segunda-feira, 4 de junho de 2007

RECEITAS COM KEFIR


Quem começa a cultivar kefir, aos poucos vai descobrindo outras formas de consumi-lo. As receitas são infinitas. Basta lembrar que é parecido com o iogurte e o que se faz com um pode ser feito com o outro, com diferenças muito pequenas no resultado. Aqui em casa quase nunca sobra porque consumimos no café da manhã cotidianamente. Então tenho sempre que me programar quando quero fazer alguma coisa diferente e colocar mais leite um dia antes. No calor, ainda mais porque o leite coagula em 12 horas, gosto de fazer Lassi, um refresco indiano bem refrescante, feito originalmente com iogurte – mas com kefir fica ótimo também. É kefir batido com água, açúcar, gelo e algum aroma que pode ser fruta. A versão salgada leva cominho e ambos são companhias ideais para pratos bem apimentados, pois ameniza a picância (a caseína do leite ajuda a tirar a capsaicina, substância que faz arder, dos receptores nervosos da língua). Gosto mais da versão doce, talvez porque o cardamomo seja minha especiaria preferida. Se não tiver cardamomo, bata com erva-doce, folhinha de limão, santo capim ou menta. (depois coe). Ou invente a sua versão.

Os grãozinhos de cardamomo dão um toque cítrico maravilhoso

Lassi de Kefir
1 xícara de kefir
4 vagens de cardamomo
1 colher (chá) de água de rosas (opcional)
2 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto
1 xícara de água gelada ou mais, se quiser mais fraco
6 cubos de gelo

Abra os cardamomos e tire as sementes. Coloque-as no copo do liquidificador junto com o kefir. Ligue o aparelho e bata por cerca de 1 minuto. Junte os outros ingredientes e bata bem até a mistura ficar espumosa e o gelo, bem triturado.
Sirva em seguida em copos altos. Decore como folhas de menta. Se quiser, polvilhe um pouco de canela em pó.


Kefir com frutas
Se há coisas que compensam ter em casa no freezer, são as frutas vermelhas congeladas. Hoje podemos encontrar morangos, blueberries (mirtilos), amoras, framboesas e acerolas (esqueço de alguma?). O bom é que elas vêm soltinhas. É só tirar um punhadinho de cada vez.. No café da manhã, é quase automático, a gente coloca o kefir no liquidificador junto com as frutas e bate. Não precisa de açúcar, nem de receita, é claro. Ajuste a quantidade de frutas ao seu gosto. Banana combina bastante com estas frutas e uma combinação delas deixa a bebida bem doce e aromática. Outra fruta de que gostamos é a manga. Com mamão, por causa da papaína que reage com a proteína do leite, só fica bom imediatamente depois de batido. Com o tempo a bebida fica amarga e talhada. Como o kefir é ácido, faz um delicioso creme de abacate, sem limão. E por este mesmo motivo não fica bom com frutas muito ácidas como abacaxi, kiwi, maracujá. Mas, em compensação, com ameixas pretas em calda fica divino (as frescas também, quando estão boas, mas ultimamente estão horríveis e secas). Com granola ou sucrilhos e pedaços de frutas frescas fica bem apetitoso. Banana pode faltar neste caso.

Coalhada seca


Tirar o soro do kefir transforma-o em delicioso creme que pode ser consumido salgado, como coalhada seca, ou doce, com mel ou puro, servido com geléia de frutas vermelhas. A melhor forma que encontrei de drenar o soro foi usar coador de café, de nylon ou de pano, comprado exclusivamente para isso (já adianto que coador de papel não funciona). Para a coalhada seca, deixe escorrendo até restar um creme bem denso, que começa a desgrudar das laterais. É só tirar do coador e mexer bem para uniformizar. Um fiozinho de azeite por cima, um pão árabe quentinho e nhac.

Coador de pano a gente encontra em qualquer loja de R$ 1,99 (este paguei 1,00)

Para o queijo, deixo drenar até o ponto de coalhada seca, salgo com uma pitada de sal, mexo com um garfo e amarro o coador, formando uma trouxinha e deixo escorrer por mais 8 horas (se estiver usando coador de nylon, passe para um pano de gaze dobrado, forme a trouxinha e deixe escorrer).


