quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Prensando a mandioca

Se a quantidade de mandioca é pequena, precisa usar um apoio para dar a altura do pressionador. Se a quantidade for suficiente para encher o arco (há um outro ainda maior), será necessário ir tirando o caldo para não transbordar.

A massa espremida fica assim, moldada como um queijo

Depois, basta soltar e usar
Já havia algum tempo que eu estava atrás de um método mais eficaz para espremer a mandioca ralada. Para ter uma massa sequinha de um lado e um caldo denso, farto e amarelo de outro, sem precisar recorrer às prensas de engenhos ou ao incompatível tipiti das casas de farinha (incompatível para minha cozinha, fique claro). Nem precisar ficar espremendo no pano de pouquinho. Assim poderia ter a massa para a bijajica, a goma para a tapioca e o caldo para o tucupi.
Na minha última ida à Fartura fui fuçar as novidades na loja de produtos agrícolas e me deparei com esta prensa para queijo. Não pensei duas vezes e já vi ali a serventia. Pena que não não trouxe muita mandioca, por isto precisei, na primeira experiência, apoiar o arco furaco sobre uma vasilha resistente para dar a altura da chapa que vai por cima pressionando, como mostra a foto. Fora isto, deu super certo, levando em conta que não foi feita para isto.
O segredo é fazer como nas casas de farinha - ir rodando a manivela aos poucos. Acho que levei certa de 1 hora para que a massa ficasse assim, bem seca e soltinha. Como não tinha previsão de usar a massa naquela hora, ensaquei e congelei. E ela congela bem.
Mas ontem usei para um cuscuz, com receita da minha amiga Irineide, de Recife - no próximo post.
Veja também

8 comentários:

Mariângela disse...

Neide,tu és mesmo um gênio,eu uso o método de espremer no pano de prato para fazer meus bolos que eu adoro,beijo querida!

clau disse...

Esta sua "geringonça" ai,tem a MAIOR cara de ter 1001 utilidades!!
Eu, com um apetrecho assim, ja estaria escogitando muitas outras idéias, mm que nao fazendo nenhuma...rss
Bjs!

Neide Rigo disse...

Mari,
aceito sua receita de presente, para eu testar.

Clau, também já cogitei outros usos. Mas e tempo??

beijos, N

William Welp disse...

Oi Neide,

Gosto muito do seu blog. Parabéns! Aonde vc conseguiu esta prensa? Já fez a massa puba alguma vez? Abçs!

Zelli disse...

Oi Neide. Adorei seu blog! Muita informação interessante. Parabéns! Fiquei com algumas dúvidas. Essa massa conseguida com a prensa é a puba? Ela é fermentada? Bj

Onecídio Rezende disse...

Onde compra...
Vou usar para espremer a farinha de quibe.

Unknown disse...

Eu quero adquirir uma pra prensar palmito, ou repolho, pra fazer torta capixaba, será que dá certo?

Unknown disse...

Zuleika Blank