quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ingredientes inusitados em lugares improváveis 2: Viva México. Ou nopalitos e chipotles


Para comemorar o bicentenário do México, lembro aqui do post "ingredientes inusitados em lugares improváveis", em que falei da jícama que corresponde ao nosso jacatupé, encontrado numa mercearia chinesa. Pois aquele mesmo jacatupé que comprei para minha aula no Paladar, já há um mês e meio, ainda durou até o último feriado de sete de setembro quando levei para Fartura e fiz lá uma salada apimentada que comemos antes do churrasco, com cerveja. Todo mundo achou a crocância e o sabor adocicado do jacatupé parecidos com os de uma maçã. Aproveitei para levar a latinha de chipotles antes que acabasse. Estas pimentas defumadas mexicanas são uma tentação e só consegui salvar duas para temperar a salada. O resto já havíamos, Marcos e eu, comido pura mesmo, com pão, na sopa e no cozido de carne.
Assim como a conserva de nopalitos (raquetes novinhas de palma, comuns também no Brasil), encontrei as pimentas com surpresa no Sacolão do Seu Emílio, aqui perto de casa: Hortifruti Fazenda - Rua Corrientes, 29 - Lapa - São Paulo - SP - Tel. 11 - 3647-9303.
Não seria inusitado encontrá-los na Quitanda ou no Santa Luzia, mas no Seu Emílio, que só tem o básico em secos e molhados além dos hortifrutis e muita simpatia, é totalmente inusitado. Mas você também pode encontrar a pimenta
neste site.
Os nopalitos ainda não tiveram destinação, mas terão em breve, assim que descobrir o melhor jeito de comê-los em conserva, já que só os conhecia fresco. Alguma sugestão?


Bem, como disse naquele post, o jacatupé ou jícama pode ser encontrado no Towa - Praça da Liberdade, 113 - Liberdade. Tel. 11 3105-4411.

Já falei do jacatupé aqui
Jacatupé ou feijão macuco
Jacatupé, eu ganhei sementes
E dos nopales aqui
Palmas ou nopales
Bolinhos de nopales recheados
Nopales da Eliane - um jeito sertanejo de preparar
Mexidinho de palma
Pão de palma

Salada de jacatupé com chipotles: piquei tudo em cubinhos, cebola, tomate e jacatupé e temperei com folhinhas de mentruz (erva-de-santa-maria, epazote para os mexicanos), sal, cheiro-verde, limão, azeite e chipotle em conserva picado. Quanto mais velho o jacatupé, mais adocicado, mas deve ser mantido em lugar ventilado, não úmido. A casca sai facilmente puxando-a com a faca.

Um comentário:

Carmen disse...

Qué rico Neide, encontraste jícamas y nopales.
A Lourdes se le han de antojar un montón por allá.
Yo hice una ensalada de nopalitos precisamente para la conmemoración de la Independencia y la publiqué en mi blog, pásala a ver.

Te mando un abrazo fraterno