sexta-feira, 14 de agosto de 2009
O seu cheiro-verde qual é?
No Pará, no cheiro-verde vem a chicória (coentrão, coentro-da-índia, coentro-de-pasto, encontrado em todo o Brasil.
Em São Paulo é salsinha e cebolinha
Eu já lancei esta mesma questão aqui, quando falei do cheiro-verde-paraense. E vieram algumas respostas, mas quem sabe hoje, com mais leitores, terei mais detalhes e, quem sabe, até fotos que eu possa publicar. Só para começar, veja os comentários daquele post:
Amanda Meirinho disse...
olá! cheguei no seu blog pelo google, após discutir com meu marido sobre o que seria cheiro verde (ele voltou da feira com coentro e cebolinha). como somos cariocas, acho que ganhei a aposta, já que ficou provado que, pelo menos por aqui, cheiro verde é salsinha e cebolinha! Em volta redonda, o cheiro verde é apenas cebolinha. não me pergunte como chamam a "cebolinha" por lá, se cheiro verde = cebolinha. aliás, é muito estranho chamar do que entendemos como um pout-pourri de ervas apenas uma erva, não acha? lunalestrie disse...
Neide, o cheiro-verde aqui em Fortaleza é o coentro + cebolinha, o povão em geral não usa salsinha, que é mais vendida em supermercados. Não sei se nos últimos anos isso vem mudando ou não, vou reparar melhor... :) Jane Malaquias disse...
Na Bahia é coentro+cebolinha+salsinha e o tempero básico é sal+limão+pimenta do reino+alho+gengibre tudo pilado
Muitas vezes, nós, paulistanos, escrevemos receitas em revistas lidas por todo o Brasil. E achamos por bem pedir nos ingredientes simplesmente cheiro-verde (eu mesma já devo ter feito isto várias vezes), como se isto bastasse para um entendimento nacional. Mas, todo mundo sabe que não basta - a diversidade linguística é proporcional à extensão territorial. Então, em vez de declararmos a certeza por convenção, vamos nos preocupar em colocar entre parênteses os nomes das ervas que estamos pedindo. E isto vale para a Bahia, para o Pará ou qualquer lugar onde se use este termo cheiro-verde. Afinal, já vimos no vídeo e nos comentários do limão rosa (ou capeta, ou bode..) que a variação de nomes para um mesmo ingrediente não tem limites. Mas, enquanto não adotamos esta prática, vamos democratizar nossos aromas e contar para o mundo que ervas compõem nosso cheiro-verde de todo dia. Não tem certo nem errado. É o que é.
Quem quiser ler apenas estas linhas, as questões são: onde você mora existe este termo cheiro-verde? E o que é cheiro-verde? Onde você mora (cidade e estado)? Se quiser mandar foto das ervas, envie para neide.rigo@gmail.com. Obrigada, bom fim de semana!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
36 comentários:
Aqui em Campinas/SP é o basicão salsinha e cebolinha. Que na verdade é mais um "gosto verde".Mesmo não possuindo sabor acentuado eu adoro o uso dele principalmente em peixes ensopados e grelhados, vinagrete e sopas.
Em Portugal usamos a designação "ramo de cheiros". Segundo o Livro de Pantagruel, que é qualquer coisa como uma bíblia culinária que já vai nas largas dezenas de edições, pode ler-se que ramo de cheiros é "Raminho de plantas odoríferas, que se ata com uma linha ou se mete numa "boneca", para poder retirá-lo na devida altura. Em princípio, compõe-se de salsa, tomilho, aipo e louro, mas as combinações são infindáveis, segundo o gosto e a imaginação."
Espero, de alguma forma, contribuir para a discussão sobre este assunto. Como sabemos a cozinha portuguesa influenciou fortemente a cozinha brasileira, sobretudo em Minas Gerais. Curiosamente, uma sopa que se diz tipicamente portuguesa, o Caldo Verde, que não aprecio particularmente, apreciei-a com um sabor extraordinário, há alguns anos, em Ouro Preto.
O seu blogue é um serviço prestado à cultura pois, debruçando-se sobre a gastronomia, irá, necessariamente, abarcar toda a cultura em sentido lato. Tudo passa pelas panelas e pela mesa.
