terça-feira, 9 de março de 2010

Come-se no Cadeg e Navegador


Hoje foi dia de visitar o Cadeg - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, onde vários boxes vendem hortifrutis no atacado e varejo, especialmente para restaurantes, mas também para consumidores domésticos. E não só. Há também botecos como, por exemplo, o Cantinho das Concertinas, que aparece na foto, que aos sábados serve para portugueses e simpatizantes sardinhas graúdas na brasa para acompanhar o vinho verde bem gelado ou vice-versa. Fiquei com água na boca, mas me contentei com o bolinho de bacalhau que, apesar de frio, estava fofinho, com boa proporção de bacalhau de bom sal (pude imaginar se estivesse quentinho...). Depois de comprarmos cajus para a aula de amanhã na Casa do Sabor (nome dos encontros gastronômicos na casa do Filipe Miguez, onde vou abordar as ervas e especiarias em pratos com frutas e legumes), fomos, Filipe, Fabian e eu, almoçar no restaurante O Nagegador, da amiga Teresa Corção (tia do Filipe).



O prazer de comer no restaurante O Navegador já começa na escadaria do Clube Naval. A arquitetura do prédio clássico já vale o passeio, basta ver os vitrais do salão, que aparecem na foto. O pãozinho de queijo continua delicioso, macio, úmido (veja aqui e ali). E ainda comemos espaguete de pupunha com vieiras de Santa Catarina e carne de sol suculenta com queijo coalho e tomate grelhados acompanhados de pirão de leite. E outras delícias mais.
Amanhã é dia de Cobal do Leblon!

6 comentários:

Truehappynest disse...

Neide sortuda....
Que delicia de passeio....
Comida linda e vitrais fantasticos.
Adoro vitrais!
beijos
Rosemary

Anônimo disse...

Neide,

Adoro o paozinho de queijo do Navegador. Ja comemos la' varias vezes e estavamos mesmo para voltar. Agora, com a agua na boca que essas fotos nos trouxeram, acho que é hora de ir (so precisamos lembrar que homens nao podem entrar de sandalias no Clube Naval).
Foi otimos o nosso encontro, ainda que corrido. O proximo sera' com mais tempo para uma conversa mais longa. Vou torcer.
Imagino que a aula sobre as ervas e legumes tenha sido otima e vou esperar as receitas para tentar reproduzi-las antes do maridao viajar, assim ele prova coisas novas, que nao conhece.
Um beijo e obrigada. Boa viagem de retorno.
Gabi (gabgaby)

Anônimo disse...

neide

tem uma campanha de ajuda pra G.A.B.I. no PRATO FUNDO. Vc ja viu ?

Abraços

Mario

Claudio Moeiro disse...

Neide, queria tanto ter assistido sua aula... sou carioca-honorário e leitor assíduo do come-se. Casa do Sabor, pesquisei na rede, não encontrei nada... Do que se trata? Até quando ficas no Rio?

Neide Rigo disse...

Rose,
quando estiver no Rio, não deixe de visitar o restaurante. Vale a pena!

Gaby, eu que lamento muito a rapidez do encontro, mas certamente não nos faltaram oportunidades. Adorei te conhecer. Agora o Clube Naval está um pouco mais flexível quanto às vestes.

Mário, vi sim. Muito bacana a iniciativa do Victor.

Meilman, casa do sabor é um nome de brincadeira. A aula foi na casa de um amigo, com a plateia formada por amigos dele. Mas quem sabe isto não vira um negócio? Foi tudo muito corrido e voltei ontem. Que bom saber que é leitor do Come-se. Obrigada!

Um abraço,
N

Anônimo disse...

olá pessoal vi num blog dicas bem legais sobre o cadeg e outras gastronomias: http://viagemecotidiano.blogspot.com/2011/03/sacode-poeira-cadeg.html