quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mercearia dos Sonhos

Cheguei agora do ortopedista meio borocoxô, com joelho imobilizado, a perna durona, na iminência de uma possível cirurgia. Mas a borocoxice terminou na hora em que vi este comentário:

Oi Neide, Meu nome é Rusty Marcellini e leio seu blog regularmente. No ano passado, participei do Laboratorio Paladar falando sobre queijos, mas não tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente. Percebi que as mercearias de bairro também lhe atraem. No ano passado, descobri um armazem em Itabirito que é sensacional. Até fiz um video sobre sua história. Para assisti-lo, clique no link a seguir (http://rustymarcellini.blogspot.com/2009/07/um-armazem-das-antigas.html) ou entre no meu blog (Blog do Rusty).Um abração,Rusty.

Não conhecia o Rusty, nem seu blog, nem este vídeo sensacional. Quero ir já pra Itabirito, ficar de perna dura pro ar só pra mó de apreciar o movimento da mercearia Paraopeba. Não deixem de ver o vídeo, uma delícia.

21 comentários:

Kitanda Brasil - Quitandas e Quitutes disse...

Oi Neide...

Acho melhor vc cuidar do joelho. Em Itabirito vai ter que andar muito. São muitas casas que se abrem para nos oferecer o delicioso pastel de angu. Vc não conseguir ficar de pernas pro ar olhando o armazem. Vai quere ver cheirar e provar cada coisa que tem lá.

Beijos e se cuida
Tanea Romão

Kitanda Brasil - Quitandas e Quitutes disse...

ah...e tem também o galopé que é maravilhoso e o povo de lá faz como ninguém.

bjs

Anônimo disse...

oi Neide nada de Itabirito agora fique de repouso para curar logo e não precisar de cirurgia,se cuida o video é maravilhoso, como a vida simples e boa, nos é que a complicamos.beijos(saude se cuida hem).(diu)

Isis disse...

Muito legal a notícia. Tem algumas receitas e dicas com Sardinha que eu adoro também. Bjs

Anônimo disse...

Neide, o melhor de Itabirito realmente é o pastel de angu. Veja a receita em http://www.portalitabirito.com.br/turismo/culinaria.htm
Já fiz e funcionou perfeitamente.
O vídeo realmente é ótimo.
Abraços.
Dino

Reiko Miura disse...

Neide,
cuide do joelho primeiro. Itabirito vai continuar lá por muito tempo.
Se a vontade de comer as delícias de Itabirito for muito grande, você pode recorrer ao Empório Delícia Mineira (fica na Rua Tangará, 213, perto da Cinemateca. Tel: 5083.5835). Serve almoço durante a semana (no quilo) e no sábado e domingo (por cabeça). Engraçado esses termos, não é mesmo?

Espero que você melhore logo.

Juliana disse...

Neide,
Fiquei muito emocionada com esse vídeo...eu queria ser dona de venda!kkk...mas voltando a comentar,me tocou fundo pq lembrei da família da minha mãe em Poços de Caldas e da dignidade das pessoas das vendas.Obrigada por dividir!Nos vemos no Terra MADRE

Dricka disse...

Ah Neide, melhoras e tomara que a cirurgia não seja necessaria!
Bjs

adriana lucena disse...

Neide, querida!
vixe Maria! esse negócio de joelho é ruim mesmo! lembra que em setembro eu estava bixada? mas vc também não vai precisar de cirurgia, não! mas se trate direitinho para podermos bater pernas no Terra Madre BR e depois em Natal! estou enviando email pra vc com um convite.
Ah! essa vendinha... que coisa fantástica!!!
fique boa! bjs

Anônimo disse...

