Achei que cambuquira de chuchu fosse coisa da minha avó no melhor estilo "não tem cão, caça com gato", mas na semana passada comprei a verdura na feira orgânica do Parque da Água Branca e só notei que os brotos não eram de abóbora, os clássicos, quando cheguei em casa e notei a folha mais lisa e resistente e os lindos mini-frutos. Quem vendeu, não disse. Mas, tudo bem. Talos macios, folhas, chuchuzinhos e gavinhas, foram todos pra panela. Aproveitei a fama de boa combinação com milho (veja aqui Sopa de milho com cambuquira) e fiz uma mistura com milho inguirim que também comprei na feira para comer com músculo. Se ninguém contar, não se percebe muito a diferença de cambuquiras, a não ser por ser a de abóbora mais macia. Da mesma família as duas plantas, em sabor são muito parecidas.
Cambuquira de chuchu com milho inguirim e pimenta-biquinho
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
Meia cebola média picada
1 xícara de grãos de milho inguirim (milho novinho)
500 g de cambuquira aferventada por 3 minutos em água salgada, escorrida e picada
2 colheres (sopa) de pimenta-biquinho em conserva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Numa panela, aqueça o azeite e doure nele o alho. Junte a cebola, espere amaciar. Junte o milho, misture, junte um pouco de água quente, só para cobrir. Não coloque sal para não endurecer a pele dos grãos. Tampe a panela e cozinhe até amaciar (cerca de 10 minutos). Junte a cambuquira pré-cozida e picada e misture bem. Prove e adicione sal, se necessário. Junte a pimenta-biquinho, tempere com pimenta-do-reino e sirva.
Rende: 4 porções
9 comentários:
Neide, nao sei se o chuchu que fala e' o mesmo que temos em Portugal. Pelo nome vamos que e' mas como ali so vejo as folhas pois nao sei, de qualquer maneira, parece muito bom sim !
Quanto aquela coisa fofa, peludinha e pequenita que vi no post anterior apetece dar mimo ate cansar, os animais adoram também legumes frescos, a minha mãe dava pra os nosso (em tempo tivemos 3 gatos e 4 cães pequenos) legumes cozinhados misturados com arroz e comida de lata, quando não era carne comprada no talho (aparas e viceras) mesmo pra eles.
Beijinhos
Cambuquira de chuchu? Menina, você descobre cada coisa!
Concluo, portanto, que outras cucurbitáceas também produzam boas cambuquiras: abobrinha, melão, melancia, cabaça...
Neide,
Definitivamente, vou adotar o termo cambuquira.E desde que a reforma ortográfica entrou no ar ele já pode ser escrito na versão tupi, com 'k' sem problemas.
Adorei a história do grelo no santa luzia, eu conhecia bem os usos dessa palavra e fiquei esperando pelo desfecho. O mais interessante é que os tempos mudam e todo mundo aprende o que tem que aprender.
Brotos sempre foram uma palavra boa de se usar na cozinha, mas cambuquira é bem melhor.
Bj,
C.
Neide, sera que finalmente vou conseguir falar um oi para você?
Geralmente mando seu blog para meus amigos, porque adoro acompanhar.
Vejo o Marcos, o Dende, a Ananda, já quase médica.Acompanho o quanto posso e gosto!
Para gravida, o que é bom para cha?Para resfriado?
Beijos
Fernanda-dentista
Neide, brotos de abobora d'água também podem ser consumidos assim?
A única forma que consumia folhas de chuchu era em bolinhos de fubá, muito comuns aqui em Minas. Vou tentar fazer do jeito q vc ensinou.
Abraços
Vah, eu nunca fiz, mas deve funcionar. Pois é, cambuquira de chuchu é tão boa quanto a de abóbora.
Um abraço, N
Quando eu era criança lá em São João Del Rei, MG, me lembro que minha mãe fazia a de abóbora ou de chuchu. Comíamos com angu, linguiça de porco ou costelinha de porco. Uma delicia! Deu até saudade!
Não conhecia cambuquira . Fiquei apavorada, come- se a folha do chuchu?
Menina, acabei de colher um tico de cambuquira de abóbora no quintal da casa da minha mãe. Achei que cambuquira era necessariamente de abóbora, mas pode ser de chuchu tb!
Sopa de milho com cambuquira! 🥰Vc me transportou para minha infância ! Obrigada !
Postar um comentário