quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Quinta sem trigo 5: Biscoitos de amendoim


Para chegar a estes biscoitos crocantes de sabor amendoados usei a mesma base daqueles bicho-da-seda que levam farinha de trigo e maisena. Substituí estes amidos por fécula de mandioca (polvilho doce) e amendoim cru triturado no mixer (muito melhor que qualquer outro aparelho para isto). Temperei com cravo, canela, erva-doce e noz-moscada, mas se você tiver uma boa essência de amêndoa, garanto que os biscoitos vão ficar muito bons também.



Biscoitos de amendoim
50 g de manteiga em temperatura ambiente, mas não mole
¼ de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo misturado
130 g de polvilho doce
100 g de amendoim cru triturado com casca (no mixer, processador ou passado pela máquina de carne)
2 colheres (chá) de especiarias em pó (canela, cravo, erva-doce e noz moscada)
½ colher (sopa) de fermento químico em pó

Misture a manteiga com o açúcar e a pitada de sal. Bata até formar um creme. Vá juntando o ovo aos poucos, até incorporar. Junte o polvilho, o amendoim e o fermento e misture bem. Forme uma massa homogênea e faça rolinhos. Corte em pedaços e forme bolinhas do tamanho de nozes. Coloque em assadeira sem untar. Achate os biscoitos com garfo e leve para assar no forno médio, por cerca de 20 minutos. Depois de frios, guarde-os em vidros bem tampados para que continuem crocantes.
Rende: cerca de 25 biscoitos

17 comentários:

Unknown disse...

Que bonitos biscoitos...bjinhos

Tati disse...

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o
principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu
nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da
Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9:6).

Estamos felizes porque Jesus nasceu para todos nós.
Comemoramos esta grande bênção não apenas em um dia especial
de dezembro, mas em todos os dias do ano. Ele nasceu porque
nos amou e nós O amamos por ter nascido para nos salvar de
todos os pecados. Glórias a Deus!

Obrigado Senhor... aceite, como presente, o nosso coração.
FELIZ NATAL!!!
Bjs!

Gilda disse...

Ôba! Que massa linda, que biscoitos lindos! Desde que começou aparecer pêssego, tenho juntado as sementes e guardado na vodka, tentando fazer uma essência de amêndoas amargas e o cheiro está muito bom. Você acha que vai dar certo? Isso você já tentou fazer? (risos), porque dizem que estas sementes contêm ácido cianídrico, venenoso! Será? Eu poderia colocar nos biscoitos...já comi tanto caroço de pêssego e de ameixa e estou beeem viva!

Claudia Lima disse...

Adorei esta receita. Parece realmente maravilhosa!
Bjs :)

flavia anastacio disse...

Lindos...
e maravilhosamente sem gluten...
os celiacos agradecem...
beijos!
Flavia Anastacio - Foz do Iguaçu

Raquel Benati disse...

Neide

Além de seu blog ser uma delícia, ainda tem essas fotografias maravilhosas. Desde que decobrimos suas "coxinhas de limeira", que tem um monte de celíacos acompanhando suas quinta-feira sem glúten. Vou copiar essa receita e chamar minha filha, que também é celíaca, pra fazer. Muito obrigada !!!!
um bjo
Raquel Benati - ACELBRA-RJ
www.riosemgluten.com

RUTE disse...

Também amei esta receita.
Estou na peugada das quintas sem trigo :))

Anônimo disse...

Olá,

Acabei de fazer a receita do biscoito de amendoim e, pra minha surpresa, ficou divino: a massa derrete na boca! Eu fiz umas modificaçõeszinhas porque eu gosto com muito amendoim, acho que eu coloquei o dobro do pedido, e o açúcar também eu dobrei, porque achei muito pouco. Consequentemente, tive que dobrar a manteiga porque ficou muito seca e acrescentar um ovo a mais. Mas ficou perfeito!
Parabéns pela receita!
Emilia

Anônimo disse...

Olá Neide

Fiz a receita conforme indicado, sem nada a mais nem a menos. O resultado foi uma massa em farinha, que para aproveitar tive que acrescentar mais um ovo. As proporções estão certas ?

Obrigada. Um abraço.

Elisabeth (especiarias.s@gmail.com)

Neide Rigo disse...

Elisabeth,
as proporções são estas mesmas. Será que sua manteiga não estava um pouco dura? Ou o ovo muito pequeno?
A manteiga batida tem que formar um creme com o açúcar. E com o ovo, adicionado aos poucos (para isto, é bom misturar um poucos antes de juntar), forma uma emulsão que vai incorporar o polvilho.
Sinto muito por não ter dado certo.
Um abraço,
Neide

Elisa D. Teixeira disse...

Oi Neide, tudo bem?

Prmeiramente, adoro seu blog! Obrigada por todas as informações maravilhosas que ele contém!
Fiz esses biscoitos agorinha e aconteceu a mesma coisa que a massa da Elisabeth - virou uma farofa!Fui acrescentando coisas pra ver se dava o ponto: 2 colheres de óleo de amendoim, nada. 2 colheres de manteiga de amendoim, nada. 1/2 banana (que estava de bobeira na fruteira) amassada - voilá!. Estão no forno, vamos ver... Será que você não mudou as quantidades e esqueceu de mudar alguma coisa? A sua massa parece bem oleosa e macia!
Abraço e mais uma vez parabéns pelo site.

Elisa
(http://authenticbraziliancuisine.blogspot.com/)

Neide Rigo disse...

Elisa,
agora fiquei preocupada. Vou testar de novo e lhe falo. Como já tem tempo, fiquei aqui pensando: será que esqueci o leite? Mas em breve você saberá. De qualquer forma, para salvar, você deveria ter colocado não óleo, mas água, ovo ou leite. Mas, peço mil desculpas desde já por ter perdido a massa.

Um abraço,n

Elisa D. Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisa D. Teixeira disse...

Querida Neide,

Obrigada pela pronta resposta.
Não perdi a massa não - ficou até que razoável, mas bem sem açúcar e seco. Também achei que o amendoim torrado renderia melhores resultados, pelo menos em termos de sabor... Você já experimentou?
Aguardarei ansiosa a revisão da receita :)
Grande abraço,

Neide Rigo disse...

Elisa, obrigada pelo retorno. Refiz a receita e, pela quantidade - o rendimento, é provável que eu tenha usado leite na primeira versão e não registrei. Mas no reteste, preferi reduzir o polvilho pela metade e não usar o leite - ficou super crocante. Por favor, peço mil desculpas. Depois, se quiser, mando fotos. Me passe seu email. Um abraço, n

Elisa D. Teixeira disse...

Obrigada, Neide! Vou testar a nova receita em breve.
Grande abraço,

Elisa

Unknown disse...

Olé Neide, fiz sua receita hoje. A minha massa ficou mole e grudenta. Tentei usar óleo na mão para conseguir enrolar mas mesmo assim não deu, fiz bolinhas mas sem fazer o rolo como você fez. Acho que as medidas talvez não estejam corretas. Gostaria das medidas em xicaras de chá. Vou comprar a colher de medição. Depois conto se ficou gostoso, estão no forno. Abraço e adorei o seu blog.