terça-feira, 4 de março de 2008

Caxi com camarão



Este caxi ou porongo nasceu no quintal da minha casa, em Fartura, sem ser semeado. Quando cheguei lá e vi aquela cucurbitácea rasteirinha forrando as pedras e a terra do pomar achei que pudesse ser melão ou melancia de semente cuspida. Mas aquela terra nunca foi boa para estas frutas. Por fim, vieram os caxizinhos que não decepcionaram, afinal todo mundo aqui em casa adora o legume. Variedades desta espécie (Lagenaria sp) são usadas, quando maduras, para fazer cabaças ou cuias para chimarrão. Não esta, cuja cuia dura racha quando madura. Este tipo é bom mesmo para se comer. No interior do Brasil a gente ainda encontra dele, mas aqui em São Paulo só o vi algumas vezes no bairro da Liberdade e no Ceagesp. Talvez no Mercado Central. A massa é cremosa e densa como uma moranga cabochá, e adocicada como qualquer abóbora madura. Uma vaga lembrança de chuchu e melhor que ele para fazer suflê – menos aguado. Gosto de cozinhar no vapor e fazer recheado com camarão ou carne seca. Não tem segredo, vejam aí uma destas versões:

No vapor cozinham rápido, concentram o sabor e incorporam o aroma das ervas
Caxi recheado com camarão
2 caxis descascados, cortados ao meio e escavados para tirar o miolo esponjoso e suas sementes
Galhos de ervas aromáticas (usei manjericão-anis, manjericão comum e alfavaca) Sal a gosto
Recheio
1 colher (sopa) de azeite de urucum ou comum
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de pimentão vermelho picado
1 colher (sopa) de pimentão verde picado
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada
1 tomate pequeno sem pele nem semente, picado
500 g de camarão previamente temperado com sal e pimenta
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
4 colheres (sopa) de provolone ralado

Modo de fazer
Apóie as metades de caxi na parte de cima de uma panela grande de vapor, polvilhe sal na cavidade e cubra com uns galhinhos de manjericão, só para perfumar. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até amaciar.
Enquanto isso, faça o recheio: numa panela, aqueça o azeite e doure nele a cebola e o alho. Junte os pimentões e a pimenta e o tomate. Deixe aquecer e, em seguida, coloque o camarão. Cozinhe só até ficar opaco e junte o leite com a farinha diluída. Desligue o fogo assim que engrossar um pouco a mistura. Prove o sal, corrija se necessário, e acrescente as ervas.
Recheie as metades de caxi, espalhe o queijo e leve ao forno bem quente, preaquecido, só para derreter o queijo.
Rendimento: 4 porções bem servidas

31 comentários:

Ana Canuto disse...

Imaginei embrulhado em papel alumínio, regado com azeite e temperinhos e assado.
Quem sabe com recheio de uma ricotinha defumada.

Abração da Ana.

Tá Bem Bom disse...

Olá
Nada como valorizar os ingredientes brasileiros com muita criatividade. Parabens. Leo

Anônimo disse...

gostaria de saber as propriedades do caxi, abraços, Eli

vety disse...

hum!!!!! q delicia o caxi é mt raro, gostaria mt de saber como poderia conseguir a semente dele não vc pode me dizer como q consigo?
obrigada

Neide Rigo disse...

Oi, Eli,
o caxi é um alimento pouco calórico e rico em minerais e vitaminas.

Vety,
posso arrumar sementes quando for a Fartura. Me escreva no final deste mês. neide.rigo@gmail.com.

Um abraço,
Neide

Anônimo disse...

hummmmm. aqui na minha cidade todo mundo gosta de caxi,,,
caxi pora
caxi peron
caxineeee
unqueraexxa
caxiguaçuuuu

deraçore xera

Anônimo disse...