Desamarre o pano e consuma assim ou role sobre ervas aromáticas frescas ou secas. Para ficar parecido com queijo árabe, passo numa mistura feita com gergelim, sal, orégano e sumac (um tempero avermelhado, bem ácido). Nada mais é que o zaathar, que pode ser encontrado pronto em lojas de tempero - só que na maioria das vezes usam ácido cítrico no lugar do sumac. Aí é só comer com pão e azeite. Bom também para sanduíche ou fazer parte de saladas.


É bom dar uma ligeira socada nos ingredientes para liberar os aromas

60 comentários:

Lince disse...

Muito bem.
Viva o Kefir!

Mariângela disse...

Ooi Neide,
Seu blog é uma literal delícia!
Faltou explicar para os mais desinformados (para não dizer ignorantes mesmo) o que é ...o kefir..
Mesmo sem saber direito, comi com os olhos
Ah! por sinal. Acessar os "comentários" foi beleza.
Bjs

Neide Rigo disse...

Mariângela,
a explicação sobre Kefir está no post anterior. Mas, que bom que gostou. bjs, n

Anônimo disse...

Oi Neide,

sou iniciante no preparo do kefir e gostaria de saber se para "sorar" o kefir para coalhada ou queijo é preciso deixar sorando dentro da geladeira...
Obrigada


meu e-mail: ro_massoterapia@yahoo.com.br

Lae e/ou Plips disse...

Que legal esse blog! adorei!
Minha rpima fez a coalhada seca, e disse que realmente fica delicioso!

Só gostria de saber receitas que da p fazer com aquele soro que o kefir produz... dá pra fazer?

Laetitia

Cláudia disse...

Ah, vou ver o post anterior. Fui direto neste. Muito legal. Adoro Lassi.

bjs

ROSA disse...

Olá Neide
Até agora consumi o kefir sempre coado, sem os bichinhos...com água.
Agora tenho muita quantidade e não ficou claro para mim se ao fazer a coalhada seca ou o queijo, eles ficam dentro da massa...
Obrigada
Rosa

Rosa disse...

Neide
na confecção do queijo ou coalhada, os bichinhos vão junto?
Obrigada

Rosa disse...

Neide
quero saber se os bichinhos ficam dentro do queijo ou da coalhada
Obrigada

Rosa Groisman disse...

Neide
querosaber se ao preparar o queijo ou a coalhada, os bichinhos ficam dentro
Obrigada

Anônimo disse...

Neide
ao preparar a coalhada ou o queijo os bichinhos ficam dentro?

Neide Rigo disse...

Oi, Rosa! Não sei se vocês fez a mesma pergunta (de diferentes jeitos) em momentos diferentes, mas elas chegaram todas juntas. Por isto estou vendo todas elas só agora. Os bichinhos são usados apenas para coalhar o leite. Eles nunca entram nas preparações. Ou seja, eles não ficam na massa, mas no novo leite a ser coalhado. Um abraço, Neide (no meu post anterior, explico tudo isto)

sandraf disse...

Olá Neide,
Só hoje vi o seu poste sobre kefir. Tenho kefir à pouco tempo e gostava de saber se já utilizou o kefir em comidas quentes, como por exemplo substituindo 1 iogurte pela mesma quantidade mas de kefir em muffins, bolos ou mesmo em receitas salgadas?
Bjs

Neide Rigo disse...

Sandra,
o kefir pode ser usado, sim, no lugar do iogurte em qualquer receita. Só que quando aquecido perde os microorganismos vivos. Só isto. bjs,n

Clayton Banuls disse...

Olá Neide,

Meu nome é Clayton Banuls, Moro na zona Norte de São Paulo, Andei pesquisando produtos probióticos e tomei conhecimento de que KEFIR é exelente para saúde.
Gostaria de saber como posso adiquiri-lo.
Caso posa me ajudar, favor retornar para clayton_banuls@yahoo.com.br

Ps: Seu blog é uma delícia, você está de parabens.

Atenciosamente.

Clayton Banuls

Liliane disse...

Olá Boa Tarde seu blog é maravilhoso!
Sobre Kefir, adorei a matéria e gostaria de saber, caso vc tenha essa informação, como e onde poderei adquirir Kefir. Moro em Guarulhos - SP.

Grata,

Liliane

Irina disse...

Neide
Costumo usar o kefir com leite, para misturar com frutas, tipo iogurte. Mas agora o meu kefir está definhando... acho que vai falecer.
Não sei tratar do bichinho, o que devo fazer para ressucitá-lo ?
Irina

Angelica Brasil disse...

To de olho nessa receita há um tempão. Deixei juntar um montão de bichinhos e fiz a coalhada. Ia fazer queijo, mas gosto taaaaaanto de coalhada seca e ficou tãããããooooo bom q deixei o queijo pra próxima.

