quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Refresco e chá de jabuticaba

Pode ser guardado na geladeira por até 3 dias
Já havia dito aqui que, assim como a uva escura, de mesa ou vinífera, o hibisco comestível, o milho roxo e o arroz vermelho, a casca de jabuticaba também é rica no pigmento antocianina, que, não bastasse o apelo visual, é um potente antioxidante. Pois é, estamos em plena safra de jabuticabas e outro dia ganhei da minha vizinha, Dona Leda, um saco delas, colhidas do quintal da outra vizinha, Ana. Deliciosas, super maduras, daquelas que explodem na boca.

Mas como queria fazer a infusão com as cascas, apenas lavei bem e espremi a polpa com caroço, que guardei para fazer suco- é só juntar água, açúcar a gosto, bater rapidamente no liquidificador, coar e tomar com gelo, muito bom. Mas, para quem quer comer a jabuticaba e depois usar a casca, é só ter o cuidado de mirar a boca e espremer a dita de longe, sem encostar nela, para não contaminar (não que sua boca seja suja, mas tem lá umas bactérias e as cascas ainda vão demorar a secar, de modo que as bichinhas podem se reproduzir desenfreadamente trazendo problemas depois). Como não tenho mira boa, preferi fazer o suco.
Para secar

É só espremer bem as frutas e deixar as cascas bem espalhadas numa peneira de fibra natural, plástico ou aço inoxidável (as peneiras de arame comum oxidam com a umidade das cascas). Aí é só levar ao sol, coberto com uma tela ou tule. Dependendo da umidade do ar, em 1 ou 2 dias elas estarão bem secas. Guarde em vidro escuro se não for usar imediatamente. Se não estiverem bem secas, podem mofar. Ainda não tentei fazer isto no forno de microondas, mas talvez seja possível se combinarmos potência mínima e tempo prolongado.
Para o chá (infusão)
Coloque meia xícara das cascas numa chaleira com 1 litro de água. Junte casquinha de limão ou tangerina e alguns pauzinhos de canela. Deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe e espere mais 10 minutos. Adoce a gosto, passe por coador de pano ou filtro de papel (só para ficar mais límpido) e sirva com gotas de limão (acidez também ajuda a avivar a cor). Outras combinações possíveis: maçãs secas, cravo, anis-estrelado, folhas de laranjeira, casca de tangerina.

Para o refresco
Trata-se da mesma infusão só que servida gelada. A bebida pode ser guardada por até 3 dias na geladeira e servida pura, com açúcar ou adoçante. E ainda pode ser usada para fazer sorvetes, gelatinas ou para substituir o vinho em sagus, compostas de pêra e maçãs ou caldas para sobremesas.

8 comentários:

fezoca disse...

Neide, vou ficar so babando com as fotos, pois a chance de achar jaboticaba aqui eh zero. outra fruta da minha infancia, que as vezes--esganada--eu comia ate a casca! ouch! ;-)

beijo,

Mariângela disse...

eu adoro as jabuticabas,já provei no interior do ES um licor feito com elas,muito saboroso,beijo!

Michel disse...

Eu adorei a fazenda Pinhal. estava procurando algum lugar para passar uns dias e acho que achei.

Abraço

Agdah disse...

Eu nunca comi jabuticaba, mas desde pequena, quando lia as Aventuras de Pedrinho no Sítio do Pica-Pau Amarelo, sempre tive a maior vontade. Deve ser boa mesmo.

Anônimo disse...

AMOR diz: NEIDE, neste momento estou comendo jabuticabas bem grandes que acabei de comprar na feira por R$ 1,00 o litro. Uma delícia e boas para a saúde. BJO
16 de outrubro de 2010

Anônimo disse...

trouxe hoje 2 sacolas de jabuticaba lá do nosso sitio...e estou aqui procurando tudo que possa ser feito com elas. Estou com uma panela já no fogo p/ fazer geléia... e o restante vou expremer e guardar p/ fazer suco e secar as cascas p/ fazer chás quando necessário....obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

trouxe hoje 2 sacolas de jabuticaba lá do nosso sitio...e estou aqui procurando tudo que possa ser feito com elas. Estou com uma panela já no fogo p/ fazer geléia... e o restante vou expremer e guardar p/ fazer suco e secar as cascas p/ fazer chás quando necessário....obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

Quem gosta de jabuticaba e não tem onde ou a que recorrer venham para o festival de jabuticaba de sabará-MG, sou produtora de vinhos,cachaças,bolos,sorvetes,biscoitos,licor,salgados artesanais,tudo feito com a fruto. Este evento acontece sempre no final do ano. Procurem saber é ótimo.