Fui ao Hortifruti da Rua Rosa e Silva e vi o Caxi exposto. Não conhecia. Pergunteei ao repositor. Também não.Chamou o segurança, que chamou o Gerente que fez "olhar de paisagem" ... ??? !!! "é da familia do xuxu ..." Aí perguntei se era descascado, se cozinhava inteiro, se fritava ... Ele não sabia. Mas comprou para vender algo que estava exposto mas não tinha menhuma explicação. Resignado, comprei o tal do caxi e o trouxe para casa, embaladinho, bonito mas sem saber para que se prestava. Só o fiz porque sabia que a internet - mais uma vez - iria resolver o problema. Aqui estou eu e o caxi na geladeira aguardando para ser cozido como xuxu. Por enquantonão vou "desperdiçar" camarão com algo que não sei se vou gostar. Preciso, primeiro, sentir o gosto do legume ao natural. Ah! e na embalagem do hortifruti está escrito "caxi ca". Nunca neste país ... rsrsrs

Anônimo disse...

caxi é muito bom fiz recheado com carne de frango e assei

Anônimo disse...

Sabe pessoal, esse anônimo que postou em outubro de 2008, está tirando uma com a cara de todos vocês.
Sabe por quê? Em Guarani caxi é um termo vulgar utilizado para denominar vagina. Por isso, ele fez essa gracinha com várias denominações e significados.
Não é mesmo seu anônimo? Porém, acredito que você não gosta de caxi, mas de dar o Derevy...hihihi....

Jauri de Mattos disse...

Bom dia!!!!!!! Conheço Caxi....
Tempos atraz perdemos a semente, realmente é uma delicia...
Gostaria de Conseguir sementes, pode ser por sedex a cobrar....
Jauri de Mattos
Rua Independência, 465 - Bairro Esplanada
Cidade - Cerro Largo - RS
Cep 97.900-000
Se alguem puder ajudar - Agradeço
Abraços

Anônimo disse...

Bom dia pessoal esta semana meu esposo chegou com um caxi e me perguntou se eu conhecia e se sabia fazer,pois eu nunca tinha visto,más guardei para saber da minha cunhada como se prepara ela conhece muito bem e sabe como preparar,meu esposo falou que na fazenda de onde ele troxe tem uma plantação completa deles essa fazenda fica em EXU-PERNAMBUCO CIDADE DO REI LUIZ GONZAGA. BOM PESSOAL VOU ME INFORMAR DE COMO É o PREPARO DO CAXI E ESCREVO AQUI PARA VOCÊS,ATÉ LÁ. Nóbia

Anônimo disse...

Olá, gostaria de dizer que o caxi é uma delícia. Aqui no Paraná tem bastante e não falta no mercado. Eu sempre faço descascado e refogadinho, quando ele é bem novinho, pode-se fazer até com o miolo e sementes, que continua uma delícia. Fica aí a sugestão!!!!

Anônimo disse...

ola meu pe de caxi foi uma surpresa nasceu sem ser semeado e lindo de se ver e delicioso para se comer tem mais d metro quem ve o pe pensa que e pe de bucha e igualzinho fiz refogado com alho e cebolinha minha mae faz com carne moida fica caxiliosoooo mistura de caxi com delicioso moro em maringa parana me chamo ana paula

Neide Rigo disse...

Ana Paula, que sorte a sua ter nascido sem semear. E tanta gente querendo sementes...
Um abraço,
N

Anônimo disse...

Ola, conheço esse legume como caxixo; outro dia encontrei no mercado municipal de Osasco, foi maravilhoso encontrar, lembrei dos sabores de infancia quando morava em Minas, la minha mãe fazia molho com salsinha cebolinha e assafrão, as vezes com carne maída. Abraço. Saulo

prof coruja disse...

Olá Neide...quando estou em dúvida de algum legume novo...é aqui que recorro...continue assim...pra nós...XXX

Marcio Belgica disse...

ola sou Marcio moro na Belgica, tenho um pe de caxi aqui minha mae que me mandou de Minas Gerais adoro Caxi... o fruto ja esta começando a aparecer espero que vingue, por causa do frio estou com um pé atraz... quem souber mais novidades sobre o caxi posta ai pra nois

Anônimo disse...