Ficou um espetáculo!!! Vou postar depois no meu humilde e despretensioso blog com fotos e os créditos, é claro!

Ah! Vc tá linkada no meu bloguinho.

Abraços!!!

Anônimo disse...

A minha esposa começou a tomar o kafir de leite e tem sentido uma indisposição no baixo ventre.Devo levá-la ao médico?

Anônimo disse...

moro no bairro de Rocha Miranda no Rio de Janeiro e gostaria que alguem me ajudasse a encontrar o endereço ou como encontrar o kefir eu ja usei muito mas depois de muito tempo os grãos morreram e não consigo achar eu morava em Cabo Frio la era facil encontrar portanto se alguem aqui no Rio de Janeiro poder me ajudar eu agradeço.5/08/2010

Anônimo disse...

JÁ USO O KEFIR A DOIS ANOS E AFIRMO QUE ME CUROU DE PROBLEMAS INTESTINAIS E DA VISÍCULA...POSSO INDICAR A TODOS....É EXCELENTE!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Neide .... já consumo o kefir há algum tempo e tenho usado suas sugestões ... Agradeço muito p/ sua ajuda ... Aproveito p/oferecer grãos de kefir de leite a quem puder pegar comigo , em S.Paulo - Capital ... meu email é ... mazesurian@gmail.com ...
Grata , um abço , Mazé .

Neide Rigo disse...

Mazé, obrigada pela disponibilidade. Os leitores do Come-se vão agradecer mais ainda.
Um beijo, N

Mazé... disse...

Oi Neide ... será que pode-se usar os grãos em alguma receita ??? ...
Estou com uma quantidade enorme de grãos e tenho pena de desfazer deles ...Tem alguma sugestão de como aproveitá-los , além de doá-los ??? .... agradeço se puder me informar ... um abraço ... mazé .

Neide Rigo disse...

Mazé, eu costumo deixar um tanto de grãos congelados. É sempre prudente. O excedente você pode ir batendo junto no liquidificador com frutas.

Um abraço, N

Neide disse...

Olá xará, td bem? meu nome tbm é Neide!! Achei o blog super interessante e bem explicadinho, na verdade o mais explicativo que vi na net, pois como sou novata no assunto 'kefir' procurei informações em muitos sites. Bom, gostaria de tirar algumas duvidas e, caso consiga responde-las agradeco demais!!Uma delas seria: adicionei leite frio nos grãos e antes disso lavei-os com agua da torneira... será q está errado?? e mais... mexi nos grãos com uma colher para tirar o 'iogurte', há problema em machucá-los? Abraços!!!

Neide Rigo disse...

Neide, o leite deve ser mesmo sempre frio. E pode ser até gelado. Não precisa lavar os grãos a toda troca. Basta enxaguar uma vez por semana, por exemplo, com água filtrada. E o melhor é usar utensílios de madeira ou plástico para mexer com eles. De qualquer forma, é difícil destruí-los, então pode ficar tranquila que eles sobreviverão! Um abraço, N

Anônimo disse...

Gostaria de adquirir os grãos de kefir de leite.Como faço???
Maria Bernardette
e-mail:bebemello@terra.com.br

Adilson disse...

Boa Noite,

O que podemos fazer com o soro do Kefir? Por acaso conhece alguma receita com o Kefir de água e açucar mascavo.....Sabe me dizer se com caldo de cana da para fazer?

Adilson Junior

jragrouenf@gmail.com

KATY disse...

OI.
ASSISTI UMA REPORTAGEM ONDE FALOU-SE DO KEFIR ACHEI BASTANTE INTERESSANTE E GOSTARIA DE "CULTIVAR".MAS NÃO SEI ONDE ENCONTRAR.ME AJUDE!

ArtesdaRenata disse...

OI adoro o iogurte do kefir... quando estou enjoada de consumi-lo bato ele com gelatina..dissolvo a gelatina com 250 ml de água quente espero amornar e bato no liquidificador, qdo esfiar bato novamente com o iogurte e levo a geladeira... fica maravilhoso!! chamo essa sobremesa de 'espuma do prazer' , meus filhos adoram!

MARCEL disse...

Boa tarde, ao pessoal que procura kefir e não acha doadores eu vendo, já tenho tradição no mercadolivre, meu e-mail é: rabaquini@hotmail.com

Jozilene disse...

