sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Cereja-do-rio-grande ou cereja-do-mato




Na terça-feira ia ao Senac ver a video-conferência do Ferran Adriá. Peguei o trem na estação da minha rua, ia fazer baldeação duas estações adiante e numa bobeada peguei o trem de volta pra casa. Perdi o bonde mas não o olho-lupa para coisas de comer. Numa calçada, desprezada, estava lá aquela mirtácea carregadinha de cerejas-do-rio-grande ou cereja-do-mato (Eugenia involucrata). Só peguei o que cabia numa das mãos. Foi o que bastou para fazer uma compotinha para um flã de iogurte instantâneo que eu sempre faço com kefir. A frutinha lembra a acerola, mas é mais perfumada e tem equilíbrio perfeito de ácido e doce. Não entendo porque não temos no mercado esta e outras da mesma família como a uvaia ou a pitanga. Esta Eugenia é nativa nos campos do Sul, mas na minha rua há duas árvores lindas que produzem muito. Uma não tem dono e outra é de um vizinho que as deixa de cair de maduras. E num vão da minha calçada cresce um pezinho plantado, quem sabe, por sabiá ou bem-te-vi. Fui deixando, deixando, e agora é tarde para transplanta-lo - está quase na altura do meu ombro. Vai ter que ser sacrificado, fazer o quê?
Aqui vai a receitinha do flã de iogurte – mas a compota serve até para comer com ave assada ou sobre torrada, junto com cream cheese ou queijo cottage.
Coloque numa tigelinha de vidro 12 g de gelatina em pó (1 envelope) e hidrate com 5 colheres (sopa) de água. Espere 5 minutos e derreta em banho-maria. Enquanto isso, bata no liquidificador 1 xícara de iogurte de textura firme (usei kefir drenado) e 3 colheres (sopa) de açúcar. Sem parar de bater, junte a gelatina derretida e bata bem. Em seguida, adicione 5 cubos de gelo (ou 250 ml em volume de água) e bata só até triturar bem e a mistura ficar aerada. Despeje imediatamente em taças se quiser comer na hora ou deixe em forminhas para desenformar depois de umas 2 horas. Rende 6 porções. Sirva com a compota.
Compota: lave bem 12 cerejas-do-rio-grande, parta ao meio, sem separar as metades e tire as sementes. Leve ao fogo com 2 colheres (chá) de açúcar e um pouco de água. Cozinhe só até amolecer e formar uma caldinha.
Rende 1 porção.

41 comentários:

Agdah disse...

Agora fiquei morrendo de pena do pé de cereja. Será que não tem jeito de salvar o coitado??

Anônimo disse...

na frente da escola da minha filha tem um pé desta frutinha, nunca me apeteceu fazer alguma coisa com elas..beijo!

Neide Rigo disse...

Oi, Agdah, o pior é que não tem mesmo como salvar a arvorinha, a não ser que eu quebre a calçada, porque não tem espaço para cavar e a raiz já está funda. E também não tem espaço pra ele ficar lá. Eu também estou com dó, por isto vou deixando...

Mariângela, por que você não pega um tanto e experimenta em sucos, geléias? ´São muito gostosas.

Um abraço, n

Unknown disse...

Que bom descobrir o nome dessa frutinha que tenho tres pes produzindo na chacara e em processo de reproducao. Ja fizemos pelo menos mais uns cinco. So nao tem mais porque a seca de dois a nos atras foi "braba" e alguns pequeninos morreram

Neide Rigo disse...

Pôxa, João Bosco, você poderia botar no comércio, não? Elas são muito ricas em vitamina C.
bjs, n

Unknown disse...

quebra um pedacinho da calçada e transplanta o pé de cereja... não mata!

Anônimo disse...

Neide, você me tirou uma dúvida pois a minha mãe me meu uma muda e disse que era cereja. Plantei num vaso e este ano já deu algumas frutas. Experimentei e achei estranho mas disse a ela que não era cereja. E agora além de descobrir o que ra ainda tenho uma receita pra usar. Muito obrigado !

mlupedrosa disse...