Olá, Moro em Fpolis-SC, ano passado ganhei dois exemplares do dito cujo sem saber como fazer pra comer...fiz um deles somente cozido com sal e depois coloquei orégano e manjericão, ficou bom. O outro coloquei junto com uma sopa de legumes. As sementes eu joguei na horta do meu condomínio, e hoje 24/11/2012 colhi meus primeiros frutos, eles tem entre 15 e 20 cm e pesam 1kg aprox... até + Agnaldo Cipriano email... uerrado@hotmail.com

acbertão disse...

sou do Paraná, moro a 30 anos no Maranhão, e ganhei sementes de caxi de meu tio de Curitiba, platei, estou colhendo os primeiros frutos, e deixando alguns pra difundir sementes pelas fazendas de amigos.
adoro caxi, e suas diversas formas de faze-lo.

luiz disse...

minha esposa faz caxi cortado em cubinho e rofogado igual ao chuchu ou abobrinha caipira. Não precisa de muita coisa junto, pois seu sabor natural é muito bom. Os temperos usados aqui são: cebola, cebolinha, salsinha, molho de tomate ou tomate e sal e pouca água. Se quiser rechear fica a gosto do fregues. Vou ter semente daqui os 30 dias quando tiver frutos secos. luizfalco@hotmail.com

EmCantos disse...

Procuro sementes de caxi ora comprar. Sabe onde posso encontrar?

Unknown disse...

ola pessoal tenho semente de caxi mas aqui em sao miguel das missoes RS conhecemos como chuchu porongo.

woiciechiski disse...

Consegui semente com meu tio em santa rosa RS,plantei e colhi muitos e deixei uns pra madurar e tirar semente.Atualmente moro em Caxias do sul RS,se alguem quiser semente do caxi posso enviar.

Atevaldo disse...

ha muito tempo não vejo caxixi, eu via muito quando eu era criança, sempre nascia la em casa em Ruy Barbosa, sem que a gente plantasse, e um legume muito bom mesmo, sinto saudade desse legume, nunca mais vi.

Atevaldo disse...

ha muito tempo não vejo caxixi, eu via muito quando eu era criança, sempre nascia la em casa em Ruy Barbosa, sem que a gente plantasse, e um legume muito bom mesmo, sinto saudade desse legume, nunca mais vi.

Unknown disse...

Olá Neide, tudo bem?!

Ontem fui na feira da Avenida Otacílio Tomanik, no Jardim Bonfigliori-Butantã.

Achei um legume novo para mim, o tal do caxi.

Comprei para experimentar.

Você postou sobre ele em 2008 e eu só fui conhecer agora em 2017.

Ele deve ter virado uma PANC, mas espero que não suma das feiras.


Abraço!

Unknown disse...

Olá Neide, tudo bem?!

Ontem fui na feira da Avenida Otacílio Tomanik, no Jardim Bonfigliori-Butantã.

Achei um legume novo para mim, o tal do caxi.

Comprei para experimentar.

Você postou sobre ele em 2008 e eu só fui conhecer agora em 2017.

Ele deve ter virado uma PANC, mas espero que não suma das feiras.


Abraço!

Anônimo disse...

Quantas calorias ele tem?

Anônimo disse...

Comi muito caxi, fiz ele de diversas maneiras, doce salgado, uma delícia de qualquer maneira!

Unknown disse...

Eu tenho sementes de caxi e muita..

Unknown disse...


Nasci no Interior de São Paulo e hoje moro na Capital de São Paulo, por aqui é muito difícil encontrá-lo, até ao dez anos de idade comi muito caxi , no Interior, Fazenda São Luiz em São Joaquim da Barra, é uma delícia, muito simples de fazer. Basta descascar, tirar as sementes e picar em cubinhos igual ao chuchu, basta colocar sal, após colocar em uma panela óleo e um pouco de cebola, após colocar o caxi e um pouco de água para cozinhar, fica claro e macio. Para minha surpresa, esta semana encontrei na feira, o feirante disse que vem de Minas Gerais e tem pouca comercialização. Graças a Deus sou Caipira e conheço estas coisas boas que pouca gente conhece.