sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pudim de coco com gemas. Ou o contrário.

A não ser que eu consiga juntar novamente 17 gemas congeladas, dificilmente vou fazer este pudim novamente. Mas posso adiantar que fica muito bom. Um misto de bolo de coco e quindim.

Na semana passada teve encontro do pessoal da USP-Acrelândia na casa dos amigos Marly e Marcelo. Eu fiquei de fazer as tortilhas, outros levariam recheios. Mas acabei levando também um sopa de tortilhas para montar na hora, uma salada de nopales com jacatupé (parente da jicama) e duas pastas de pimentas que se foram rapidamente. Por isto pude arriscar com a sobremesa. Se desse errado,  não levaria e pronto. Estaríamos salvos com o creme de cupuaçu do Marcelo, que estava divino, feito com a pura fruta do Acre.  Quase deu errado mesmo, pois quando o taxi chegou aqui, eu, cheia de sacolas, acabei derrubando o pudim no chão com prato e tudo. Mas o levei assim mesmo, com o prato em cacos. Chegando lá, veria o que dava para salvar. O pudim só ficou meio baleado, como se vê na foto, mas deu para tirar os pedaços da louça quebrada e desenformá-lo  em outro prato. Despejei a calda de tamarindo e nhac! Combinou com o sabor do coco e da baunilha mexicana que ganhei da Lourdes.

Então, se você tiver gemas sobrando e não quiser fazer um quindim, por ser mais trabalhoso, muito doce e meio enjoativo (opinião pessoal), faça este  pudim e leve a encontro com 17 pessoas ou mais, assim você come só uma das 17 gemas na fatia que lhe cabe e não vem aqui reclamar que exagerei no amarelo dos ovos. Eis a proporção que usei:

Pudim de coco com gemas

300 g de gemas (+-17 gemas)
2 xícaras de leite
150 g de coco fresco ralado (usei fresco congelado)
1 xícara de açúcar
Raspas de uma fava de baunilha  
O modo de fazer é o mesmo que qualquer outro pudim.  Com a diferença que fiz um caramelo com pouco açúcar para colocar no fundo da forma (1/4 de xícara) e servi com uma calda de tamarindo feita a partir da polpa  misturada com um pouco de água e açúcar - levei ao fogo e deixei apurar um pouco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Neide!
Este bolo deve ter ficado delicioso! Mas me conta como é que se congela gemas? Eu não conheço essa técnica, como se descongela e servem pra fazer tudo? Obrigada por compartilhar essas preciosidaddes com a gente!

Cátia Milhomens

Neide Rigo disse...

Oi, Cátia, simplesmente embalei as gemas em saco plástico e deixei no freezer (devia ter uns dois meses). Para descongelar, deixe fora do freezer por uma hora. Simples assim. Um abraço, N