quarta-feira, 19 de março de 2008

Receita inspirada no filme Estômago - Farofa de formiguinhas ou farofa de passas com alecrim


No filme, Nonato faz a farofa com formiguinhas. Cá, fiz minhas adaptações.

Para quem está chegando agora, veja a postagem de ontem.
Alecrim é um dos protagonistas do filme e forma um casal perfeito com uvas passas pretas que, aqui, fazem as vezes das formiguinhas usadas por Raimundo Nonato. Ficou muito boa, recomendo.
Farofa de passas com alecrim
Ingredientes
4 colheres (sopa) de manteiga ou azeite ou óleo qualquer (nesta ordem de preferência)
1 cebola média micropicada
1 colher (chá) de alecrim fresco picado ou mais, se gosta bastante da erva
½ xícara de uvas passas picadas como formiguinhas
2 xícaras de farinha de mandioca crua (a minha veio de Natividade da Serra – SP) 1 colher (chá) de sal
Modo de fazer
Aqueça a gordura e refogue nela a cebola até ficar dourada. Junte a uva passa picada e o alecrim e mexa para ficar bem soltinha. Junte a farinha e o sal e misture. Deixe esquentar bem, até ficar crocante, sem parar de mexer. Sirva como aperitivo antes da xepa ou como acompanhamento de frango assado (vale o de padaria).
Rende: 6 porções


Cebola, alecrim e passas, antes da farinha de mandioca.


3 comentários:

Laurinha disse...

Pra mim, sem o escorpião, tá!
Preciso evoluir para poder comer formiguinhas saúva, gafanhotos fritos e tais...
Beijinhos,

garbancita disse...

Estomago se ha estrenado en España estas Navidades. Pude verla en versión original (con mi novio que es medio brasileño) y me encantó.

Me ha gustado tu adaptación de las hormigas con farofa y romero ;)

Besos desde España

Monica Dantas disse...

Oi..estava procurando receitas a base de mandioca pois sou celioca...ai vi esta receita e me veio a duvida o que esta farinha de mandioca crua?Moro em Aracaju e a farinha de mandioca que conheço é a farinha de mesa que comemos com feijão e que fazemos pirão ; è esta?
Obrigada