quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Arroz com feijão e cúrcuma

Ainda estou usando aqueles feijões que
comprei em Lisboa, provavelmente de origem indiana. Este é um tipo de azuki, porém, mais quadradinho e com coloração menos avermelhada e mais terrosa. Lembra até um tipo de feijão de corda, inclusive no sabor.
E, aproveitando o gancho de feijão com arroz e temperos indianos do post anterior, adaptei uma receita do livrinho da Folha (Cozinha País a País - Índia) para usar o feijão estrangeiro e o arroz integral que trouxe de Carlópolis. Diferente da receita de arroz com assafétida e folhas de curry, aqui usei apenas temperos indianos também comuns na nossa cultura.
Aproveitei que tinha o feijão o e arroz integral já cozidos e foi só incrementar na hora de reaquecê-los. Como aquela
gororoba que publiquei há alguns dias, porém, com jeito mais festivo. E, claro, se não tiver feijão azuki deste tipo, use feijão fradinho ou feijão-de-corda comum, que também vai ficar bom.

Arroz com feijão e especiarias
2 dentes de alho picados
1 fatia fina de gengibre
1 raiz de coentro descascada
1 pimenta dedo-de-moça madura, picada com semente
1/2 colher (chá) de grãos de coentro
1/2 colher (chá) de grãos de cominho
1/2 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino preta
1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
1 colher (sopa) de folhas de coentro picadas
100 ml de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 tomate sem pele picado
1 xícara de abobrinha em cubinhos
3 xícaras de arroz integral cozido (ou arroz branco, se quiser)
1 xícara e 1/4 de feijão azuki ou de corda já cozido *
Sal a gosto
Num pilão, soque bem o alho, o gengibre, a raiz de coentro e a pimenta. Junte os temperos em grãos já triturados. Soque mais, juntando uma pitada de sal e a cúrcuma. Adicione o iogurte e as folhas de coentro e bata bem com um mixer. Numa frigideira grande, aqueça a manteiga e doure as cebolas. Junte o tomate e a abobrinha, tempere com uma pitada de sal e cubra com 1/4 de xícara de água. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou até que seque o líquido. Acrescente o molho de iogurte e espere ferver. Junte o arroz e o feijão e misture com delicadeza. Quando toda a mistura estiver bem aquecida, desligue o fogo e sirva.
Rende: 4 a 6 porções
* Deixei de molho por 6 horas 1 xícara do feijão. Joguei fora a água, cobri com 1 litro de água limpa e cozinhei sem pressão com uma pitada de sal por 1 hora e 20 minutos - quando os grãos já estavam macios e a água havia secado. Usei esta quantidade indicada na receita e ainda sobrou um tanto que guardei para outro prato.

2 comentários:

Silvia - BH disse...

Dona Neidoca,
Que boa receita!Fiz hoje, pois só estes dias é que vi este post que me escapuliu na época e entre as vários outros sobre cúrcuma.
Vou experimentar usar a folha de cúrcuma no prato de abobrinha fianliznando-o com manteiga de camarão e ciboulete.

Anônimo disse...

Neide, posso fazer broto com este tipo de feijão?

Gilda Cristina