segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Estão abertas as inscrições para o Terra Madre Brasil


26 de Setembro
é o último dia de inscrição para o Terra Madre, em Brasília. Qualquer pessoa interessada em conhecer melhor o movimento Slow Food e os prazeres e delícias da ecogastronomia brasileira, sócia ou não-sócia, poderá se candidatar como observador. Porém, se o número de candidatos exceder o de vagas, os associados terão preferência (o que é justo e ainda há tempo de se associar). Os candidatos selecionados terão direito a participar das oficinas e palestras (veja programação) e ainda a alimentação durante o período do evento.
Para se candidatar é preciso preencher um formulário e enviar para o endereço eletrônico terramadre@slowfoodbrasil.com até no máximo dia 26 de setembro. Não será possível se inscrever no local.

Onde vai ser:
parte do Terra Madre Brasil e a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária vão acontecer na ExpoBrasília, no Parque da Cidade.
O local das oficinas ainda não foi confirmado, mas não deve ser longe.
Na ExpoBrasilia haverá também o Espaço Gourmet (com almoços e jantares beneficentes preparados pelos chefs, oficinas ecogastronômicas e as oficinas para crianças)
As inscrições para participação em qualquer um destes eventos estão abertas a toda a comunidade, mesmo não sendo membro do Slow. Mas espero que se animem a se associar, pois quem é membro terá prioridade caso o número de candidatos seja maior que o de vagas. Tanto para os eventos beneficentes como para as oficinas ecogastronômicas, haverá cobrança de ingresso para membros e não-membros, mas o anúncio só sai na próxima segunda ou terça-feira.

O texto abaixo foi tirado do site do Terra Madre Brasil:
O Terra Madre Brasil acontecerá em Brasília, entre 04 e 07 de outubro de 2007, paralelamente à IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
Na ocasião estarão reunidos representantes das
comunidades do alimento brasileiras, acadêmicos e chefs de cozinha da rede Terra Madre, e os líderes dos convivia Slow Food do Brasil. Contaremos também com a presença de representantes do Slow Food da América Latina e Itália.
Os Chefs de cozinha irão participar das Oficinas da Terra - momentos de discussão – fazendo intercâmbio com comunidades tradicionais, agricultores familiares, pescadores artesanais – todos produtores de alimentos de excelência gastronômica e oriundos da agrobiodiversidade brasileira.
O Terra Madre é um evento fechado ao público, mas fará uma interface interessante com a IV Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, através de um restaurante aberto ao público com alimentos preparados a partir de produtos da agricultura familiar, e um espaço gourmet, que oferecerá Oficinas do Gosto para crianças das escolas públicas, oficinas de
Ecogastronomia apresentadas pelos Chefs da rede Terra Madre, e eventos beneficentes – almoços e jantares preparados pelos Chefs de cozinha.
Já está confirmada a presença dos seguintes Chefs:
Beth Beltrão – Tiradentes (MG) - Restaurante Viradas do Largo
Dona Lucinha – Belo Horizonte (MG) - Restaurante Dona Lucinha
Fábio Sicília – Belém (PA) - Restaurante Dom Giuseppe
Faustino – Fortaleza (CE) - Restaurante Cantinho do Faustino
Francisco Ansiliero – Brasília (DF) - Restaurante Dom Francisco
Mara Alcamim – Brasília (DF) - Zuu aZdZ, Universal Diner, Empório Quitinete
Maria Olímpia – Visconde de Mauá (RJ) - Restaurante Fazenda do Mel
Teresa Corção – Rio de Janeiro (RJ) - Restaurante O Navegador
O evento será realizado pelo
Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, em colaboração com o Slow Food Internacional e ABRASEL-DF.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Está no ar a programação do Espaço Gourmet Slow Food: clique e confira.

ver Judy y Punch online disse...

Olá, tudo bem? Informações muito boas! Obrigado por compartilhá-las.