domingo, 7 de março de 2010

Come-se no Mercado de Peixes São Pedro, Niteroi


Ontem, antes de irmos ao MAC, em Niteroi, passamos no Mercado de Peixes São Pedro. Já tinha ido lá uma vez com minha amiga Kátia Brito, que mora aqui no Rio. Desta vez, quis mostrar para o Marcos e comer um bolinho de bacalhau. Chegamos por volta das 11 horas com todos os 38 boxes bem movimentados, afinal sábado é dia de comprar peixes, mas ainda com peixes muito frescos e com preços excelentes.
Depois de conferir os peixes, fomos ao segundo andar onde ficam restaurantes bem populares que servem comidas e petiscos - claro, à base de peixe. Fomos direto ao Bom Peixe, que dá as janelas para a rua e é o único fechado, com ar condicionado. Mas no caminho, passando entre as mesas expostas dos outros restaurantes, fui me animando com os peixes fritos, camarões no alho, porções de manjubinhas e sardinhas empanadas, caranguejos e caldinhos e feijoada de frutos do mar. Então, depois do bolinho de bacalhau, veio trilha frita. Pedimos ainda pastel e, em seguida, caranguejo. Tudo com cerveja bem gelada.

Compre, que o restaurante prepara!


Comprei meio quilo de camarão e entreguei na mão da garçonete do Bom Peixe - aliás, simpática como os outros atendentes, apesar de o restaurante estar lotado
Uma das coisas legais que estes restaurantes fazem é preparar o peixe que você comprou nos boxes do andar térreo. Por R$ 10,00, fritam de 100 gramas a um quilo de peixe ou camarão. Então, além de tudo o que já tinha comido, não resisti vendo tanta gente entregando seus saquinhos de compra e recebendo logo depois um prato vistoso de dar água na boca. Marcos também foi ficando animado e sugeriu, então, que eu fosse ao andar térreo comprar meio quilo de camarão. Logo chegaram deliciosos e comi camarão fresquinho e bem temperado como há muito não comia. Ainda assim, e apesar das frituras, Marcos e eu saimos de lá leves, sem empanturração. Visitamos o MAC felizes e ainda coube um bolo de nozes com café do bistrô do museu.




Antes do camarão, pastel, bolinho de bacalhau, caranguejo. E a trilha com sabor de camarão - inteira, resto do Marcos e resto meu (carne, cabeça e rabo - nhac)


Às 14 horas, quando saímos, estava tudo lotado. Embaixo e em cima.

Onde fica: O Mercado de Peixes São Pedro fica na Ponta D´Areia - Rua Visconde do Rio Branco, 55, pertinho da saída da Ponte. Fomos de barca, que se toma na praça XV e desembarca a algumas quadras do mercado. A travessia pelo mar já é um agradável passeio. Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 6 às 18 horas. Aos domingos, das 6 ao meio-dia.
Nota: hoje foi dia de tomar café da manhã no Parque Lage, de ver macaco comendo jaca, de colher oiti na ruas dos Oitis e comer filé de búfalo direto do Marajó na casa da amiga Kátia. Mas isto é assunto para o próximo capítulo.

11 comentários:

Mariângela disse...

putz,eu adoraria este lugar! já compraria logo vários caranguejos para ela cozinhar só para mim rsrs.

Andréa Potsch disse...

OI Neide,
Pena que você não vai dar nenhuma aula aberta ao público! Adoraria assistir e conhecê-la pessoalmente!
bjs e bom fim de estada no Rio

Anônimo disse...

Lá é muito bom, estou torcendo para que o site VIP NA BOA faça ótimas promoções com eles..
http://www.vipnaboa.com.br

Anônimo disse...

Adorei suas informações. Vc conhece outro mercado de peixes no RJ? eu ouvi falar só neste de Niterói? Estou pensando em ir lá comprar salmão vale a pena? Os peixes saem em conta mesmo?

Anônimo disse...

Amei , estava apenas atras de saber dia e horário de funcionamento, mas, vc foi bem criativa, e, me deu uma ótima opção de passeio, vou lá com minha madrinha, nós amamos peixe, e, ainda poder come-lo na hora, e o melhor, sem ter que limpar, hum é tudo de bom. Bjs Mimi.

Anônimo disse...

Decidimos fazer um passeio ao mercado e procuramos informações na internet. Li todas as informações postadas aqui e fui, imaginando que seria ótimo. Chegamos lá, passeamos pelo mercado e fomos ao restaurante Bom Peixe. Que péssima experiência! Serviço péssimo, demoraram 45 minutos para trazer um pastel que nem estava bom, uma porção de lulas a dorê que estava super borrachuda e, de prato principal, um arroz de frutos do mar, que não estava nada especial. Tivemos que caprichar na pimenta paa ver se pelo menos dava algum gosto. Nem a azeitona tinha gosto de azeitona. Durante o longo período de espera até que nossa comida chegasse, vimos clientes de pelo menos três mesas diferentes saírem e reclamarem que não foram servidos. E para piorar a conta foi R$103 e nem tomamos cerveja. Nota -1. ABS Max

Neide Rigo disse...

Max,
fico triste de saber. Infelizmente as coisas mudam, às vezes para pior. Obrigada por me contar.

Um abraço, N

gpteixeira42 disse...

poxa assim vc me desanima, estou pensando em ir lá domingo comer um bom peixe, já estou pensando seriamente.

Anônimo disse...

E aberto aos sabados?

Anônimo disse...

vcs deram o maior azar, como lá sempre que posso, realmente tem que esperar um pouco pra fritarem seu peixe ou camarão, então tem jeito, só tem que arrumar mesa primeiro, chegar cedo e pedir uma porção de sardinha frita que é uma delícia, em quanto outra pessoa compra o peixe e o camarão que eu não dispenso kkkkkkk, quando o peixe é entregue a sardinha já chegou a mesa com aquela cerva gelada, hum já estou sentindo o gosto, sexta santa estarei lá com certeza.

Marcilene disse...

vcs deram o maior azar, como lá sempre que posso, realmente tem que esperar um pouco pra fritarem seu peixe ou camarão, então tem jeito, só tem que arrumar mesa primeiro, chegar cedo e pedir uma porção de sardinha frita que é uma delícia, em quanto outra pessoa compra o peixe e o camarão que eu não dispenso kkkkkkk, quando o peixe é entregue a sardinha já chegou a mesa com aquela cerva gelada, hum já estou sentindo o gosto, sexta santa estarei lá com certeza.