sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dischi volanti. Um tantinho de massa curta e um prato completo


Foto do site da Pastagarofalo
Todo mundo que vai a Italia se impressiona com a quantidade de formatos das massas secas e industriais. Não é pra menos, afinal cada pastifício tem suas proprias criações, além dos formatos clássicos que variam conforme a região.
Quando estive na Toscana com minhas amigas Mônica e Kátia, nós comprávamos alguns tipos para cozinhar no jantar com cogumelos frescos, tomates doces e o que mais encontrássemos de bom no mercado. Trouxe alguns e por sorte, na arrumação do armário, encontrei um restinho destes discos voadores, dischi volanti, da linha giostra dei bambini (carrossel de crianças) do pastifício Pastagarofalo.
Tanto lá usei quanto aqui costumo usar estas massas curtas para fazer pratos rápidos e únicos contendo carnes e legumes, sujando uma só panela, aproveitando sobras de geladeira. São pratos ótimos para se fazer em viagens ou quando se está sozinha em casa. Desta vez, fiz para mim e para a Eliana, mas ainda sobrou para o outro dia, que comi na cerâmica do Rui.
E só tinha 160 g de macarrão, por isto completei com feijão branco cozido e congelado, cenoura, pimentão, um pouquinho de fraldinha, tomate, vagem e cebola. É rápido, não dá trabalho e dá pra aproveitar restinhos disto e daquilo da geladeira. No final ainda fica gostoso, com caldo grosso feito com o próprio amido do macarrão que incorpora o sabor dos temperos enquanto cozinha e ainda é um prato saudável - ninguém pode negar. Pra que mais?
Na Itália há modelos de massas curtas para todos os gostos. De carrossel de crianças, coraçõezinhos, radiadores de carro, letras e carrinhos até formatos menos ingênuos como os cazzeti retos e curvos. De minha parte, não vejo muita graça, mas cada um, cada um. E eles podem ficar bons feitos assim. De qualquer forma, temos também por aqui muitos tipos que surtirão o mesmo efeito.

Massa curta com legumes e carnes

2 dentes de alho finamente picados
2 colheres (sopa) de azeite
250 g de fraldinha em tirinhas
1 colher (chá) de sal ou a gosto
1 cebola média picada
1 tomate grande picado
1 cenoura picada
1 pedaço de pimentão verde picado
1 pedaço de pimentão vermelho picado
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1/2 colher (sopa) de colorau (urucum)
10 folhas de manjericão
Água quente
100 g de vagem picada
160 g de macarrão - massa curta
1 xícara de feijão cozido (qualquer tipo)
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Numa panela, doure o alho no azeite. Junte a fraldinha e deixe dourar. Junte o sal, a cebola, o tomate, a cenoura, o pimentão verde e vermelho, a pimenta, o colorau e metade das folhas de manjericão. Misture bem e junte água que cubra. Cozinhe até amolecer a cenoura. Junte o macarrão e a vagem e cubra com mais água quente. Deixe no fogo por mais cerca de 10 minutos ou até o macarrão ficar cozido. Junte mais sal e água se necessário. Deve formar um molho mas não caldo de sopa. Quando o macarrão e a vagem estiverem cozidos, junte o feijão cozido e deixe aquecer. Prove o sal e corrija, se necessário. Junte as folhinhas de alfavaca e a salsinha e sirva.
Rende: 4 porções
Tem que ter um caldo assim, quando se junta o macarrão. A carne pode ser substituída por frango.

No outro dia esquentei, polvilhei com pimenta em flocos e comi na cerâmica do amigo Rui Gassen

6 comentários:

A União Faz a Vida disse...

Amo pratos coloridos e bem temperados.
Adorei a dica!
:)

Yanna Clementino disse...

hummm...ver esse prato me deu fome e eu amo macarrao!

Anônimo disse...

Estive na Italia pela primeira vez dois meses atrás, e me impressionei com a variedades de massas no mercado, e que delicia! Podia ter trazido muito mais pois vale a pena,trouxe também inhoques,que foi o melhor inhoque que comi ate hoje.
Neide visito sempre seu blog, adoro!
Abraços
Raquel

Pity disse...

que rico, tiene una pinta estupenda, te felicito, besitos desde londres

espressa-mente! disse...

esta marca ja é distribuida pela rede de supermercados Zona Sul aqui no rio de janeiro! sou fã dos seus produtos..pena que não importam esta massa em particular!

Amenaza en lo profundo disse...

excelente se ve muy rico y facil de hacer .. lo intentare