segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cucas na Oca

Minha amiga Cris Cruz é diretora executiva de uma ong em Carapicuíba, a OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba, que faz um trabalho lindo com mulheres e crianças da comunidade. Fui convidada para dar, neste último sábado de manhã, uma oficina de cuca (vejam só a ousadia: aprendi outro dia e já acho que posso ensinar). Usei a mesma receita que aprendi no Rio Grande do Sul com a Dona Iraci e já repliquei em casa algumas vezes. Só que substituí a uva por bananas e maçãs (das cascas destas, fizemos chá com cravo e canela). A idéia era compartilhar o conhecimento que pudesse melhorar a geração de renda destas mulheres. Cris e eu achamos que as cucas seriam uma boa escolha. E nem foi preciso dizer que estes pães doces com frutas frescas seriam uma ótima opção aos panetones nas festas de fim de ano. Elas mesmas sugeriram a troca e ficaram empolgadas para fazer e vender. Como sobraram ingredientes, ensinei ainda a fazer pão branco simples. E aproveitamos a oficina para trabalhar o conceito de frações como reforço à matemática - medindo e pesando ingredientes, estas abstrações começam a fazer sentido. A experiência foi tão boa que já estou pensando em próximas oficinas. E quem quiser patrocinar touquinhas, aventais, utensílios e equipamentos para a CozinhOCa, a ajuda é bem-vinda. É só entrar em contato pelo email: ocacarapicuiba@ig.com.br.






Bem, já devo ter dado variações desta receita aqui umas três vezes, mas, para muita gente, é a primeira vez. E também porque na oficina pouca gente conseguiu anotar. Então, lá vai:



Pão branco simples
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
3 xícaras (720 ml) de água morna
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 quilo e 250 g (mais ou menos) de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1 ovo
Numa bacia grande, dissolva o fermento na água morna. Junte o açúcar e o sal e vá acrescentando farinha até formar um mingau. Junte o óleo e o ovo. Misture e vá juntando o restante da farinha aos poucos, com uma colher de pau, até formar uma massa firme. Com as mãos enfarinhadas, sove a massa, colocando mais farinha devagar, até formar uma massa lisa que se solte das mãos. Cubra com plástico, coloque um pano por cima e deixe em lugar abafado para crescer (colocamos a bacias sob o sol e cresceu rapidinho - mas precisa proteger com plástico para não ressecar). Quando a massa estiver bem fofa, divida em 4, faça pães e coloque em forma grande untada com óleo e enfarinhada. Se quiser, polvilhe com farinha ou molhe o pão e passe-o sobre flocos de aveia, farelo, germe de trigo, gergelim. Usamos queijo ralado. Faça cortes com faça bem afiada ou faça bicos com tesoura. Deixe recuperar o volume (quando se manuseia a massa, ela murcha um pouco), leve ao forno preaquecido bem quente e deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo e asse por mais 50 minutos ou até ficar bem dourado.
Rende: 4 pães

2 comentários:

clau disse...

Que belissima iniciativa esta!
Me sensibiliza muito qdo vejo coisas assim, nao sò de quem quer ajudar como tb de quem recebe a ajuda. Pq, infelizmente, existem muitas pessoas que nao querem por a "mao na massa", em primeira pessoa, mas sò levar o pao gratis pra casa.
E falo isto com conhecimento de causa e é uma coisa triste...
Enfim, parabéns à todas vcs por esta iniciativa e pela cooperaçao de todas!

Anônimo disse...

...cada dia mais fico encantada com este blog, lógico que é pelo prazer de comer e não de fazer (infelizmente).
Renata Odilon