Olá Neide!
Como faço para usar adoçante ao invés de açúcar? Pode ser o de gotinhas mesmo? Aqui em BH nunca vi essa cerejinha bonitinha bonitinha... Qual outra calda (light) posso colocar no meu flan?

Dani disse...

Poxa, comia esta fruta na infância e sempre achei que fosse pitanga.
Quero muito uma mudinha. Nunca vi aqui em São Paulo.

Rosana e Minha grande Familia disse...

Nossa gente tambem ganhei do meu sogro um pezinho que ele plantou a 30 anos num xaxim e este ano resolveu dar frutas e muitas frutas ,ainda mais que coloquei um potinho de fertilizante com nome de forth frutas colocamos nossa mais nao estamos dando conta de tanta frutas grandes e saborosas,se alguem quizer a semente eu tenho varias,e tenh tambem uma muda de um maracuja pra fazer saladas de fruta que eu trouxe de goiania ele e do tamanho de um melao muito saboroso tambem ,plantei e esta crescendo aq ,mas posso conseguir mas sementes com minha irmã se alguem interessar

Anônimo disse...

Eu acho que ha um pessoal da prefeitura que poderia retirar essa muda que esta fora de lugar. Talvez eles ate tenham interesse.

Unknown disse...

Eu tenho muitas mudas, dou de presente...
moro em canoas.

TK HICK disse...

Oi...tudo bem?
Aki em casa tem um pé dessa fruta e este ano carregou, levei para meus colegas esperimentarem e todo mundo gostou...
Alguém pode me explicar como faz a muda? eu agradeceria muito...
:)

Neide Rigo disse...

Arthur,
Muda não sei, mas as sementes germinam facilmente. É só enterrar e esperar 4, 5 anos pra comer da fruta.
Um abraço,
n

Anônimo disse...

Oi tudo bom?descobrimos a pouco um pézinho dessa fruta aqui em casa,o meu pai chama de gramixama,mas meu cunhado disse q era cereja do mato.Muito interesante saber q posso fazer receitas com essa fruta maravilhosa...bota mas receitinhas ai,compartilha com a gente...bjao

D. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D. disse...

Huuum, essa frutinha é uma delícia! Eu estou mudando de um apartamento para um sobrado, e preciso escolher a árvore que vou plantar na calçada na frente!
Estou entre essa e uma pitangueira, que também adoro...
Mas estou com medo de ter muito ciúme das frutinhas, heheeh!
Alguém indica onde comprar muda em Curitiba?

'Wanda Márcia disse...

Olá Neide. Tenho uma cerejeira desta em meu quintal. A árvora é muito linda e dá muuuuitos frutos! Costumo fazer geléia e sucos. Gostei muito da receita com a compotinha!
Ouvi dizer que o chá das folhas é bom para conter diarréia e faz bem para o aparelho digestivo.... Mas não sei como se prepara,se com as folhas secas ou frescas. A reprodução dessa espécio é bem simples. A semente germina em torno de sessenta dias do plantio e frutifica em três a cinco anos. Bjs. Marcia.

Neide Rigo disse...

Oi, Márcia!
As folhas de todas as mirtáceas (pitanga, romã, goiaba, grumixama etc) são boas para diarreia porque são ricas em tanino. Pode usar folhas secas ou frescas.
Um beijo, n

Anônimo disse...

nossa ,planteiuma semente sem saber o que era mas este mes deu flores e frutos .fiqei muito curiosa para descobrir oqe era ,entao procurei em varios lugares na internet .qual a minha supresa qe era cereja do mato estou muito felis vou cuidar bem dela

FARIAS disse...

Alceu pergunta:

Gostaria de saber como faço suco desta frutinha, tem alguma receita?

Grato.

Alceu

Neide Rigo disse...

Alceu,
você pode bater no liquidificador rapidamente para não quebrar as sementes. Ou simplesmente passar frutinhas bem maduras por uma peneira grossa que retenha só as sementes. Depois é só bater com água gelada. Um abraço, N

Lidia disse...

Nossa, agora tenho visto comentários sobre essa frutinha em todos os cantos da internet.

