quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cheiro-verde paraense

No mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, o cheiro-verde é assim: pimentas-de-cheiro de todo tipo, da doce e da ardida, cebolinha, coentro e chicória - os dois cheiram quase igual, também chamado de chicória-do-pará, coentro-da-Índia, coentro-de pasto.
Aqui em São Paulo e em estados do Sul e Sudeste, cheiro-verde é o nosso bouquet-garni, guardadas as diferenças de composição e formas de uso, e entra numa série de pratos, com este nome, sem outra especificação. E todos sabemos que se trata de salsinha+cebolinha, mais salsinha que cebolinha. Junto com ele, na feira, às vezes incluem uma pimenta dedo-de-moça e umas folhinhas de louro. Mas o conceito muda quando vamos para o Norte e Nordeste. E agora fiquei curiosa. Há mais variações Brasil afora? Como é o seu cheiro-verde?

12 comentários:

Marizé disse...

Que lindos, a minha paixão por ervas aromáticas fez com que eu ficasse a contemplar essa foto durante um "tempão".

Beijocas

Agdah disse...

Só de olhar essas pimentas aí, já fiquei imaginando o cheirinho delas com água na boca...

Fer Guimaraes Rosa disse...

Sao lindos, daria ate pra colocar num vaso. ;-)
beijo, Neide,

Lua Limaverde disse...

Neide, o cheiro-verde aqui em Fortaleza é o coentro + cebolinha, o povão em geral não usa salsinha, que é mais vendida em supermercados. Não sei se nos últimos anos isso vem mudando ou não, vou reparar melhor... :)

Jane Malaquias disse...

Na Bahia é coentro+cebolinha+salsinha e o tempero básico é
sal+limão+pimenta do reino+alho+gengibre tudo pilado

claudia disse...

Oi Neide!!Estava justamente pesquisando o nome dado a esta folha que chamo de coentrão da índia e como tenho muito no meu sítio, hoje uso no meu tempero tradicional Alho, sal e o coentrão,Em minha casa tudo é temperado assim!!!
grande abraço!!!
cláudia

Amanda Meirinho disse...

olá! cheguei no seu blog pelo google, após discutir com meu marido sobre o que seria cheiro verde (ele voltou da feira com coentro e cebolinha). como somos cariocas, acho que ganhei a aposta, já que ficou provado que, pelo menos por aqui, cheiro verde é salsinha e cebolinha!

em volta redonda, o cheiro verde é apenas cebolinha. não me pergunte como chamam a "cebolinha" por lá, se cheiro verde = cebolinha. aliás, é muito estranho chamar do que entendemos como um pout-pourri de ervas apenas uma erva, não acha?

grande abraço, e parabéns pelo post!

chris disse...

tive acesso aseu blog hj ..mudei de cidade e minha horta teve inicio ontem ..eu viajo muito e realmente no para se usa a chicoria (rj é cheiro verde) porem meu esposo é estrangeiro e tem como hobby cozinha em outros paises se chama culantro ...tenho em vaso fica linda pois tambem é repelente devido ao perfume ..ps adorei seu blog

Unknown disse...

Mas diga aí quanto custa essa belezura?

Unknown disse...

Bom no meu caso sou de Belém do pará, e me mudei para Santa Catarina, e estou a procura do cheiro verde que no pará e cebolinha chicória e eu acho que deve ser coentro. Não sei como é chamado por aqui

Unknown disse...

Estou morando no Pará a 2 anos mas sou Carioca de Magé - RJ. Achei diferente essa iguaria. No meu estado cheiro verde é: Salsinha e cebolinha. O cuentro só entra no tempero do peixe.

kingnaldo disse...

Os arranjos são bons, uma vez que parecem muito bons, hein Saló, o los 120 días de Sodoma pelicula completa