Moqueca caiçara: feito com postas pequenas de peixe e temperado com ervas
locais, em especial a alfavaca e pimenta, misturadas com farofa de farinha de mandioca. A moqueca é então enrolada em folha de bananeira e assada no forno. Outras vezes, o peixe enrolado na folha de bananeira é enterrado no chão, já aquecido por brasas.
locais, em especial a alfavaca e pimenta, misturadas com farofa de farinha de mandioca. A moqueca é então enrolada em folha de bananeira e assada no forno. Outras vezes, o peixe enrolado na folha de bananeira é enterrado no chão, já aquecido por brasas.
Parte do texto "Culinária e cultura caiçara", por Antonio Carlos Diegues- Veja texto completo aqui.

Embora seja conhecida como peixe de mar, a manjuba é uma espécie que viaja do mar para o rio. As migrações são periódicas e os peixinhos podem percorrer distância de até 140 km. Grandes cardumes sobem o Rio Ribeira de Iguape para reprodução principalmente durante o outono e primavera. Sobem gordos e brilhantes e a água do rio chega a pratear. Nesta hora o defeso deveria ser respeitado, garantindo estoque para o próximo ano, já que o peixe representa meio de sobrevivência para a população ribeirinha. Nem sempre o é, claro. Mas no final da primavera e no verão as manjubas voltam para o mar, mais magras e musculosas, quando poderiam ser capturadas. E este é um velho hábito. Outro que persiste é a produção de farinha de mandioca e de banana na região. No entanto, a combinação dos dois primeiros numa moqueca caiçara embrulhada em folha de bananeira corre o risco de desaparecer. Não, se depender do empenho da prefeitura que enviou dois experts para demonstrar e vender a iguaria na feira. Quem sabe os pacotinhos ainda atravessam algumas gerações. A textura é úmida e firme e as manjubas dão um certo quê de bacalhau.
Moqueca caiçara – demonstrada por Renilton Rosa, de Registro
1 kg de filé de manjuba (cada quilo rende 200 g de filé, portanto, 5 kg se comprar o peixe inteiro)
Aproximadamente 1 colher (sopa) de sal
Suco de um limão
5 tomates sem sementes, picados
1 cebola grande picada
1 xícara de ervas frescas picadas (todas ou uma combinação destas: alfavaca, salsinha, cebolinha, assapeixe ou coentro)
1 pimenta dedo-de-moça inteira, picada
1 pimenta-de-cheiro doce (não ardida) picada
Meio quilo de farinha de mandioca artesanal (não tão fina, não torrada; mais granulosa e branca)
Coloque os filezinhos numa bacia e tempere com sal e suco de limão. Enquanto isso, pique os temperos. Misture os temperos e junte aos peixes. Por último, a farinha, mexendo devagar. Com uma concha, retire porções com cerca de 200 g da mistura e coloque sobre quadrados de folha de bananeira previamente passados em água quente ou sapecados no fogo para que fiquem flexíveis. Embrulhe como um pacote de presente e amarre com fibra de bananeira ou qualquer outra fibra vegetal. Asse sobre brasas, por cerca de 30 a 40 minutos ou até que a mistura fique firme e ligada. Com uma crostinha.
Rende: cerca de 15 moquecas


11 comentários:
Manjuba.....Saudades uma manjubinha fritinha!!Mas sashimi de manjuba..... e essa moqueca novidade pra mim!!Bjs
Coincidência ! Fiz um menu caiçara ontem a noite com receitas do livro da Ana Soares que por sinal, é muito bom !
Ôpa, acertei a Ana e errei o sobrenome. É Bueno !!
Muito bom, humm.. manjuba... moqueca. Por sinal show!
Nossa seu Blog da agua na boca vi tantas coisas gostosa por aqui que não posso deixae de segui-la
Parabens
nossa já fiz essa receita e adorei de mais Manjuba e uma delicia
meu nome e Evelin benivisquit e escrevi o comentario ai de cima e adorei a receita do Manjuba..moleca e muito booom!!!
É bom demais, conheço essa moqueca faz muitos anos, pois minha família é de Eldorado Paulista e também já adaptaram a receita para outros peixes também.
Gostei muito dos comentários, e aproveito para convida-los para saborear a moqueca caiçara no revelando São Jose dos Campos 2011(08 a 17 de julho, Revelando São Paulo 2011 e agradecer muito a Ana.
Essa receita é muito boa e prática eu faço tambem com camarão.Fica uma delicia.
um que delicia da ate agua na boca
Postar um comentário