segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Chef Alejandro Ruiz no Mercado da Lapa


Acima, no Barbacoa; abaixo, no Mercado da Lapa - compraram bacalhau porque no México só se vende o peixe salgado nas festas de final de ano. E carne seca, farinhas de milho, doce de leite, doce de buriti, guaraná etc.
Minha amiga Maria Eugênia Cova me chamou de emergência para conhecer o chef mexicano Alejandro Ruiz, pois ele estava indo embora hoje e seria a única oportunidade de conhecê-lo. Eu realmente não podia, tão enrolada estou (e ainda mais culpada estava por ter me dado o luxo de viajar no fim de semana), mas não é toda hora que se pode trocar idéias e aprender sobre comida mexicana. Ainda mais com alguém tão especial e dedicado à sua cultura. Mas isto só descobri mesmo porque aceitei o convite, já que nem fiquei sabendo do Festival do estado de Oaxaca que aconteceu no restaurante Grand Caffè Hyatt São Paulo. Então nem sei o que dizer de sua comida, mas pelo que conversamos sei que faz uma comida nova baseada nas tradições, resgatando ingredientes crioulos e práticas de cozinheiras amadoras. Falamos dos ingredientes que eles usam por lá e que temos e não usamos por aqui. Além disso, é uma pessoa com o ego no lugar certo, que já trabalhou muito para conquistar o prestígio que tem hoje e ainda assim mantém a humildade.
Depois de comermos no Barbacoa com sua mulher Liliana, que está grávida (eles adoraram a qualidade da carne e das saladas), convidei-os a visitar o Mercado da Lapa, para variar, e de lá sairam de sacolas cheias. Até furador de coco compraram. Na banca das ervas, puderam ver jambu, mentruz rasteiro e de arbusto que usam como tempero chamado epazote (ambos) e capeba, parente muito próximo da hoja santa, que usam como erva aromática que sabe a anis.
No México, Alejandro Ruiz e Liliana Meixueiro tocam o Hotel e Restaurante Casa Oaxaca. É já sei que é lá que quero ficar quando for ao México.

3 comentários:

Cristiana Prado design de eventos S.P.Brazil disse...

Olá , estou passeando por aqui vendo as novidades. Passe lá também , afinal é sempre bom ter companhia! Bisous

Angelica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angelica disse...

Eu amo cozinhar receitas e novos. Por 20 anos, trabalhando em gastronomia e cinco anos atrás, eu comecei o meu próprio restaurante. Agora eu tenho quatro restaurantes em higienopolis. Eu sou uma grande chef!