Abraço
Fernando
Neide, aqui em Curitiba chamamos cheiro verde a combinação de salsinha e cebolinha. Sempre conheci a expressão com esses ingredientes. Desconhecia totalmente essas diferenças regionais. E olhe que morei em 5 Estados (Rio, São Paulo, Pernambuco, Minas e Paraná).
Bjs.
O meu é simples a paulista. Legal seu post. Amei!
Aqui em Porto Alegre, 'cheiro verde' conhecido também por 'tempero verde' é composto por salsa e cebolinha que também são comercializados separadamente.
Oi, citei vc novamente. Espero que não se incomode.
Abs, Carol
http://caroldaemon.blogspot.com/2009/08/panela-velha-e-que-faz-comida-boa.html
Neide, moro no interior de São Paulo, na cidade de Botucatu, e aqui, cheiro verde, é salsa e cebolinha. Recentemente estive na argentina, e por lá ouvi a expressão "condimento verde", e era apenas cebolinha.
Beijão
Neide, por aqui se usa a salvia, a salsa, o rosmarino e o salsao.
Com a cenoura, que acompanha sempre o quarteto.
E a nossa cebolinha daqui nao è a que se usa por ai, ja que é a verdadeira erva cebolinha, fininha, fininha de tudo...
Mas sò que usada em coisas bem especificas.
Bjs!
Atualmente moro no Paraná e aqui o cheiro verde é com salsa e cebolinha.
Nos lugares em que morei:
São Paulo: salsa e cebolinha, coentro pouco usado no interior
Rio de Janeiro: salsa e cebolinha, coentro bem conhecido
Rio Grande do Sul: salsa e cebolinha (coentro quase desconhecido no interior)
Roraima: coentro e cebolinha (salsa quase desconhecida.)
Beijos.
Olá, aqui na minha região (Vale do Paraíba), o comum mesmo é salsa e cebolinha, mas alguns feirantes inovam colocando raminhos de manjericão e até alecrim. Ah! Estou de blog novo façam uma visitinha e voltem sempre. Beijos!!!
http://nabiroskinha.blogspot.com/
Como respondi da outra vez, aqui no Ceará o cheiro verde é coentro e cebolinha, sendo a salsa muito rara no interior, mas ultimamente bem comum na capital. :D
Bj!
Mas aqui em SP, que não deixa de ser também uma cidade nordestina, se acha facilmente as duas opções, maços de cebolinha com salsinha ou com coentro. Pra mim, o mais tradicional vem com salsa, cebolinha, louro e uma pimenta vermelha. Mas aí já não é só verde. Tem também os macinhos mais italianados: salsa, cebolinha, louro, pimenta, alecrim e manjericão. Curioso é que coentro x salsinha parecem ser o diferencial: acho que ainda não vi os dois juntos.
Interessante como esse modesto macinho vai mostrando as diferenças regionais, e como em cada lugar se vão incorporando novas influências.
Olá Neide! Aqui em BH, cheiro verde é salsa e cebolinha, mas na Bahia (minha terra) cheiro verde é coentro e cebolinha.
Adoro seu blog!
Bjs...
Neide,
Serve o choro por causa do cheiro?Maria José, uma paraibana, conta que quando chegou em São Paulo, chorava quando topava com a cebolinha e salsinha no cheiro- verde e não o saudoso coentro de sua terra!
Um cheiro pra vc!
Em Portugal pouco se usa o cheiro verde ou o ramo de cheiros, excepto nos molhos e caldos(ou fundos) oriundos da cozinha
francesa.
A nossa tradição culinária raramente utiliza mais do que a folha de louro no início do cozinhado e uma erva fresca no final.
Nesta aspecto, o Alentejo por ser mais pobre, dá mais valor aos pequenos aromas selvagens que podem animar a comida sem afectar
o orçamento.
Não somos um povo de manjericão, nem cebolinho, sendo a sua utilização rara na nossa cozinha tradicional, mas usa-se muito a
salsa no norte do país e os coentros no sul. Nalguns pratos podem-se usar outros cheiross como é o caso da segurelha na sopa
de feijão verde, a folha de alho nas favas guisadas, ou o serpão(variante do tomilho) em assados de borrego ou cabrito. _Mas tudo muda e também aqui se vão fazendo inovações, mas lentamente.
Obrigada a todos pela colaboração. E feliz fiquei por saber também de Portugal, através do Fernando e do João Pedro.