E estou louca atrás de uma semente ou muda. Acho que vou comprar logo uma muda pra matar minha vontade, viu? rsrsrs

Adoro seu blog e passo aqui sempre que posso!

Bjs!

Daniela Pastana Cuevas disse...

Olá amiga, uso muito das suas dicas em uma comunidade de sementes que tenho no orkut.
Se a arvorezinha ainda estiver no local, cuide dela, ela fica linda quando em seu tamanho máximo, quebre a calçada e se possivel coloque uma plaqueta com o nome dela, desta forma a prefeitura verá que ela esta sendo cuidada. Seu Blog é maravilhoso e as receitas também.
Mudas podem ser feitas através de sementes sim, demoram mas vale a pena, após usar a fruta, lave as sementes e deixe secar, plante em terra para jardim e espere. Se alguem tiver acesso ao orkut, aqui estou doando algumas sementes: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=99395773&tid=5524892891300474446

Parabéns a todos por se preocuparem com este lindo exemplar.

Daniela P Cuevas

Marcos GG disse...

Hola! :-D

¿podríamos intercambiar semillas?

tengo semillas de arazá rojo (psidium catleianum), guayaba amarilla-rosa, guayaba blanca, y en
unos meses tendré de:

guaviyú (myrcianthes pungens)
feijoa (falso guayabo, acca sellowiana)
tamarillo (tomate de árbol)
y quizá de:
sete capotes (campomanesia guazumifolia)
uvaia (eugenia pyriformis)

también tengo pitangas, pero están dando pocos frutos porque todos nuestros árboles son muy
jóvenes, entonces de algunos no tendré semillas para intercambio

Espero tu respuesta

Vela &ventos disse...


A frutinha é bem sem graça, pelo menos as que colho no meu jardim. Fiz a geléia conforme sua receita, "mó trabalhão" e ficou com gosto de ... nada. Um nada docinho, mas nada! :-)
Mas consumo fresquinha do pé , dizem queé rica em flavonóides. E fruta do pé é sempre energizante e alegra a vida! Beijos

Unknown disse...

Morava em Santo Andre - SP em 1993, ao lado da escola ( Carlos De campos ao lado do dentista ) tinha um pe dessa cereja era um pe de anos pelo que eu lembre, era mais de 10 metros saudades, eu meus amigos sempre subiamos e enchia a barriga, envervagava mas nao quebrava. grande arvovore para crianças hj soube o nome agora a pouco "Cereja do Rido Grande" <3......foi um pouco de minha infancia arvore que mora ate hj em minhas lembraças boas.

Anônimo disse...

CEREJA DA MATA ATLANTICA, CEREJA DO RIO GRANDE E GRAMIXAMA SÃO TODAS A MESMA COISA
ASFONTANA

Unknown disse...

Eu produzo mudas dessa cereja para comercialização. To ano faço mudas e as vendo. tenho umas 30 mudas ainda, todas com 15cm de altura. SOu de São Carlos SP.
Veja meu blog de venda de mudas de cereja brasileira e uvaia: https://www.facebook.com/mudasdeuvaia/

zedoidiao disse...

No ultimo caso, corte e plante por estaquia. Cortei um galho e tem quase 1 mes na garrafa pet com terra bem umida e aerada. Faça um enraizador com vitamina B1 e mantenha sempre umido e regando 1 vez por semana com o enraizador. Faça mais de uma muda e tente salvar o tronco principal dessa forma. Da pra chamar o cara do ABC do bonsai e fazer uma doação, ele tenta tirar e talvez conserte se ter que quebrar a calçada. Vammos salvar essa arvore!

Unknown disse...

Uso a cereja-do-mato para limpar os rins. Sou chegada a uma pedra ou areia nessa parte do corpo. Colhe a folha pela manhã ( antes que pegue sol) e faz o chá. Uma folha para cada xícara.Pode tomar até três xícaras por dia. Os ris agradecem

Anônimo disse...