Bom dia,

Comecei a cultivar o Kefir a menos de 1 mês, ganhei cerca de 1 colher de sopa e eles já estão aumentando.

Vi em um dos comentários que você congela por prevenção... como fazer isso??? Eles mão morrem???

No caso de uma viagem pode congelá-los, ou eu posso deixar na geladeira por uma semana que eles não vão morrer??

Desde já agradeço a atenção!
Jozilene

Anônimo disse...

Solange:

Maravilhaaaa!!!
Estou usando kefir 2 meses e estou notando diferenças.Ex:Tinha manchinhas brancas nas unhas das mãos,estão saindo.
Outra...fiz um delicioso bolo do kefir,ficou uma maravilhaaa!

cemore@terra.com.br disse...

Olá Neide, sou novata c Kefir e num primeiro momento foi tudo ótimo, adorei. Não sei o q houve mas parece que eles morreram. Antes faziam um produto cremoso e passaram a ficar ralo e aguado como uma água cheia de grumos. Pedi q me dessem de volta uma esponjinha e recomecei. Voltei a ter o Produto cremoso novamente. Estou com medo de perde-lo novamente e nao consigo q eles reproduzam novamente. Continuo com uma so esponja.Já procurei as razoes mas não encontrei. Moro no Maranhão e não conheço ninguém aqui q os cultive. Vc pode me ajudar. Agradeço antecipado. Se eu puder falar c vc
adoraria pois sou idosa e não sei mexer mto bem c internet. Celia

Anônimo disse...

OLA GENTE...TENHO O KEFIR AGUA...ESTOU DOANDO P QUEM QUEIRA E SO PEDIR NO MEU EMAIL kissilaejosiel@hotmail.com pois eles aumentam muito,e nao sei mais onde colocar....ja doei p toda minha familia,sem contar os beneficios que me tem feito...curei da gastrite,e serve p muitas outras doenças....tomo todo dia 01litro de kefir...entao ate mais..

Alessandra disse...

OI gente gostaria de saber se alguem pode fazer uma doaçao de kefir pra min,já procurei a em lojas de produtos naturais e naõ achei,ssou de Saõ Paulo ,zona norte,posso ir buscar pessoalmente ou arcar com as despesas de envio,desde já agradeço,meu imail.
mendesalessandra2007@ig.com.br.

Anônimo disse...

Boa tarde,
ja ouvi diversos comentarios sobre os beneficios do KEFIR. Tenho DIABETES ha 51 anos e ultimamente estou um pouco desequilibrada nas minhas glicemias. Minha irma ja utiliza o Kefir ja faz algum tempo e comentou comigo sobre os beneficios do Kefir e porque nao experimenta-lo. Moro em Blumenau, SC e nao conheco ninguem que utilize por aqui. Usufruo de produtos naturais para controle da diabete mas a insulina eu nao posso substitui-la, ainda, infelizmente. Gostaria de melhorar minhas glicemias, apesar da dieta que ja sigo e de outros remedios que tbm utilizo. A DIABETE, com o tempo, desencadeia alguns probleminhas em outros orgaos e gostaria de poder adia-los ou melhor nao deixar que me acometam.
VOCES CONHECEM E PODEM ME INDICAR ALGUEM AQUI EM BLUMENAU QUE CULTIVE KEFIR (LEITE)????? Segue meu e-mail para que a pessoa possa entrar em contato comigo: beaferra403@gmail.com Muitissimo obrigada.
Beatriz Ferrari

valeria disse...

Nao sei se vce ainda da doaçoes de kefir, caso afirmativo gostaria que vce entrasse em contato comigo,obrigado Valeria o meu email
n.valeria.ferreira@hotmail.com

LuciaMaciel disse...

Olá Neide,

Alguém pode doar grão de kefir pra mim.

mpmlucia@yahoo.com.br

Obrigada
Aguardo resposta

Angelyne disse...

Oi Neide, também estou interessado em encontrar doadores de kefir.
Por favor, me informe.
Grata,
Angelyne

Anjo&Vida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anjo&Vida disse...

OLÁ PESSOAL QUEM ESTIVER A PROCURA DO KEFIR EU OS TENHO PARA DOAÇÃO
TANTO O KEFIR DE LEITE COMO O KEFIR DE AGUA
SO ENVIAR E-MAIL PARA
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
NO ASSUNTO COLOCAR KEFIR DOAÇÃO
ESTOU A DISPOSIÇÃO DE TODOS
GRANDE ABRAÇO E MUITA SAUDE COM KEFIR
DILZA

Anônimo disse...

