sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dilenia 5: Bolo de coalhada de dilênia


Para a coalhada: 120 g de dilênia e 1 xícara de leite, mais açúcar e gelo. Liquidificar, peneirar e nglupt!
Antes, veja explicações sobre a dilênia e, se quiser, veja também outras receitas com dilênia publicadas nos posts anteriores: curry de camarão , curry de jaca verde com dilênia e lentilhas rosas com dilênia.

Pensei no umbu quando decidi bater leite com pedaços das sépalas de dilênia ainda cru. Principalmente por causa da acidez. Na hora o leite coalhou. Adocei, juntei gelo e tomei com folhinhas de hortelã. Poderia ter batido junto algum tempero como água de flor de laranjeira ou cardamomos, mas não precisou. Só não pode demorar muito para tomar, porque o soro começa a se separar e o líquido começa a oxidar. É bater e tomar. Ou usar para o bolo.
O que sobrou, decidi usar pra fazer um bolo branco simples, como faria se estivesse lidando com iogurte. Não usei batedeira nem liquidificador. Só juntei tudo na tigela e misturei com batedor de arame. Mas, claro, se quiser ainda mais fofinho, use manteiga em vez de óleo, batidas antes com as gemas e açúcar. No final, as claras em neve. Só fiz pra ver no que dava. E deu no que deu, só ligeiramente ácido, como se fosse o de iogurte. Servi com uma calda feita com o suco da dilênia e açúcar engrossado no fogo.


Bolo de coalhada de dilênia
4 ovos
1,5 xícara de açúcar
1 xícara de coalhada de dilênia (veja acima)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de raspinhas de limão rosa
1 colher (sopa) de fermento químico
1 pitada de sal
Coloque todos os ingredientes numa tigela. Misture bem até homogeneizar. Despeje a massa em forma grande, com buraco no meio, untada com manteiga e enfarinhada, e leve ao forno médio, pré-aquecido. Deixe assar por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado.
Rende uns 20 pedaços

6 comentários:

David Ramos disse...

Ja estou vendo os noticiários de Indaiatuba:
Frutas cofres são totalmente saqueadas das praças públicas!

Neide... tem tanta, mas tanta Dilênia que esse fim de semana irei fazer um piquenique em baixo de algumas para executar uns saques!

Bom fim de semana fêssora!!

Anônimo disse...

Neide:
O seu blog é muito bom; adoro coalhada, mas para mim é difícil achar a dilênia, você sabe me informar onde eu acho o coalho ou outra maneira de fazer coalhada? Obrigada
Rita

Adriana disse...

Oi, Neide
Hoje a coisa tá boa pro meu lado...achei vários blogs super bacanas na net, inclusive o seu.
Que delícias, hein!
Vou tentar aprender com você...
Tô te seguindo pra ver as novidades.

Também tenho um bloguinho de coisas de casa ,decoração, família, etc. Seria uma honra a sua visita e sua participação.

beijo
Dri
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com

Neide Rigo disse...

David, estou esperando você contar das experiências.

Rita, para esta receita você pode usar coalhada comum, comprada no supermercado, caso não tenha dilênia. Ou coalhe o leite com qualquer outra fruta ácida como limão ou tamarindo. De qualquer forma, para fazer coalhada, pode comprar um copinho e juntar a ele 1 litro de leite morno (mais pra frio que pra quente). Mexa bem, tampe com pano e deixe repousar por 24 horas.

Adriana, obrigada. Vou passar lá.

Um abraço,N

Simone disse...

Estou tomando coragem para fazer a receita. Como não conhecemos bem a fruta, temos receio em comê-la, mas vou tentar. Só que nesta receita faltaou o óleo ou a margarina. Dê uma olhadinha...

Tatiana Maria disse...

Tudo bom? Encontrei hoje um pé de dilênia. Peguei algumas para testar. Só serve para fazer coalhada e os pratos salgados? Não serve como suco? Pergunto se você testou...