terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pão de nozes ou pão com nozes

O pão de nozes e a sacola que fiz para minha amiga Cris

Antes que me esqueça, vou deixar registrada a receita deste pão com nozes que fiz para levar ao almoço de aniversário de minha amiga Cris Cruz (nossa amiga de longa data, vizinha na época de Crusp, quem me deu a primeira torta de morango decente e ainda deixava aberta a porta do apartamento para pegarmos açúcar e café emprestados). O pão é menos especial do que ela merece, mas deu muito certo, fez sucesso no almoço de massas e nós também aprovamos. Ao meu modo, fui fazendo a olho, com os ingredientes de que dispunha, mas tive o cuidado de anotar para o caso de dar certo. E como deu, aqui vai a receita:

Este, fiz redondo com os pedaços de nozes na casca


Pão com nozes
2 envelopes de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo

1 colher (sopa) de sal
½ xícara de óleo
3 xícaras de água morna (720 ml)
½ xícara de germe de trigo
½ xícara de aveia em flocos
1 xícara de farelo de trigo
1 xícara de nozes trituradas grosseiramente
Farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 1 kg)

Numa bacia dissolva o fermento com o açúcar na água morna. Junte o sal, o ovo e o óleo. Acrescente o germe de trigo, a aveia, o farelo e as nozes - separe umas 3 colheres (sopa) para o acabamento. Junte a farinha branca, aos poucos, sovando bem, até formar uma massa macia, que se solte das mãos. Cubra com pano e deixe crescer, até dobrar de volume. Divida a massa em 3 ou 4 partes, molde os pães compridos ou em forma de bola. Pulverize água e grude na superfície as nozes reservadas. Se quiser, polvilhe apenas com farinha de trigo – como o que aparece na foto, dentro da sacola. Faça cortes com uma faca bem afiada (ou estilete, bisturi). Coloque-os numa assadeira untada e enfarinhada. Cubra e deixe crescer novamente. Leve para assar em forno quente preaquecido, por 10 minutos. Diminua a temperatura para 180 graus e deixe assar por mais 50 minutos. Tire da assadeira e deixe esfriar numa grade. Ou apenas deixe-os apoiados na borda da assadeira, para que o fundo dos pães não fique suado. Embale em saco plástico e consuma em 3 dias (se não, guarde na geladeira ou congele).
Rende 3 ou 4 pães

Se o tempo estiver muito quente, diminua pela metade o fermento. E se tiver muito frio, deixe a massa crescer em lugar bem protegido e quentinho.

Se quiser, use as nozes todas no pão e polvilhe a casca com germe de trigo ou aveia - molhe o pão embaixo da torneira e role-o, pressionando bem, sobre o germe ou aveia espalhados numa superfície plana. Fica muito bom.

Se preferir, use sementes de girassol, amêndoas, castanha-do-pará ou xerém de caju no lugar das nozes. Também vai dar certo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ficou lindo o pão, mais um para a listinha que só aumenta..beijo!

Elvira disse...

Acabei de chegar aqui via o Trem Bom e achei o seu blog encantador! Fótos, receitas, tom... Gostei de tudo! Vou voltar muitas vezes.

Já agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogues culinários em língua portuguesa...? Basta cadastrar-se como usuária e depois submeter o blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Um abraço.

Sill disse...

uhm...esse tb é show, heim? Neste domingo estou indo a BH...mas veja se consegue um domingo p o meu estágio de panificação na sua cozinha antes que minhas lumbrigas me consumam...rs.. VC devia colocar a receita da sacola que vc mesma consturou! É linda!! Outro estágio que vou ter que fazer aí!! Bj Saudades, Sill

Anônimo disse...

Neide,
você acha que dá para fazer este pão de nozes com fermento natural ou é melhor fazer com o biologico mesmo? Acho que 400 gramas de fermento equivalem a 2 tabletinhos do fermento comprado..
Sofia.

Katia Mine disse...

Neide,
Quero tentar fazer esse seu pão.
Vc diz para colocar o ovo, mas quanto?
acho que vou colocar 2. Estou fazendo agora, depois vc me passa a quantidade certa, por favor?
obrigada
bjos

Neide Rigo disse...

Katia,
mil desculpas por ter esquecido do ovo nos ingredientes. Um só. Já arrumei a receita. Obrigada por avisar. bjs, n

Luiza de Andrada e Silva disse...

é mesmo esta a proporção: 400 de fermento seco igual a 2 tabletes de fermento fresco?