quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Almeirão roxo





Estas mudinhas trouxe de Fartura e, embora a planta prefira as temperaturas mais amenas do outono e inverno, estão indo muito bem aqui no meu quintal com esta chuvinha boa (boa quando cai, assim, só gentilmente). Lá no sítio elas nascem espontaneamente na roça de café. E são lindas. Ainda que a gente o chame de almeirão roxo, só as nervuras são arroxeadas, mais para o vermelho colorido de antocianinas. Quando adultas, as folhas chegam a uns 30 centímetros e eu gosto de comer pura, inteira, bem frescas, direto do pé. São amargas, mas não muito e têm retrogosto adocicado. Mas por lá o que não falta é salada feita com ela, tomatinhos caipiras, cebolinha verde e limão rosa. Às vezes vai pra panela. Jogada sobre azeite com alho frito e mexida só para aquecer e murchar. Aceita bem uns pedacinhos de bacon.
Para quem não sabe, o almeirão (Cichorium intybus L.) é da mesma família da alface, do dente-de-leão e da serralha, a das Asteraceas. É originário da Europa Mediterrânea e cresce espontaneamente em grande parte da Ásia e norte da África. Pertence ao mesmo gênero da chicória (Cichorium) e à mesma espécie da catalônia - ambos são variedades de C. intybus. Se não me engano, na Itália tanto o nome radicchio como cicoria se aplicam para as chicórias em geral (escarola, frisée, endívia, almeirão). No Brasil é também conhecido como “chicória amarga” ou “chicória selvagem”. No Rio Grande do Sul, o almeirão é uma das chicórias mais consumidas pelos imigrantes italianos e é conhecido como radice - uma corruptela de radicchio. Em castelhano também se diz amargón. E é justamente por isto que gosto do almeirão - pelo amargor, dado por substâncias presentes na seiva de toda a planta. É uma de suas características mais marcantes e é por isto também que atribuem à verdura virtudes medicinais como estimulante do apetite, diurético e hepatoprotetor. Na foto acima dá pra ver todos os veios coloridos de vermelho - por dentro deles percorre, da raíz às folhas, o látex amargurado por vários compostos diferentes - na raiz, a lactucopicrina, cicorina, lactucina, intibina, inulina entre outras; nas folhas, colina, arginina, inulina, etc. Sabe-se que na Roma antiga ele era usado mais como medicamento. Mas, sorte nossa que agora podemos ter as duas coisas juntas. Claro, sorte apenas para os que amam.

17 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Neide, almeirão, chicória e catalônia sao verduras que minha mae adora. Como ela tambem adora giló, acho que o atrativo eh o amarguinho, neh? Tenho um macinho de chicória na geladeira. Eu gosto, refogadinha. E essa quando cozinha mancha a panela de roxo. :-)

beijooo,

* acho que vou te imitar e tirar froto da minha chicoria, pois essas folhas sao realmente lindas! :-)

Neide Rigo disse...

Fer, já vi que sua mãe e eu temos os mesmos gostos (pedaços da galinha, miúdos, coisas amargas). Quando cozinha ela solta sim um pouco do vermelho, mas não chega a manchar a panela,não.
Quanto à me imitar, será um prazer. Mesmo porque também vou postar um rábano imitando o seu rsss

bjs,n

Ana Canuto disse...

Neide:
Como vc bem sabe,e sempre repete aqui no come-se, nossos antepassados não desperdiçavam nadica de nada e eu me lembro das beldroegas e almeirão no meio das roças de café e milho. Pois minha avó costumava fazer tudo em saladas deliciosas com alho frito no azeite pelando. Aí espalhava sobre as folhas e misturava vinagre. Era uma salada com molho quente e azedinha,e que ela dizia que amenizava um pouco o ardor. Continuo fazendo esta salada até hoje.

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Neide, sem a sua sabedoria e talento, meu blog seria mais sem graça.
Obrigada, Carol
http://caroldaemon.blogspot.com/2009/10/hortalicas-em-extincao-por-causa-das.html

Anônimo disse...

Em minhas refeições o ALMEIRÃO ROXO está sempre presente, se alguém souber das vitamimas e minerais encontradas nesta benção de DEUS (ALMEIRÃO), seria legal que postasse aqui. Boas refeições saudáveis com o ALMEIRÃO.

gomescarloscristo@gmail.com

Anônimo disse...

George de Niteroi

Gostaria de comprar sementes de Almeirão Roxo. A ISLA sementes e a Feltrin não comercializam essa planta. Já cultivei antes, mas as sementes que guardei não germinaram.

Seria possivel informar aond econsigo?

abraços

George Freire
extensionista@msn.com

Unknown disse...

Moro en USA Kentucky e gostaria de obter sementes de almerao roxo
luciane.ky@hotmail.com
108 Oaklawn Dr.
Frankfort, KY 40601
USA

MUITO OBRIGADO!!!

Arsônia disse...

Acabei de encontrar esse endereço, onde são comercializadas as sementes: http://www.tabutinssementes.com.br/sementes.php?cat=2

Também, se você quiser, posso enviar. Meu e-mail: arsniac@gmail.com

Saúde!!!

Anônimo disse...

Olá Neide!! Eu tenho esta planta em casa e não sabia nada sobre ela. Me chamava atenção sua beleza e sua simplicidade.
Que bom poder usá-la na alimentação.
Obrigada
Duci
dupagui@hotmail.com

Luciano disse...

ADORO ALMEIRAO, TENHO NO QUINTAL DE CASA, VO GUARDAR AS SEMENTES..

Unknown disse...

Realmente esse almeirão roxo (italiano) é muito bom, e quem estiver interessado em comprar sementes é só entrar em contato com o Ari Alvim, gente boa e honesto, ele vende pelo menor preço e não cobra a taxa de entrega. Eu comprei e fiquei encantada, pode plantar em vasos em casa mesmo.
ari.alvim@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia, Neide
prazer
realmente tenho muita semente devido a supersafra e estou vendendo;compra uma, leva tres e frete gratis.
ari.alvim@hotmail.com
Sucessos

Anônimo disse...

Quem quiser adquirir as sementes aqui esta um link de confiança pra quem quer qualidade e preço bom
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847243617-sementes-de-almeiro-roxofrete-gratis-_JM

Crys disse...

Fiz o almeirão com abóbora de lamber os beiços. Só que a minha dúvida é em relação ao talo de meio que eu tirei. Pratiquei algum pecado?

Unknown disse...

Pecado nenhum, amiga. Faço o mesmo: aproveitamento 100%.
Saúde e sucessos

Sonia Mello disse...

Boa tarde Neide, fiquei preocupada agora, pois estou pesquisando sobre almeirão roxo.
Pelo que encontrei, observei que chicória ou almeirão (apenas) ou ainda escarola são denominações populares da espécie Cichorium intybus L.
E as denominações populares almeirão-roxo, radite-cote, orelha-de-coelho e almeirão-de-árvore se relacionam à espécie Lactuca canadensis L.
Desculpem-me, mas achei importante publicar esse assuntoi.
Muito obrigada.

Unknown disse...

Eu queria saber porque sai um líquido branco na hora de tirar o almeirão