ou uma instituição financeira, não se preocupe, estamos aqui Para tornar seu sonho realidade, Fred Larry empresa de empréstimo é certificada e garantida, oferecemos empréstimo a indivíduos e empresa a taxa de juros acessível de 3%; variando de £ 500.000,00 a £ 500.000.000.000,00. venha e tenha seu testemunho. Para mais informações contacte-nos em (fredlarryloanfirm@gmail.com) ou (fredlarryloanfirm@hotmail.com)

Número Whatssap: +2347061892843
Skype: fredlarry12

Assinado
Gerente
Mr Fred Larry

Anônimo disse...

CONHEÇA NOSSOS PROBIÓTICOS
KEFIR DE LEITE
KEFIR DE ÁGUA
CASPIAN SEA
KOMBUCHA
LEVAIN- LEVEDURA

https://www.facebook.com/KefirSaude/videos/1173430786130532/

CONHEÇA NOSSOS PROBIÓTICOS KEFIR DE LEITE KEFIR DE ÁGUA CASPIAN SEA KOMBUCHA LEVAIN- LEVEDURA https://www.facebook.com/KefirSaude/videos/1173430786130532/ disse...

CONHEÇA NOSSOS PROBIÓTICOS
KEFIR DE LEITE
KEFIR DE ÁGUA
CASPIAN SEA
KOMBUCHA
LEVAIN- LEVEDURA

https://www.facebook.com/KefirSaude/videos/1173430786130532/

Unknown disse...

We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

We Have Loan Programs Tailored For Any Profile And You've Come To The Right Place To Satisfy Your Business Needs. If Your Company Or You Know Of Any Company With Viable Projects / Proposals That Needs Financing, Kindly Write Us With The Loan Requirement. Please, Contact Us For More Information: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

Kindly write us back with the loan information;
- Complete Name:
- Loan amount needed:
- Loan Duration:
- Purpose of loan:
- City / Country:
- Telephone:
- How Did You Hear About Us:

Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

Unknown disse...

Amei suas dicas!! Achava que tinha q tirrar o soro pra comer com as frutas.

Mr. Joshua disse...

Eu sou a Sra. Linda Moore, uma corretora de empréstimos certificada, ofereço empréstimos a pessoas físicas e ao setor público que precisam de assistência financeira com uma taxa de juros baixa de 2%. Bad crédito aceitável, os Termos e Condições são muito simples e atencioso.Você nunca vai se arrepender de nada nesta transação de empréstimo, porque eu vou fazer você sorrir. Nossa empresa registrou muitos avanços na prestação de serviços financeiros de primeira classe para nossos clientes, especialmente na área de distribuição de empréstimos e provisão de capital para pessoas físicas e jurídicas. Nós recuperamos as indústrias em dificuldades e apoiamos as boas ideias de negócio, fornecendo fundos para o seu arranque. Temos uma rede de investidores dispostos a fornecer fundos de qualquer valor a indivíduos e organizações para iniciar negócios e operações. E-mail: lindamooreloans@gmail.com Eu quero que você entenda o fato de que eu Sra. Linda Moore está fora para ajudar o privilégio menos financeira para voltar ao caminho certo, fornecendo todos os tipos de empréstimos para eles (EG) hipotecas, empréstimos para habitação empréstimos de negócio, empréstimos de crédito ruins, empréstimos comerciais, empréstimos de capital de giro, empréstimos de construção, empréstimos de carro, empréstimos de hotel e empréstimos estudantis, o que você está esperando o mais cedo possível por que você não tenta a Sra. Linda Moore? e estar livre de dívidas qualquer cliente interessado deve entrar em contato comigo o mais rapidamente possível (lindamooreloans@gmail.com) e eu vou ajudá-lo com o seu montante do empréstimo desejo bem, e-mail me hoje e você será feliz que você fez. Email Me agora on- lindamooreloans@gmail.com Ou whatsapp- +19292227999.

