segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cozinha Caiçara

Sei que todo mundo está cheio de compromissos pré-natalinos, mas você pode sair da Feira Moderna, nesta semana, com um presente inédito nas mãos, já que o livro "Cozinha Caiçara", que nossa amiga do Slow Food, Marina Vianna Ferreira, está lançando na quarta-feira não chegou ainda às livrarias (só sai no começo do ano). Aqui vai o convite para o lançamento enviado pela Marina:

Lançamento do Livro “Cozinha Caiçara, encontro de histórias e ambientes”
O sistema alimentar caiçara é pautado pela simplicidade de sabores, pelo conhecimento dos recursos e ciclos naturais, pela capacidade de adaptação, mas também por atrelar o consumo à própria produção. O livro composto com textos, receitas, depoimentos e fotos ressalta as técnicas da cozinha caiçara atentando para os valores culturais e os benefícios ambientais das cadeias curtas onde produção, preparo e consumo caminham juntos. Sua idealização surgiu como extensão do nosso projeto de pesquisa sobre sistemas produtivos e alimentares no Vale do Ribeira. A primeira intenção foi valorizar a cultura tradicional de produção e consumo alimentar da população caiçara de Cananeia. Mais do que isso, quisemos criar um ambiente de troca e envolvimento com a comunidade que nos apresentou suas histórias, realizando oficinas nas próprias comunidades com a distribuição dos livros.
O livro foi produzido com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, através do Concurso de Apoio a Projetos de Promoção da Continuidade das Culturas Tradicionais no Estado de São Paulo – 2008. Convidamos para o lançamento conforme o convite anexo. Em breve, o livro também poderá ser adquirido nas livrarias. Esperamos que todos apreciem!
Dia 16 de dezembro de 2010
Das 18h30 às 23h30
Feira Moderna
Rua Fradique Coutinho, 1246 - Pinheiros - Tel. 11-3812-7431

2 comentários:

Adelmo Lapa disse...

Olá Neide,
parabéns sempre pelo seu blog!
Excelente pesquisa das autoras. Li e reli este livro, uma delícia. Gostaria de ter acesso a mais informações sobre a cozinha caiçara do resto da região, como Paraty e arredores. Um abraço bem grande,
Adelmo Lapa

esmeril968 disse...

É importante aplicar a tecnologia à escola, por exemplo, a instituição de ensino superior com prioridade, a escola de educação infantil e a escola semibrilhante de um país.