terça-feira, 23 de agosto de 2011

A volta do jacatupé


Se você não sabe o que é o jacatupé, melhor ler este post para eu não me repetir.  E também porque foi naquele mês de maio de 2009 que dei uma batata deste feijão para meu amigo Carlos Colombo plantar no Instituto Agronômico de Campinas, onde trabalha como pesquisador.  Neste blog as coisas vão e vem. Pois eu já havia até me esquecido do fato, quando recebo não só uma batata enorme como também as sementes,  que já foram presenteadas.  Ele conseguiu reproduzir a planta através do próprio tubérculo que eu lhe tinha dado. E a batata crocante com gosto de feijão doce dura muito tempo -  acho que já tinha mais de dois meses aqui na minha frente, até que tivemos um encontro com tortilhas e outros pratos mexicanos e achei oportuno levar também uma salada de jacatupé, parente muito próximo da jícama.



Doce, suculenta e crocante, a polpa branca fez um bom contraste com as fatias de nopalitos, que eu tinha aqui em conserva, ácidos, verdes e meio molengas.  De resto, foi só juntar  uns tomatinhos do quintal e uns pedaços de queijo fresco e temperar com pimentas, cebolinha, coentro, suco de limão e azeite. Pensei que poderiam achar a salada meio estranha, mas quando resolvi comer um pouco no intervalo das tortilhas, a saladeira já estava  limpa.  Melhor assim, acho que foi aprovada. Para saber onde encontrar jacatupé, tem lá também no post lincado.


7 comentários:

Vânia disse...

Oi Neide.. tudo bem?

Parabéns pelo blog!!

Te mandei um email no neide.rigo@gmail.com e estarei aguardando a resposta!

Beijos,

Vânia

Angela Escritora disse...

Neide, eu fico besta com os preços altíssimos dos deliciosos pimentões vermelhos e amarelos.Aqui, tenho sementes dos verdes, nascem verdes e morrem vermelhos. Você tem alguma ideia como é que eu posso plantar pimentão vermelho e amarelo? tiro as sementes ? faço o quê? elas secam ou não? Podem ir pra geladeira antes? Não vejo sementes deles para vender.

Paulo Otton disse...

Oi Neide,
vc sabe me dizer onde encontro sementes ou mudas de jacatupé aqui em sampa?

Romilda de oliveira disse...

eu sou apaixonada por jacatupé!!eu quero as sementes.como faço para consegui-las?

Angelica disse...

Tenho sementes

Angelica disse...

Tenho sementes

Aildison Bispo disse...

Também chamado de feijão maluco tendo somente a batata comestível