sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pirão de peixe na folha - continuação do post de ontem (poqueca na folha de caetê)

Antes de ler esta receita, talvez seja bom você ver o post de ontem para eu não precisar me repetir:
http://come-se.blogspot.com/2011/08/poqueca-na-folha-de-caete-no-caete-ou.html

Como tinha dito, resolvi reproduzir a receita, mas fiz a moqueca com postas de corvina. E minha intenção era usar apenas o caldo para o pirão, para comer o peixe separado. Assim foi feito.  Agora, se você quiser, pode usar filés de tilápia, garoupa ou cavala e usar todo o peixe com o caldo para fazer uma poqueca que vale por um prato único.  No meu quintal tenho uma pequena moita de caetê, mas só havia duas folhas boas. O resto, embrulhei na folha de bananeira, que havia sobrado ainda da aula sobre Invólucros no encontro do Paladar. Aqui, o jeito que fiz:

Os dois pacotes diferentes foram feitos com folhas de caetê

Os pirões e o peixe separado
O lado das dobras fica mais claro. E a folha tem um óleo que evita aderência
O outro ganha mais calor e este dourado atrativo. O aroma da folha é bom!


Pirão na folha ou poqueca na folha de caetê (baseada na receita do Denis Dreux Júnior que você pode conferir no post anterior, com pequenas modificações)

Limpe e corte em postas uma corvina com pouco mais de 1 kg.  Soque bem no almofariz 2 dentes de alho, 1 pimenta dedo-de-moça e 1 colher (sopa) de sal. Tempere o peixe, inclusive a cabeça, com esta pasta e deixe em repouso enquanto separa os outros ingredientes.  Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de azeite e 2 colheres (sopa) de azeite de dendê puro. Junte 1 dente de alho picado e 1 cebola pequena picada e refogue até começar a dourar. Junte, então, 1 tomate, meio pimentão vermelho e meio pimentão verde picados (na receita do Denis, o pimentão era amarelo em vez de verde).  Assim que os legumes amolecerem, acrescente 2 colheres (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma) e 3 xícaras de água. Tampe e deixe cozinhar até formar um molho (cerca de 10 minutos). Junte o peixe temperado, tampe a panela e mantenha no fogo por cerca de 5 minutos ou até que todos os pedaços estejam cozidos. Coloque 1 xícara de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha) e 1/2 xícara de leite de coco. Aqueça por um minuto e desligue o fogo. Retire o peixe com cuidado e use o caldo. Junte ao caldo 300 g de mandioca ralada fina e misture bem. Deixe cozinhar até ficar um creme bem denso que se solta do fundo da panela. Prove o sal e corrija, se necessário. Embrulhe porções de uma concha, mais ou menos, em folhas de caetês (na falta delas, pode usar folhas de bananeira) e coloque sobre uma chapa quente ou frigideira. Quando a folha estiver bem douradinha é sinal de que o pirão estará também com uma pequena crosta dourada. Vire para dourar do outro lado.  Sirva com o peixe que foi separado. Rende uns 10 pacotes

Como preparar a folha de caetê: é só passar por água quente.

Como preparar a folha de bananeira:
http://come-se.blogspot.com/2011/07/tapioca-molhada-na-folha-de-bananeira.html

Para quem não tem uma bananeira por perto:
http://come-se.blogspot.com/2011/08/folha-de-bananeira-quem-vende.html

Ainda sobrou para marmita do Marcos, com almeirão e arroz 

E se comportou muito bem quando aquecido em microondas 

9 comentários:

Gilda disse...

Puxa, que coisa deliciosa de olhar, de fazer, e, certamente de comer. Vou inverter a ordem e primeiro tentar a receita, depois me preocupar em ver todos os links do post de ontem. Você não é mole não! Cada aula melhor que a outra. Abraços e bom fim de semana.

wair de paula disse...

Neide, estou em Recife e hoje comi um peixe tão maltratado na cozinha, coberto por um molho horroroso, me deu ate pena da morte inglória do bichinho!aí vejo este seu prato lindo, delicioso, acho que vou voltar no restaurante emperrar isto para eles...abs!

silvia lopes disse...

Amiga, que bom estar hospedada aqui em sua casa e poder desfrutar dessas comidas deliciosas. Esse pirão estava simplesmente delicioso.
Obrigada.

. disse...

Olá,

Somos um portal de foodbloggers, e achamos seu blog muito simpático,nos visite e faça o cadastro,assim poderemos divulgar seus artigos em nosso site gratuitamente.

Foodbrasil.net

Heguiberto disse...

wow Neide como dizem por aqui this is good eats!
Hegs
http://weirdcombinations.com/

Heguiberto disse...

wow Neide como dizem por aqui this is good eats!
Hegs
http://weirdcombinations.com/

Anônimo disse...

Oi Neide!

Tentei enviar um comentário na época mas não consegui, como hoje eu consegui enviar um comentário, gostaria que você me tirasse uma dúvida quanto a folha caetê.
Gostaria se possível você postar a planta com respectiva flor para eu poder identifica-la.
desde já obrigada!
Zu Freitas

Neide Rigo disse...

Zu, se você for no campo de buscar, poderá ver outros posts em que a folha aparece inteira. Porém, não tenho fotos da planta com flor.
Um abraço,N

Anônimo disse...

Oi Neide!
Obrigada pela rapidez da resposta.
Depois que eu vi artigos seus usando folhas de "caetês" fui pesquisar no google pois eu tenho uma planta aqui em casa que se parece com a folha de caetê e achei a "helicônia" que inclusive diz que também é chamada de caetê e outros nomes, porém aparecem vários tipos com flôres diferentes e folhas parecidas.
A minha tem cacho pendente e pela minha pesquisa chama-se "helicônia rostrata" aí eu fico sem saber se posso usá-la.
Seu site é maravilhoso, como tenho aprendido com você! se eu for enumerar aqui as descobertas que eu tenho em casa e não sabia.
Obrigada! e bom fim de semana!
Zu Freitas