Um abraço, N
Aqui em Catanduva, SP, é muita cebolinha, amarrada com uns raminhos de salsinha e uma pimenta dedo de moça. Cebolinha só se encontra assim. Há também pacotes de salsinha apenas, com ou sem pimenta dedo-de-moça. Evandro Hernandes.
Salsa e cebolinha.
C.
Neide, aqui em Manaus o cheiro verde é coentro, cebolinha e chicória.
Sérgio Afonso
Como o amigo acima também sou de Manaus e andei pesquisando, depois de achar uma receita de almondega.
Salsinha é Petroselinum crispum
e Coentro é Coriandrum sativum
ambas são bem parecidas, apesar de serem de espécies diferentes.
Aqui em Manaus a cebolinha é coentro + cebolinha.
Mas a minha grande dúvida ainda não sanada é se o gosto de ambas é muito diferente ou se é parecido assim como a aparência.
Cara Priscila,
Salsa e coentro são parecidos apenas no aspecto. No sabor são totalmente diferentes. Salsa lembra salão/aipo. Só provando mesmo pra saber.
Um abraço,n
Acho que é uma coisa por região... No Maranhão Cheiro-Verde é coentro e cebolinha.
Cheiro verde é a união de algumas ervas aromaticas de acordo com o gosto ou a disponibilidade.
Amanda.. eu sou de Volta Redonda e cheiro verde lá nunca foi só cebolinha! ;)
Agora moro no Peru e aqui temos muitas outras ervas.. meu cheiro verde é bem diferente do que voces estao comentando mas a base é a mesma.
beijo pra todos!
Roberto Peña - Lima - Peru
Oi meu nome é Celina
como estou fazendo um artigo cientifico baseado na analise parasitólogica de cheiro verde e alface, me deparei com este site. Aqui no Maranhão ele é composto de coentro, cebolinha verde e chicória. A chicória aqui é chamada de coentro tapuio. Um tempero delicioso em peixes, saladas e vinagretes.
Adoro
Um cheiro pra vcs...
Aqui no RS o cheiro-verde é chamado de tempero-verde e geralmente é salsinha e cebolinha, às vezes um pouco de manjerona junto. Ultimamente tenho encontrado no mercado apenas salsinha e cebolinha separados.
Abraços
sou do Acre,lá cheiro-verde é coentro e cebolinha,que é uma delicia,estou morando no paraná e aqui é cebolinha e salsa,um pouco diferente por que a salsa é um pouco mais forte e não tem o cheirinho do coentro.
A dúvida posta aqui é bastante interssante.
Pra mineiros do norte, creio que que entre o coentro também, mas para maioria prevalece a salsa e a cebolinha.
Estou procurando um "cheiro verde" que se parece com as folhas do alho. São bem estreitas ( +/- 1/2cm), do comprimento da folha de cebolinha. Cheira fracamente ao alho. Nasce em moitas e não dá cabeça. Come-se mesmo as folhas, como cebolinhas.
Gostaria de resposta:
A informação sobre o cheiro verde no Pará não está correta. Aqui chamamos de cheiro verde apenas o que é conhecido como "coentro" em outros lugares. Pode-se encontrar combinações com cebolinha, chicória, pimentas e etc., mas cheiro verde é apenas uma erva específica.
Ivaneide Assunção
Sempre achei que em Rj, fosse coentro com cebolinha, pois nunca distingui os dois,mas agora,sei que é salsa e cebolnha.Muito bom .Obrigado. luizaguiar1959@gmail.com,
Em Cuiabá mt oque forma o cheiro verde?
Cheiro verde em Cuiabá mt são?
Tenho dúvidas se é cebolinha e coentro ou cebolinha e salsa
Tenho dúvidas se é cebolinha e coentro ou cebolinha e salsa
Quando vim morar em SP. Procurei o cheiro Verde. Que em Manaus se chama assim. E não achei. E tbm não sabia como se chamava. Em Manaus se usa muito. E meu marido não sabe bem de cozinha tbm não sabia o q era cheiro Verde. Então fui atrás, descibri q chamava salcinha. E outra não tem o mesmo gosto do de Manaus. Esse é mais forte. não sei de outros lugares mais o de Manaus e bem suave. Detalhe na primeira vez comprei o coentro que por sinal é muito ruim. A comida ficou péssima. Por não saber q tinha nome diferente. Que merda isso de colocarem nomes diferentes.
Postar um comentário