terça-feira, 30 de outubro de 2007

Geleia de tangerina e de toranja


De toranja, a vermelha, e de tangerina, a amarela.

No domingo o Marcos chegou aqui com uma sacola de tangerina que comprou no sacolão do Seu Emílio, parecida com a cravo que temos no sítio, cujo auge de produção se dá nos meses frios de maio e junho. Estava guardando na manga esta receita de geléia da minha mãe para quando chegasse de novo a época delas por lá. Mas, como nas metrópoles perdemos, infelizmente, a noção da safra das coisas, já que elas vêm de todo canto; e como este blog é lido por brasileiros e portugueses paises afora (pelo menos é o que mostram os acessos), sempre haverá algum tipo de tangerina no mercado em algum lugar do mundo. Assim, dou agora a receita que faz o maior sucesso e ainda rende uns trocados a Dona Olga.

Geleia de tangerina
1,5 kg de tangerina cravo, carioquinha, murcote ou qualquer outra
12 xícaras de água
6,5 xícaras de açúcar
Todas as cascas e sementes e um pouco do bagaço

Lave bem com bucha ou pano limpo as tangerinas. Corte ao meio e esprema o suco. Faça uma trouxinha de pano com todas as sementes e umas 3 colheres (sopa) do bagaço. Amarre bem e coloque numa panela com a água e o suco. Corte em tirinhas todas as cascas das tangerinas, dê uma lavada em água fria, escorra bem e coloque na panela. Ferva até o volume reduzir pela metade (para saber, meça com um palito, faça uma marca e acompanhe até chegar na metade da marca). Tire a trouxinha, espremendo bem. Junte, então, o açúcar e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora ou até chegar no ponto de geléia. Coloque em vidros fervidos e secos, feche bem e guarde na geladeira.

Para saber o ponto de geleia
Levante a geleia com uma colher de pau, a última gota deve ser grossa e demorar a cair;
tire um pouco, coloque num pires, deixe esfriar e empurre a superfície com o dedo – deve formar ondinhas;
apóie uma tigela pequena de inox sobre uma bacia de gelo e coloque um pouco da mistura sobre ela – veja se está com consistência de geleia.
A geleia quente é molenga e, quando fria, é gelatinosa. Se tiver dúvidas, desligue o fogo, coloque um pouco num copo e deixe na geladeira. Se ainda tiver mole depois de gelada é porque precisa de mais um tempo de fogo.

Geleia de toranja

3 xícaras de polpa (só os gominhos) de toranja
1 xícara de açúcar
3 cravos (opcional)

Esprema ligeiramente os gominhos de toranja, junte o açúcar e o cravo, se for usar, e leve ao fogo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e formar um doce cremoso (aqui não vale o ponto de geléia porque tem muita fibra).
O resultado é maravilhoso – para quem gosta de coisas amargas. Além da cor linda e do perfume cítrico muito acentuado, o sabor entre o amargo e o doce fica ótimo com pão neutro, queijos ou com carnes defumadas (neste caso, pode misturar umas rodelinhas de pimenta).
Veja também aqui no Come-se
Fartura de cítricos
Compota de toranja

15 comentários:

Anônimo disse...

Neide, eu faço muita chimia,só não coloco água ,no café da manhã é essencial,as tuas ficaram lindas,beijo!

Flor de Sal disse...

Parecem simplesmente deliciosas! Parabéns!

Anônimo disse...

Neide, que delícia essas geléias!!! Tire-me uma dúvida: é extremamente necessário que vá para a geladeira? Minhas geléias caseiras (que faço para casa sem pectina) não vão para a geladeira depois de envasadas em vidros esterelizados e duram muito.
Um abraço e obrigada!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Neide Rigo disse...

Oi, Verena!
Realmente, quando o vidro está bem esterilizado as geléias podem ser deixadas fora da geladeira por muito tempo. O certo seria pasteurizar os vidros fechados já com as geléias para durar ainda mais. Por isto, costumo deixar na geladeira quando não faço isto.
beijos, N

Anônimo disse...

Olá Neide, conheci seu espaço pesquisando a laranja champanhe que adoramos, trouxe um monte do sítio ontem, amei suas receitas de geleia. Posso fazer com a laranja champanhe?. Gostei do seu espaço, parabens e sucesso.
Abraços,
Erô

Neide Rigo disse...

Erô,
eu nunca fiz, mas pode tentar uma pequena quantidade e depois me conte. Um abraço, N

judith Meire disse...

Oi, Neide!
Visitei seu blog para achar a receita da geléia de mexerica. Delícia, não?
Saudades do sítio e de seus pais..Sei que a geléia é excelente, mas ficar igual àquelas que eram feitas pela Olga, lá na Fazenda Sanatana...
Beijos aa você e aos seus!
Meire

Neide Rigo disse...

Meire,
igual, igual, fica não. Saudade também. beijos, N

Anônimo disse...

Oi, Neide.

As geléias da D. Olga são sucesso no Rocha Palace Hotel, na cidade de Fartura - SP. Hoje a Meire, que é daqui, me enviou o link com a receita da geléia de mexerica cravo. Sempre quiz ter essa receita.
Parabéns. Um grande abraço a todos de sua familia, em especial à D. Olga.

Carmem Celina

Neide Rigo disse...

Carmen,
minha mãe vai gostar de saber disso. Mas tenho certeza que a sua sairá igualzinha. Vá buscar mexeriquinha lá no sítio. Um abraço, N

Neiva de Almeida disse...

Neide, o que é exatamente uma toranja? Pesquisei na internet e fiquei cada vez mais confusa. O que desejo saber exatamente é se tangerina pode substituir a toranja (seja lá o que for) nas receitas. Obrigada. Neiva.

Anônimo disse...

É normal ficar um pouco amarga? Fiz com aquela grande e a casca mais fofa!!!

Mirian disse...

Por favor, precisa deixar as cascas picadas de molho para tirar o amargo? Obrigada

Francisca disse...

Se tiver paciência deixe de molho por uns três dias na geladeira trocando a água duas vezes ao dia . Eu faço cristalizadas para acompanhar um cafezinho sem açúcar.

El llamado salvaje pelicula completa disse...

Siempre compro las mermeladas hechas, nunca se me había ocurrido hacerlas yo misma, creo que es una idea genial! no dejaré de darte las gracias por tan buenos consejos y recetas!