Ola Neide, tudo bem?

Lembrando aos seus seguidores e visitantes em busca de kefir, ENVIO PELOS CORREIOS, o KEFIR de Leite e de Água para todo o Brasil, mediante o pagto das despesas de embalo e postagem. Por e-mail envio o Manual do Kefir com mais de 80 paginas desenvolvido na Faculdade e com muitas dicas e Receitinhas.
Forneço um Blog com informações atualizadas e pesquisas sobre os grãos e uma comunidade no Orkut com mais de 500 Receitas chamados: Amigos do KEFIR.
Contato: Sueli / Ziza
E-mail: zizasu@ig.com.br

Anizete Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi Neide Tudo bem? Moro em Várzea Grande MT fiquei sabendo sobre o Kefir e gostaria de recebe-lo para usufruir de seus benefícios para mim e para meu filho que é PNES se tiver custos favor informar.obrigada

Anônimo disse...

oi Neide Tudo bem? meu nome é Anizete eu Moro em Várzea Grande MT fiquei sabendo sobre o Kefir e gostaria de recebe-lo para usufruir de seus benefícios para mim e para meu filho que é PNES se tiver custos favor informar.obrigada.
anizete@yahoo.com.br

Anjo&Vida disse...

OLÁ NEIDE E LEITORES ,
SO LEMBRANDO AOS QUE PROCURAM PELO KEFIR
ENVIO PARA TODO BRASIL E TENHO OS 2 TIPOS, AGUA E LEITE
TAMBEM TENHO INUMERAS RECEITAS POSTADAS NAS MINHAS COMUNIDADES E EM MEU BLOG KEFIR SAUDE
SO ENVIAREM E-MAIL PARA MIM SOLICITANDO A DOAÇÃO
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
POR FAVOR COLOCAREM NO ASSUNTO KEFIR DOAÇÃO
GRATA
SAUDE A TODOS
DILZA

Nany's Doces & Salgados disse...

Tenho Kefir do leite para doação, podem me colocar na lista de Doadores?
Elaine Matos , cidade Palhoça-SC, e-mail: nanysc@hotmail.com Só faço doação pessoalmente pois não consigo ir ao correio ok

Renan disse...

Doação de Kefir, História do Kefir http://kefirbrasil.com/

Renan disse...

http://kefirbrasil.com/como-comprar-kefir/ conheça nosso blog :D

Kefir Brasil disse...

muito legal o blog, não interessa uma parceria ? Kefir Brasil

lol disse...

estou vendo outros posts, realmente sensacional seu blog Kefir

AnjoeVida KEFIR disse...

RECEBAM EM MÃOS PESSOALMENTE OU PARA QUALQUER LOCALIDADE PELO CORREIO
TENHO OS 2 TIPOS DE KEFIR( ÁGUA E LEITE)
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

http://www.facebook.com/KefirSaude

Valmaq Refrigeração disse...

Ola , gostaria que vc receita , quantidade , tempo de preparo e etc .... coloca-se como faz a coalhada e o queijo

Anônimo disse...

ola bom dia , eu queria saber se quem ta fazendo tratamento contra o alcoolismo pode beber kefir de agua se puder me responder eu ficaria muito grata beijos

nuno fox disse...

Olá obrigado pelas dicas
Experimentei kefir ontem pela 1vez e detestei....aquele sabor a azedo! Deixei a fermentar 24horas, será que com esses batidos vai retirar esse sabor a azedo ? Alguém tem receitas simples para um novato?
Obrigado

KEFIR SAÚDE disse...

OLÁ, PARA QUEM PROCURA PELO KEFIR DE LEITE / ÁGUA E O KOMBUCHÁ AGORA VOLTANDO ANVIAR TAMBEM O CASPIAN (CSY)
ENVIO PARA TODO BRASIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

KEFIR SAÚDE disse...

OLÁ, PARA QUEM PROCURA PELO KEFIR DE LEITE / ÁGUA E O KOMBUCHÁ AGORA VOLTANDO ANVIAR TAMBEM O CASPIAN (CSY)
ENVIO PARA TODO BRASIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

KEFIR SAÚDE disse...

9646383105OLÁ, PARA QUEM PROCURA PELO KEFIR DE LEITE / ÁGUA E O KOMBUCHÁ AGORA VOLTANDO ANVIAR TAMBEM O CASPIAN (CSY)
ENVIO PARA TODO BRASIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM