Este coração estava em Fartura-SP Todo mundo que come este antepasto da Claudia Matos, do Espaço Zym, fica intrigado para saber como um ingrediente tão tânico e pouco convidativo às panelas pode fazer um prato tão bom (está certo que todo o resto também é bom!). Desta vez, tomei coragem e pedi a receita (e ainda esmiucei para que o nosso fique pelo menos parecido com o dela). Aí vai a receita, mas se não tiver um coração de banana perto de você, o negócio é ir comer lá naquele espaço agradável:
Caponata de Coração de Banana Verde (Claudia Mattos, do Zym Café) Ingredientes 1 coração de banana verde médio, picado
4 cebolas picadas
2 cenouras raladas
½ xícara de vinho branco seco
1/2 xícara de uva passa sem semente
1 colher (chá) de sal marinho
1/2 xícara de azeite de oliva ou a gosto
Meio maço de salsa bem picadinha
3 ramos de orégano picadinho
Usando luvas nas mãos, corte com uma faca afiada, as folhas do coração em tirinhas bem finas, deixando de molho em água com limão antes e depois de picar (só enquanto trabalha com o ingrediente). Em uma panela com água ferva as tirinhas escorridas por 5 minutos. Coe e reserve. À parte, doure as cebolas com a cenoura ralada, acrescente a uva passa, o vinho e o sal. Cubra tudo com azeite. Junte as tirinhas de coração cozidas. Acerte o sal e deixe um pouco mais no fogo. Acrescente a salsa e o orégano. Deixe esfriar.
A caponata pode ser servida fria com pão ou utilizada para temperar pratos como macarrão, arroz, farofa. Conserve embebida no azeite, na geladeira por até 1 mês.
Espaço Zym e
Restaurante VegetarianoRua Tonelero - 1248 - Lapa
Tel: (11) 3021-5637 São Paulo - SP
Veja mapinha de como chegar
AQUI.