sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Chuvas: alguns agradecem 2. Ou Lírio-da-Chuva

No começo da semana molhada já notei um broto verde e vermelho quase estiolado pedindo licença à grama úmida. Fiquei curiosa e ontem resolvi passar por perto novamente para ver no que aquele tubo tinha virado. Incrível, era um delicado lírio-do-zéfiro ou lírio-da-chuva junto à boca-de-lobo e já acompanhado de outro rebento. Incrível porque sabe-se lá como foi parar ali. Um bulbo com a terra da grama? Uma semente com passarinho? Sua origem é México, Guatemala, Jamaica e Cuba, mas por aqui a gente vê de vez em quando em canteiros públicos. Na Lapa, nunca vi. É uma planta frágil, gosta de solos férteis, costuma florescer no fim da primavera chuvosa e é frequentemente atacada por lagartas. E ali no local de passagem, naquela terra improvável, infertil e barulhenta de carros no asfalto, encontrou ao menos o consolo da chuva constante desta semana.

Não, não se come.

10 comentários:

Gilda disse...

É presente de Natal! Presente no Natal! Um lírio renasce quando parecia morto! Quer mensagem mais adequada para nos lembrar do significado desta data? Feliz Natal! Um beijão

Gabi disse...

Oi!

A rua é a Laurindo de Brito? (estive nela hoje) me parece muito familiar essa faixa de pedestre. Ou apenas me confundo com as semelhanças entre as ruas do bairro? :)

Neide Rigo disse...

Gilda,
obrigada. Feliz Natal também pra você. Um beijo, n

Gabi, é a Laurindo, sim. Você mora por aqui? É meu caminho pro Mercado da Lapa.

Um abraço, N

Lilliverdi,Lígia 1978 disse...

Hoje fui surpreendida por uma flor linda desssa .
ganhei de amigo secreto e nem sabia o que era,estava aguardando o amigo me dizer o nome qdo vi aqui.
De fato,surgiu após as chuvas.Lindo,adorei!

Janete Borges disse...

Tenho muito desses Lírios aqui no meu quintal em Floripa !!! Nessa época a rua fica cheia dessas flores lindas,os caminhos, as estradas, os pastos !!!
Bjo Neide !!! Boas festas !

Priscila disse...

ô, que beleza! Eu não sabia que o nome era lírio-da-chuva... Eu até tinha alguns aqui em casa..

Anônimo disse...

Linda flor e lindo texto!! Na minha casa nasce todo ano. Só que é mais no tom laranja. E as lagartas sempre acabam com ele!!
Benvinda.

Marcelo disse...

Que legal essa semana adquiri 8 bulbos e estou ansioso pra recebe-los daqui a pouquissimos dias ....o Cravo e o lirio da chuva sao minha flores preferidas,petunias tbm...a historia e super interessante ,além de ser um fato verdadeiro __Grato Marcelo

Unknown disse...

Olá Neide!
Dias atrás caminhado em uma propriedade de terra q tenho vi incontáveis plantinhas com botões, após retirar algumas plantei, pesquisei para saber do q se tratava e dia seguinte os botões já aberto plantei as sementes, passando 12 dias nasceram.Hoje voltei no local para pegar mais e vi q e impossível retirar todos os bulbinhos,para vc ter noção imagine um campo e a cada 30 cm um pé de lírio dá chuva, onde também existem vários lírios com folhas largas e curta estou me sentindo no paraíso,os lírios dá chuva não os vi com flores porém os outros lírios estão com botões fui hoje vê-los,pois estou planejando para depois retirar mais para fazer um canto no meu jardim só de lírios.

Fuga de Pretoria pelicula completa disse...

que bonito estas cosas alegran el dia gracias