quinta-feira, 17 de maio de 2007

Sugoli e chá de hibisco



Chá de hibisco
Leve ao fogo meio litro de água com uns 12 hibiscos frescos sem o miolo, picadinho (ou use hibiscos secos, vendidos em lojas de temperos), uns 3 dentes de cravo e um pedaço de canela. De preferência, use chaleira ou canela de ágata ou inox, porque o hibisco é muito ácido e reage com alumínio. Deixe ferver uns 5 minutos. Na hora de servir, torça uma casquinha de limão e coloque na xícara. Adoce a gosto, se quiser.
Sugoli
Faça o chá como expliquei acima, mas bote junto a casquinha de limão. Coe, junte 2 colheres (sopa) de açúcar e junte 2 colheres (sopa) de farinha de trigo diluída num pouco de água. Cozinhe por cerca de 5 minutos e está pronto. Sirva frio ou gelado. Obs: O sugoli original é feito de mosto de uva, uma sobremesa italiana típica da época de vindima. Deixava-se alguns dias guardada e protegida até formar uns pontinhos bem brancos de mofo. Eu já comi, é muito bom. Só não sei de que bolor se trata, mas certamente não é patogênico. Deve ser como aquele do camembert . Hoje ele é feito em qualquer época, com suco de uva, mas há quem se aventure a fazer com outras frutas. Aliás, me inspirei num sugoli de pitanga feito pela Ivanilda Perissinotto no último evento do Slow Food de Piracicaba. Sobremesa simples e de efeito.

8 comentários:

Inês Correa disse...

oi neide, me diga uma coisa, além de lindo o seu colorido, quais as vantagens do chá de hibisco pro organismo, hein/ Adorei a foto, senti saudades de nossas produções. Beijão

Neide Rigo disse...

O, Inês! Obrigada por perguntar. Além de ser nutritivo - vitamina C, caroteno, antioxidantes, o hibisco tem ainda ações farmacológicas. A mucilagem tem propriedades antiinflamatórias (aí, tem que comer inteiro e não só tomar o chá)e as antocianidinas, que dão a cor, pode ter efeito vasodilatador periférico e angioprotetor. O chá pode ter efeito hipertensivo. Mas tem mais coisa. E o bom é que é gostoso.

celso f disse...

Oi Neide

Adorei o seu Blog! Espero que você sempre tenha tempo para alimentá-lo mais e mais!
Bjs
celso f

Neide Rigo disse...

Oi, Celso! Pode ter certeza disso. Estou adorando isso! Obrigada, beijos, n

Anônimo disse...

olá, estou fazendo um trabalho de cincias sobre esse assunto, e desejo saber porque o fosforo acende no oléo quente.

Neide Rigo disse...

Oi, Anônimo,
imagino que seja porque a temperatura suba muito e as moléculas de pólvora entram em atrito e se incandeiam. Puro chute. Na verdade, não sei. Acho que um físico poderia te ajudar melhor que eu.

ceciliar canavezi@hotmail.com disse...

neide depois de muitos anos e muita procura ,ouvi falar em sugoli,minha mãe fazia.,mas ninguem na familia tem a receita ,do verdadeiro de vinho.... ai que vontade.................e que saudades......por acaso vc tem a receita do sugoli de vinho? em tempo amo seu blog sempre visito. bjão.

Anônimo disse...

Olá Neide,
Aqui na minha região não é muito comum o uso do hibisco(culinária).
Todos os hibiscos sao comestíveis,ou há especie venenosa?Estes hibiscos que tanto vejo nas cercas,em jardins...Podemos usá-lo na cozinha?
Obrigada.
Abraços
Silvânia

email: silvania_rma@hotmail.com