quinta-feira, 17 de maio de 2007

Batatas de fritar, batatas de assar: a confirmação




Bem que tentei descobrir o nome das tais batatas. O fato é que se você procurar o site da tal empresa Mr Valley não vai encontrar nada, porque é marca própria do Pão de Açúcar. Se a intenção é incentivar o consumo de variedades diferentes, cada uma com sua especificidade, e acho isto muito educativo, teria que dizer o nome da variedade. Isto sim seria valorizar a biodiversidade. Mas vamos lá, acho que a batata de fritar pode ser a Cherry ou a Asterix (se bem que esta tem casca rosada) e a de assar, a Daisy ou Caesar. Mas é chute. Para saber, só mesmo ligando para o Pão de Açúcar. Vamos aos resultados que interessam: A de fritar é mesmo a melhor para isto. Tudo pesadinho , incluindo óleo absorvido pelo papel toalha e o grudado no garfo que usei para tirar as batatas; panelas iguais, quantidade de óleo idem, tempo e temperatura controlados, fritei duas porções de 100 gramas.
- A de assar absorveu 16 g de óleo, embora tenha pesado, no final, menos que a outra: 100 g renderam 74 de batata frita. Ou seja, quase 22 % de absorção de óleo.
- A de fritar absorveu só 10 g de óleo e rendeu mais: 76 g de batata frita, o que significa apenas 13% de absorção de óleo.
Conclusão: a batata de assar é mais porosa, perde mais umidade, e absorve mais gordura, ficando encharcada. A de fritar é mais seca e impermeável à gordura. Fica mais crocante por fora e macia por dentro.
Agora, o Pão de Açúcar bem que poderia vender estas batatas a granel, pois sairiam mais baratas para o consumidor (elas custam cerca de 30% mais caro que as comuns, e das quais a gente nunca sabe a vocação) e ao mesmo tempo pouparia o meio ambiente diminuindo o uso de embalagens plásticas.

6 comentários:

Unknown disse...

A batata de fritar que o pão de açúcar vende, também fora da embalagem Mr. Valley é a rosada ou de casca roxa. Encontra-se em feiras também. Parabéns pelo site. (sou amiga da Ivana, vim a parir do blog dela).

Unknown disse...

A partir do blog dela. Parir, essa foi boa.

Neide Rigo disse...

Oi, Katiane! É isto mesmo. Além desta da Mr. Valley, a batata de fritar a granel é a Asterix, mas nem sempre isto está escrito. Obrigada por ter vindo. Boas vindas.

Anônimo disse...

tenho um restaurante aqui na Praia Grande,quero melhorar as batatas fritas que sirvo aqui,foi assim que cai nesse blog.
Adorei essa tua pesquisa sobre s batatas.Muito bom.
Se quizer conhecer meu restaurante entre no site: www.zulunapedra.com.br
ou venha nos visitar e comer uma batata frita ...hihihihi...saudações,Liane

Renata disse...

E qual o nome da batata para assar?

David B. disse...

Neide, uma dúvida: entre a baraka e a asterix/rosenthal, qual a mais seca, mais indicada para fazer nhoque? Beijos!