Neide, boa noite ! Estava procurando uma receita para fazer com essa frutinha, meu marido tem um pé que está carregadinho rsrs

Posso congelar a cereja e fazer calda ou suco após o descongelamento ?

Att, Luciana

Unknown disse...

Em cosmópolis interior do estado em vários pés espalhados pela cidade, eu mesmo colhi sementes e elas estão grandinhas.

Carros branco disse...

Um vizinho de onde trabalho tem um lindo pé desta cereja a gente come muito ka nem da conta,ele podou hs 20 dias,entao peguei alguns galhos antes do lixeiro,plantei como estaquia, hs estão todos com botõezinhos do tamanho grão de arroz,e os troco de igual cabo vassoura também pegou. Agora é só esperar.

Carros branco disse...

Um vizinho de onde trabalho tem um lindo pé desta cereja a gente come muito ka nem da conta,ele podou hs 20 dias,entao peguei alguns galhos antes do lixeiro,plantei como estaquia, hs estão todos com botõezinhos do tamanho grão de arroz,e os troco de igual cabo vassoura também pegou. Agora é só esperar.

Unknown disse...

Oi, Neide, tenho um pé de cereja-do-rio-grande, mas os galhos ficam secando. Cresce um galho, e daí a algum tempo, seca. A planta continua viva, mas não cresce porque os galhos novos acabam secando. Não sei o que fazer. Tenho regado, mas não adianta. Alguma dica?
Juliana

Luis Santos disse...

Não e não!

Grumixama é Eugenia brasiliensis.

E cereja do riogrande é Eugenia involucrata.

Cláudia R Leite disse...

Incrível,hoje é domingo 24/11/119 e tomei meu café da manhã saboreando uma compota que fiz há uns 20 dias e guardei na geladeira. A compota: cereja brasileira+amora+jabuticaba, que colhi pessoalmente e haviam poucas frutas de cada, por isso resolvi juntar tudo e fazer uma compota de frutas vermelhas. Está como se eu tivesse feito ontem,foi guardada hermeticamente. E agora vim pesquisar na internet pra saber se a semente desta cereja é comestível, pois por inexperiência fiz com as sementes pra não haver perda do sumo da fruta ao retirar, mas entrei aqui no blog e fiquei encantada com a história, estou na torcida para que tenham salvado o pezinho de cereja da calçada. E na próxima vez vou testar partir ao meio como vc ensinou pra retirar as sementes.
Continuemos a compartilhar histórias lindas assim.

O meu pé de amora, plantei com minhas próprias mãos há uns 3 anos e já me passou faz tempo.

Obs.: Esta cereja, conheço como Cereja Brasileira e Cereja do Rio Grande. Pra mim, o sabor se assemelha ao da Pitanga, inclusive o sabor da semente, mas vou continuar a pesquisa pra saber se a semente é comestível ou não (assim como não devemos comer sementes de maçã, fico preocupada).
Paz e Saúde para todos!

Elena Antonio disse...

Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. Estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este homem Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a você email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446

chief dodoru disse...

Quero agradecer ao cacique Dodoru, que me ajudou a trazer meu marido de volta para mim. Há dois (2) anos tive um problema sério com meu marido, a ponto de ele sair de casa e começar a namorar outra mulher enquanto ele ficou com a mulher, tentei de tudo para trazê-lo de volta, mas todo o meu esforço foi em vão até o dia em que minha amiga veio a minha casa e eu contei a ela tudo que tinha acontecido entre mim e meu marido, então ela me contou sobre isso lançador de feitiços poderoso que a ajudou quando ela estava no mesmo problema.
Então entrei em contato com o chefe Dodoru e contei tudo a ele, então ele me disse que, em 48 horas, meu marido realmente voltou me implorando para perdoá-lo.
Não suporto essa alegria sozinha, então decidi compartilhar meu testemunho .. se houver alguém que precise da ajuda dele, você pode contatá-lo por e-mail: chiefdodoru@gmail.com ou adicioná-lo em seu whatsapp +2349015088017 .. Ele está disposto a ajudar qualquer corpo que precise de sua ajuda.

Anônimo disse...

Olá! Pode passar o link ou outra rede social?