Oi Neide, tome muito cuidado com o joelho, faça tudo direitinho. Eu tenho traduzido umas coisas de cirugia de joelho e ombro e parece que fica bom, fazem uns furinhos, uns amarradinhos e pronto!! (não entendo nada), mas espero que não seja necessário. Adorei o video do armazem, tem tudo, nada de grandes embalagens, só o necessário, e ainda o pessoal consegue puxar um papinho enquanto compra. Também gostei muito do seu colar de favas. Na minha terra, em Astúrias, o prato típico é a "fabada" (é porque "alubias" em asturiano é "fabes") que se faz com um feijão branco bem grandinho e que parece uma manteiga, quando eu for pra lá vou trazer "fabes de la granja" pra você. Beijo. Chus

Dricka disse...

Neide só tive tempo de ver o video hj, pq entrei com mais calma, fiquei encantada. Isso é Brasil! Um Brasil lindo, farto, orgulhoso da simplicidade de suas raizes a, graças a Deus, ainda muito solidário! E viva as mercearias!(ou mercadinho, como chamavámos na minha infancia)
Bjs

mariliafig disse...

O nome certo deveria ser: Mercearia Paraíso. ô vida boa, sô!!! Boa sorte com seu joelho.
beijo

Anônimo disse...

Lindo o vídeo, obrigada em compartilhar conosco, mesmo.
Isso é o Brasil e muito mais. Adorei a história do Pedro e família.
Dá vontade mesmo de ir até Itabirito só pra conhecer o armazem e o tal pastel rs.
Um abraço
madoka

Zé Augusto disse...

Oi Neide,
Não se esqueça de ver a possibilidade de tomar o chá de sementes de suculpira, pois minha mãe de criação D. Brasilina (78 anos) tomou e em dez dias as dores de coluna que a aporrinhavam a mais de 15 anos, sumiram e nunca mais voltaram. Testei em mim pois meus joelhos me incomodavam por causa de meu peso (alto) e em 15 dias pararam de doer e nunca mais tive que tomar cuidados para subir ou descer de qualquer lugar com medo de torcê-los. Abraços

Zé Augusto (amigo da Ana Soares)

Neide Rigo disse...

Caros,
obrigada pelas dicas e recomendações a respeito do joelho (Zé Augusto, o problema é que tem um rompimento parcial de ligamento - esta é a razão das dores, mas adorei saber da sucupira, obrigada!).
Assim que estiver boa, quero comer pastel de angu em Itabirito.

Um abraço,
N

Anônimo disse...

Olá Neide!
Acabei de assistir ao vídeo e fiquei com os olhos marejados. É que no meu passado remoto há uma mercearia com cara Paraopeba mas sem o sotaque açucarado.
Adorei o pai e o filho, ambos com belos olhos e uma alma linda.O espírito, santo ou deliciosamente profano é seu, Neide.
Beijo carinhoso
Dri

sonia disse...

Olá Neide,
morei em Itabirito nos anos 80, mas nunca tive oportunidade de conhecer essa mercearia, que coisa mais romantica! tudo muito simples e fácial, como a vida deveria ser,sr. Rusty descobriu naturalmente o que é sustentabilidade. Em abril irei visitar a mercearia Paraopeba .

Bjs. cuide do seu joelhinho, nem pense em ir p/Itabirito agora, é um sobe e desce danado!

bjs.
sonia lopes

Anônimo disse...

Neide,obrigada por compartilhar. Parabéns ao Rusty Marcellini. Bom demais da conta!
Uma coisa é certa. Vou a Itabirito.
Estimo as melhoras.
Abraços
Patrícia

Anônimo disse...

Olá Neide,
Que delícia de blog, de vídeo, de armazém... a quanto tempo não ouvia mais falar de mandiopan. Tive que pegar um docinho de goiaba que trouxe da fazenda e comer pra matar saudades das quitandas e vendinhas de Campo Grande - MS, minha terra natal. Beijos e obrigado pela aula de cultura Slow Food!
Paulo Machado - www.chefpaulo.zip.net

Fabianna Freire Pepeu disse...

mas que bacana essa mercearia e esse vídeo. parabéns a todos os envolvidos e sorte com o joelho (tenta um bom osteopata antes da cirurgia!) abs

Glauco AC disse...

Parabéns pela matéria, excelente!