sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Izakaya Issa

Udom, bom para terminar a noite - a  qualidade da foto não faz jus à do prato 
Já ia me esquecendo de contar, mas não é pra exibir, não. É para, quem sabe, ser o seu programa de fim de semana. Você também pode dizer que já sabia. Muita gente já conhece, todo crítico já falou bem, um monte de chef bacana corre pra lá no fim da noite. Mas eu mesma não conhecia e tenho certeza que muitos dos meus amigos tampouco.  Então, não custa dar a dica.

É um bar japonês, Izakaya - termo que significa lugar de tomar saquê, mas onde também se come tudo o que é comida ligeira e gostosa, guiozas, takoyaki, okonomiyaki, sopas de macarrão e otoshis, que são umas entradinhas para acompanhar a cerveja, saquê ou shochu. Mas o cardápio é vasto. A gente fica sem saber o que escolher. Só não tem gohan, pratos com arroz, nem sushis - se não, não seria um Izakaya. E você se senta no balcão ou, se estiver com uma turminha,  num dos ozashikis - espaços reservados com mesa baixa e tatame onde se entra sem sapatos. Até aqui, nenhuma novidade, na Liberdade há outros bares assim.

O legal é que quem está por trás do balcão, além de uma equipe eficiente e simpática só de mulheres, também a própria dona, Margarida Haraguchi, mulher do Masanobu Haraguchi, que saiu do Myabi para montar seu próprio restaurante na rua de trás do Issa - de modo que as duas cozinhas poderão se comunicar.  Fomos, Marcos, Ivana e eu, depois do show da Cida Moreira, que foi ali perto. Fomos conversando e fomos ficando, ficando, até a Margarida vir se sentar com a gente e tomar a saideira. Ô mulher trabalhadeira! Alegre e ainda esbanjando sorrisos,  disse que chega em casa perto das duas da manhã e coloca todos os panos (são limpíssimos, como tudo ali) usados no restaurante na máquina de lavar. Deixa a máquina trabalhar um ciclo completo e deixa de molho até o outro dia com mais sabão e água sanitária. No outro dia, acorda e termina de lavar os panos. "Não pode ter um encardidinho, pra mim tem que estar branquinho", diz ela. Daí tem todas as pendências do Issa para resolver até voltar ao balcão. Quando Ivana a desafia dizendo que duvida que o Masanobu cozinha melhor que ela, Margarida desconversa: "Imagine, o trabalho dele é coisa de profissional, a minha é só uma comida caseira simples". Mas, que comida! E a simpatia da equipe, bem, depois você me diz. Bom fim de semana! (ah, gastamos R$ 160,00 em três e comemos e bebemos muito bem!)

Takoyaki


Margarida e Ivana
































Onde
Rua Barão De Iguape, 89
Liberdade - Tel.: (011) 3208-8819
De segunda a sábado das 18h30 às 23h30 / Domingo das 18h00 às 23h00
(saimos de lá já bem depois do horário de fechamento)

6 comentários:

Gabi disse...

Neide,

corrige o nome da moça, que na primeira menção a ele, está escrito 'Margarina'.
Vou lá conhecer o restaurante, que é aqui pertinho de casa :)

bj

Dadivosa disse...

Neide, comida de verdade, né?

Neide Rigo disse...

Gabi!
Obrigada. Ela não tem nada de margarina. É uma boa manteiga. Depois me diga se gostou.

Fernanda, é isto mesmo, comida de verdade! Que bom te ver por aqui.

Um abraço, N

Anônimo disse...

Neide,

Adorei o seu blog, mas para quem é vegano não é nada agradável ver a foto com você sorridente ao lado de um peixe morto.

Não dá para mudar a foto?

Sueli

Dom_Torresmo disse...

Só corrigindo, o Issa tem alguns pratos com arroz sim. E dos bons. Mas sushis passam longe mesmo.

Neide Rigo disse...

É verdade, Dom, tem bons niguiris (comemos um embalado em carne de porco), mas não me lembro de gohan em tigelinhas. De qualquer forma, preciso conhecer melhor, afinal só fui lá uma vez e fico feliz de saber que tem arroz - melhor ainda!

Obrigada pela correção e um abraço,
N