sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Penduricalhos Come-se


Este post é pra leitora e amiga Angela Carneiro, que tem um blog super legal, o Cafezinho com Biscoito, e que vive me perguntando coisas para as quais eu nunca tenho resposta. Mas desta vez resolvi pelo menos uma de suas questões. Juntei umas peças que tinha aqui e saiu o que você está vendo, com lugar para facas, colher de pau, escumadeira de pendurar. E a gambiarra fica de presente pra ela, pra quando nos encontrarmos novamente. Ou, o que é mais provável, ela vai querer inventar seu próprio penduricalho, que é minha intenção. Então, aproveitando que fim de ano é hora de por ordem na casa, praticar a teoria dos conjuntos, fica a dica não só pra Angela, mas pra quem quiser se aventurar. Aqui o diálogo sobre a ordem na cozinha que motivou a "cria":
Angela: Bem, você tem algum estudo, ou dicas sobre organização de cozinha? Eu passo a vida tentando deixar as coisas mais práticas. Por exemplo, larguei de mão armários com portas. Acabava me irritando ao pegar alguma coisa naquele momento, de mão suja ou molhada, tendo de abrir a porta, deixando aberta... Vi que se os temperos não ficarem a mão também só usarei sal e pimenta :-)) Tinha planejado várias bancadas para trabalho, mas se os aparelhos não estiverem a mão, a preguiça vence e não serão usados, logo, as bancadas estão cheias. Preciso de uma mesa para amassar o pão, por exemplo, aí não sei qual amelhor altura pra não ficar com o braço doendo nem qual material fácil de limpeza. Vou fazer uma, alguma dica? fico babando os espaços de cozinha que vejo em filmes, com aquela mesa ampla ou superfície de trabalho, como diz um chef televisivo. O chão fiz branco para ver a sujeira. O resultado é que a vejo!:-) Talvez eu tenha o chão mais limpo e mais sujo do mundo!:-)) Então, tem dicas a respeito? bjs!
Angela: E qual a melhor altura em relação ao corpo para mesa de amassar pão ?No quadril? bjs! (não tenho onde pendurar escumadeira, colher de pau.. enfio tudo em um lugar, é um saco, pois uma prende na outra na hora H!) Ângela.
Neide: Não sei, vou medir e te falo. Quanto às escumadeiras, amarre um fio de arame na parede, uai. bjs
Angela: Amarro e...como prendo?:-)) cada uma é diferente da outra, uma tem gancho, a outra buraco.
Primeiro fiquei observando meu próprio espaço e as soluções que encontrei um dia, como usar puxadores pregados e cabeça pra baixo nos armários e nas paredes, os potes de cerâmica...

Aí fui testando outras possibilidades sem nenhuma chance de sucesso
Até que cheguei um modelo bem gambiarra com os cacarecos que tinha por aqui: ralador de milho com suporte de madeira, palitos de churrasco, gancho de açougueiro, arame flexível, tampinha de lata de cerveja (ou gancho de quadro), rolhas, pote lástico de limpador e pregos. Quem guarda, tem - é o que sempre diz uma pessoa tranqueirenta que tem potinhos de fivelas tiradas de sapato velho antes de jogá-lo fora. E de botões antigos, colchetes, ganchinhos, rolhas, tampinhas de garrafa, pregos tortos.

Se você tiver prática no uso de furadeira, que não é meu caso, pode fazer um penduricalho mais bonito com hashis, por exemplo. Se não, um martelo e uma tesoura de arame bastam. Para prender as varetas, tampinhas da latas servem - o prego penetra facilmente no alumínio, mas também podem ser aqueles ganchinhos de quadro. Usei os dois. No lugar reservado às facas, as duas varetas têm o propósito de segurar as lâminas para que não tombem com o peso dos cabos. Entre a primeira vareta e a travessa do ralador tem que deixar um espaço para entrar a lâmina. As rolhas são para estabilizar as varetas, mas você pode encontrar outra solução mais charmosa e igualmente eficiente. O pote de limpador foi cortado com tesoura e furado com ferro quente para ter apoio para os arames que o prendem. Foi a única solução que encontrei para amparar as colheres. Mas pode haver outras melhores para tampar este fundo do ralador. Aí é só prender na parede (isto já não é comigo...) e está pronto para uma casa mais rústica e organizada.

6 comentários:

Angela Escritora disse...

UAU!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei tudo!!!!
Como você é criativa!
Que dia é seu aniversário?
Só um espanto: a existência dos fechos de latinhas de refrigerantes ou cervejas!
Vou imitar umas coisas.. assim que a obra acabar...

vpaulics disse...

hahahahaha... agora eu vi, li e entendi. a cozinha do vizinho é sempre uma delícia para se ficar bisbilhotando. prometo fazer isto em cada casa que eu estiver. bj.

Neide Rigo disse...

Angela, que bom que gostou. 19 de setembro. quando aos fechos, acredite, tive que comprar 4 cocacolinhas de 100 ml só pra tirar os fechos, que não consegui encontrar nos meus cacarecos. Foi bom porque usei o conteúdo para desentupir a pia.

Veronika, você pode bisbilhotar sempre rsss. bjs,n

Carlos Alberto de Lima disse...

Gostei de muitas coisas que vi aqui nestes "penduricalhos". A começar pela própria palavra que não me visitava fazia tempo...

Como sempre, vir aqui é como ir a uma escola. Obrigado pelas coisas que me ensinaste no ano passado...

Beijo no coração

Carola disse...

Adoraria que usted algun dia me respondiera algun comentario, amiga, la extraño mucho

Andrew disse...

it's easy to seek out swimsuits for woman who have good body shape and are super thin as they will slot in any sort of or swimsuit, and provides an extra reminder that their modes are the simplest perfect model figures.High Fashion Swimwear