terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Terra Madre 2010 no Twitter


Muita gente só conhece o Terra Madre de Turim (veja o vídeo abaixo). Muita gente nem sabe que Terra Madre é um projeto do Slow Food. Muita gente não sabe que já houve Terra Madre no Brasil em 2007 e que vai haver outro no próximo mês, em Brasília (e eu vou!). E outro tanto de gente deve estar se perguntando que raio é este tal de Terra Madre.
Então, agora você pode acompanhar os preparativos e saber mais sobre este grande encontro pelo Twitter do Terra Madre Brasil que já está no ar: https://twitter.com/terramadre_br. Acompanhe por lá ou no site http://terramadre.slowfoodbrasil.com.
Este vídeo, abaixo, é imperdível e mostra o último Terra Madre em Turim, na Itália. Mesmo que você não entenda inglês, vai se comover com as imagens, ver lá nossos conterrâneos, ouvir um pouco da nossa língua em alguns momentos, nossa comida. E não deixe de assistir também ao vídeo continuação, parte 2. Há gente falando em espanhol, italiano, francês e línguas que nunca tivemos oportunidade de ouvir. Ainda que não entenda nada, reconhecerá naquelas pessoas o mesmo gesto, os mesmos sonhos em relação a uma alimentação boa, limpa e justa. E esta fala universal elimina diferenças de desejos mas ressalta a necessária biodiversidade alimentar, cultural e humana em oposição à padronização disso tudo que anda em voga por aí. E não deixe de ver o finzinho da parte 2, com delicioso pagode brasileiro.

8 comentários:

MILZA disse...

Neide, estou mto impressionada com este projeto do Terra Madre. Me emocionei com o video. Sou adepta a comidas sem pesticidas e sem alteracao genetica, mas devo confessar q. e dificil saber a origem de mtos alimentos q. comemos. Obrigada pela informacao.
O seu trabalho de divulgacao me cativou.
Beijocas
Milza

Anna disse...

Olá, Neide!
Acho que você não deve se lembrar de mim, sou amiga da Katinha e nos encontramos uma vez na saída do cinema. Acompanho seu blog silenciosamente desde então e já me encantei várias vezes. Agora estou morando em Brasília e fiquei muito interessada pelo evento do Terra Madre e queria lhe perguntar se ele é aberto ao público e, caso seja, se você poderia me orientar sobre como me inscrever.
Desculpe abusar de sua boa vontade...
Beijo,
Anna

clara e chris disse...

Neide,

Vou aproveitar esse espaço para te perguntar uma coisa que não tem nada a ver com o Terra Madre.

Vi um post no The Kitchn sobre uma tal de Szechuan Button, que seria uma flor nativa do Brasil. Você já ouviu falar disso?

O link do post é esse aqui - http://www.thekitchn.com/thekitchn/ingredient-spotlight-szechuan-buttons--108140

Obrigada pela ajuda. Bjs.

Anônimo disse...

Ola Neide, estou em busca do Kefir e gostaria de saber se vc.ainda pode doar?
Beijos
Virginia

Neide Rigo disse...

Que bom, Milza, que gostou do vídeo. É emocionante mesmo.

Anna, me lembro de você, sim. Estava com seu namorado/ marido, né? Quanto ao Terra Madre, é um evento fechado para produtores (intelectuais da terra), acadêmicos, chefs, membros da comissão da arca do gosto e jornalistas cadastrados. Uma pena, né? Se houver alguma atividade aberta ao público, eu te aviso. Um beijo e prazer te ver por aqui!

Clara, nada mais é que a florzinha de jambu. Veja aqui: http://come-se.blogspot.com/2007/10/jambu-awere-pepe-ewerepp-ou-urepepe-em.html

Virginia, infelizmente não estou mais tendo como doar. Espero que ache um doador numa das comunidades do orkut, por exemplo.

Um abraço, n

Anônimo disse...

OI Neide,concordo com vc,por ser fechado, pois se abrisse ao publico, a divulgação seria maior a concientízação tb, é uma pena, mais nos temos vc, que nos informa, e passa tudo que precisamos saber mesmo vindo de uma cidade pequena como Pirenopolis, aprendi muito com você, e me lembrei tb, de varias receitas de minha mãe,bjs.(diu)

Anna disse...

Oi, Neide!

Sou eu mesma. É uma pena, mas já estou de dedos cruzados para que surja alguma atividade aberta ao público.

Beijo,

Anna

clau disse...

Neide, eu ainda nao tinha visto este seu post e menos, ainda, este video.
Mas, para dizer o minimo, fiquei emocionada ao ver que a fraternidade pode se apresentar, mm, por tras de um simples prato de comida.
Muito legal, isto.
Bjs!