Unknown disse...

Gente do céu, minha mãe ganhou uma colher de chá de kerfir e em menos de um mês ele triplicou de volume, ela ia começar a jogar fora. Vou dar essa idéia pra ela doar, mas o leite aqui é muito caro. Ninguém vai querer. Vou dizer pra ela fazer todas essas receitas.

Amei o blogue.

Que viva o Kerfir e nós 💗💖💓💕

Anônimo disse...

Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

Kefir de Leite disse...

Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

o site é esse se interessar para alguém:

kefirdeleite.com

Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

kefirdeagua.com.br

Kefir de Leite disse...

Estou consumindo o Kefir de Leite e estou tento ótimos benefícios para a minha saúde.

Vale muito a pena consumir esse maravilhoso probiótico.

george disse...

Você precisa de um empréstimo urgente de qualquer tipo? Empréstimos para liquidar dívidas ou precisar emprestar seu dinheiro. Para melhorar seus negócios, você foi rejeitado por outros bancos e instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo ou hipoteca? Este é o lugar para procurar, estamos aqui para resolver todos os seus problemas financeiros. Nós emprestamos dinheiro para o público. Precisa de ajuda financeira com um credor ruim e precisa de dinheiro. Para pagar por um investimento comercial a uma taxa razoável de 2%, deixe-me usar este método para informá-lo de que estamos fornecendo assistência confiável e útil e estaremos prontos para lhe emprestar. Entre em contato conosco hoje por e-mail: (georgeanderson.loanfirm255@gmail.com)

Oferecer empréstimo.

drmercyhospital disse...

Este é um anúncio para o público em geral, estamos interessados em
comprando rins e trabalhando com diferentes doadores de rim para poder economizar
nossos pacientes, se você estiver interessado em vender um rim, entre em contato conosco, então
podemos confirmar se você é compatível para doar um rim ao nosso paciente e
grandes recompensas aguardam todos os doadores.

Entre em contato conosco em nosso e-mail: Drmercyhospital686@gmail.com
                                         nephrologyspecialist12@yahoo.com
ou entre em contato pelo whatsapp: 2348100367800

Unknown disse...

Olá,

Você precisa de um empréstimo confortável para sua satisfação? Oferecemos um empréstimo com taxa de juros acessível de 3% para mutuários locais e internacionais. Somos certificados, confiáveis, confiáveis, eficientes, rápidos e dinâmicos e trabalhamos juntos. concedemos um empréstimo de longo prazo de 2 a 50 anos, no máximo.

Você precisa de um empréstimo direto, fácil e acessível para pagar dívidas, iniciar um negócio ou por algum outro motivo? Nesse caso, entre em contato com sua solicitação de empréstimo.

Esta oferta é para pessoas sérias.

Entre em contato conosco, se você estiver interessado, via: Email: easyloanfirm2020@gmail.com


Somos certificados,
confiável, confiável, eficiente, rápido e dinâmico.

Cumprimentos,
Derek Douglas
easyloanfirm2020@gmail.com



3% Oferta de empréstimo simples e acessível

mauro disse...

oferta de empréstimo em 48 horas.
Oi Você tem problemas financeiros? E aqueles que têm problemas para obter empréstimos de capital de bancos locais e outras instituições financeiras. Por favor, consulte este endereço de e-mail: maurogiovanni00@gmail.com

whatsapp: +55 11 97 6315 893

mauro disse...

oferta de empréstimo em 48 horas.
Oi Você tem problemas financeiros? E aqueles que têm problemas para obter empréstimos de capital de bancos locais e outras instituições financeiras. Por favor, consulte este endereço de e-mail: maurogiovanni00@gmail.com

whatsapp: +55 11 97 6315 893

Marilene disse...

Sempre tira o kefir eles servem apenas para fazer mais coalho,yogurt etc.... vc pode doar um pouco do seu kefir para outras pessoas.

Mrs. McCarthy Juan disse...

TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

Gerald Mizrahi disse...

BEM-VINDO À ORGANIZAÇÃO DA IRMANDADE DE ILLUMINATI.

Acredito que todos nós temos um sonho, um sonho de nos tornarmos algo grande na vida, tantas pessoas morrem hoje sem realizar seus sonhos. Alguns de nós estão destinados a se tornar presidentes de nossos vários países ou a se tornar. um dos maiores músicos, jogadores de futebol, políticos, empresários, comediantes do mundo ou para ser ajudante de outras pessoas em necessidade Nota; membros recém-recrutados têm direito a grandes benefícios e recompensas. Não há sacrifício humano. Se você estiver realmente interessado em participar do illuminati, entre em contato conosco hoje para obter mais informações WhatsApp: +1 (234) 248-7286 OU +1(773)798-0522
Email: illuminatikingdomempire@gmail.com

ASSURANCEFINANCELOAN disse...

OSIGURANJE FOREX TRGOVANJE 📉 ULAGANJE I KRIPTO VALUTA 🌐 MJENJA💥 . WORLD WILD, [12.11.2021. 23:06]
OSIGURANJE FOREX TRGOVANJE 📉 ULAGANJE I KRIPTO VALUTA 🌐 MJENJA💥 . WORLD WILD, [7/11/2021 16:21 PM]
Ovo je BITCOIN OBITELJ 📊Mi nismo samo najbolji, držimo svoju riječ! 🔥🔥 Nastavite ulagati kako biste nastavili zarađivati ​​🔥✅
Ne gledajte druge, postavite svoje ulaganje sada.
Za početak kontaktirajte
👇👇
☎️ t.me/kenneth_Cecilia0
☎️ t.me/kenneth_Cecilia0

Telegram
OSIGURANJE FOREX TRGOVANJE 📉 ULAGANJE I KRIPTO VALUTA 🌐 MJENJA💥 . SVIJET DIVLJA
Profesionalni trgovac / binarni stručnjak / Forex. naš cilj je pružiti potvrđeni dobitak 💹 Molimo kontaktirajte nas NA kennethceciliao@yahoo.com ili whatsapp
+34612587829

ASSURANCEFINANCELOAN disse...

certificirana kreditna organizacija koja nudi zajam pojedincima i surađuje
tijela kojima je potreban zajam za mala poduzeća, osobna ulaganja s
kamatna stopa od 3%. Naša franšiza uključuje lokalnu, međunarodnu i božićnu
krediti pojedincu u cijelom svijetu. Također poslujemo putem online računa
prijenos globalno. Naša zaštitna riječ je poštenje i povjerenje. Za više informacija
ili upite Molimo kontaktirajte nas NA kennethceciliao@yahoo.com ili WhatsApp
+34612587829

Kefir Saude disse...

Kefir de água
kefir de leite
kombucha
caspian sea
levain
enviamos para todo Brasil
temos muitas dicas e receitas infinitas

peça teu Probiótico

nosso zap 44991136970

Tasha Edwards disse...

Tenho o prazer de recomendar este credor legítimo e de alta reputação, de quem obtive meu empréstimo de $ 70.000,00 e posso recomendá-lo a qualquer pessoa que precise de um empréstimo. Este endereço de e-mail: princeloiusloanhelp@gmail.com ou WhatsApp para este número +1 ( 774)272-6345

Kefir Saude disse...

Kefir de água
kefir de leite
kombucha
caspian sea
levain
enviamos para todo Brasil
temos muitas dicas e receitas infinitas

peça teu Probiótico

nosso zap 44991136970

de linhas histórias e memórias disse...

Com o soro, da pra fazer Yakult. Mistura essência de baunilha e de laranja.

Hereby disse...

Repayment options for loans is essential for managing finances effectively. With various options available, such as fixed-rate, variable-rate, or income-driven repayment plans, borrowers can tailor their repayment strategy to suit their financial situation and goals.